PLANTE UM HÁBITO, COLHA UM DESTINO

Aula 3: Quais hábitos financeiros incorporar e os desafios a serem vencidos

 

Você está quase lá! Falta apenas assistir a terceira aula abaixo e depois… clicar na seta vermelha para ficar sabendo da surpresa. Mas um passo de cada vez. Bons estudos!

 

 Duração: 14,5 minutos

2015-12-05_10-31-38

 coment4

 

RESUMO PARA AUXILIAR NO EXERCÍCIO

Confira alguns fatores que podem atrapalhar a aquisição de bons hábitos:

 

1) Ser uma pessoa entusiasmada: esforça-se no início e quer realmente mudar; após o avanço inicial dos primeiros dias, irá se deparar com um longo platô, onde não se percebe grandes evoluções. Nesse ponto, o entusiasmo vai esfriando até que acaba desistindo.

 

2) Ser uma pessoa obsessiva: quer resultados rápidos e faz mil planos para mudanças; depois dos avanços iniciais entra no platô e não aceita tal situação; redobra os esforços, se desgasta, sem moderação alguma e parece que o tempo corre contra; o platô se torna uma gangorra de altos e baixos, até que em certo momento joga turo para o alto e desiste.

 

3) Ser uma pessoa acomodada: ao conseguir certo avanço em seus hábitos, pensa: “está bom assim”; ou seja, aceita-se a zona de conforto e não evolui mais; na verdade, tem-se um pouco de medo da mudança.

 

4) Possuir os paradigmas errados: muitas vezes a maneira como pensamos nos leva a caminhos que vão na direção contrária aos nossos objetivos. Em relação a dinheiro, por exemplo, frases como: “se não comprar parcelado nunca vou ter nada”, ou até mesmo “preciso ganhar mais para conseguir guardar dinheiro”, são paradigmas que vão contra a boa administração financeira.

 

5) Homeostase: significa o seu próprio corpo jogando contra a aquisição de bons hábitos. O que ocorre é que o corpo se sente incomodado em fazer grandes mudanças, conforme poderá ver mais a fundo nesse artigo.

 

E você, consegue identificar em alguns desses fatores os motivos que fazem com que não consiga mudar o hábito escolhido? Use os comentários para dividir sua experiência conosco. Terei um enorme prazer em ajudar-lhe nessa reflexão.

2015-12-05_10-31-38

 

 

  • Alexander Marco Busnardo Priet

    Curto e grosso, Professor: Hábito que AINDA não conseguir instalar no cotidiano de minha vida: MANTER UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL E EQUILIBRADA. Fatores que mais atrapalham esse objetivo: possuir paradigmas errados e homeostase.

    • É isso aí @alexandermarcobusnardopriet:disqus. Curto, grosso e sincero… Agora é se preparar para mudar aos poucos… Abração.

  • Cássio Henrique

    Tenho Muito desejo em aprender a tocar Sax,mas os Fatores que atrapalham esse Objetivo São muitas vezes falta de tempo fixo para aprender,e quando tenho tempo a própria mente diz que é muito difícil e com tudo acabo por nem começar a estudar,ou seja acabo desanimando antes mesmo de começar !!! Parabéns Professor Elisson de Andrade Pela iniciativa dos estudos,Está sendo de fato de muito valor não só pra mim mas também para as pessoas com um pouco mais de informação.

    • Olá @c_ssio_henrique:disqus. Fico feliz que tenha gostado da iniciativa, pois isso me dá a certeza de estar indo pelo caminho certo. Quanto à questão desse seu objetivo de tocar sax, agora é preciso estruturar sua rotina diária, de forma que sobre energia para o que é realmente prioridade. Um forte abraço e conte comigo no que precisar.

  • Debora Ferreira

    Tenho grande vontade de fazer uma planilha financeira para meus gastos mensais, mas por ser um pessoa obsessiva, conforme acima desisto logo. Preciso incorporar isso para minha vida e aguardar os resultados sem pressa!

    • A questão é exatamente essa Débora. Precisamos nos autoconhecer, ver nossas fraquezas, suas origens, para a partir daí nos refazermos – reinventarmos. E todo esse processo culminará em bons hábitos financeiros, alinhados aos seus objetivos. Abração e obrigado pelo comentário.

  • renata

    autoconhecimento realmente é base, mas a tal da homeostase não é fácil supera-la mas estou tentando e quero aprender a tocar teclado e fazer exercícios diários, ah!! como é difícil…………kkkkkk
    muito obrigada por dividir seus conhecimentos conosco, precisaríamos de muitos Elisson’s para alcançar a todos !! parabéns pelo seu trabalho e que Deus o abençoe.

    • Olá @disqus_gBWdguWRP1:disqus. Fico muito feliz que tenha gostado do resultado desse trabalho. Espero que ainda possa lhe ajudar nessa caminhada rumo à mudança de hábitos financeiros. Tenho trabalhado muito nisso. Um forte abraço.

  • Sônia Chaves

    Como disse a Renata, “o autoconhecimento é a base de tudo”. Somente assim poderemos entender cada mudança e o tempo de cada uma. É saber esperar o “tempo da colheita”, e isto com certeza não é fácil, mas o importante é ir em frente, sem desistir. Graças a tudo o que já aprendi com nosso mestre “Elisson”, já melhorei e muito, de platô em platô. já controlo bem minhas finanças, mas ainda preciso aprender a poupar. Obrigada e que Deus continue lhe dando muita sabedoria para nos ensinar. Abraço.

    • Suas palavras me inspiram a continuar trabalhando e cumprindo minha missão Sonia. Forte abraço e conte sempre comigo.

  • Nayara

    Nossa e eu q estava louca pra aprender tocar piano e me tornar uma grande pianista (acho lindo) e disse pra mim mesma: vou tentar, tenho muita vontade só ñ sei se a vontade será suficiente! entrei numa escola e logo no primeiro mês tive que adquirir um piano para poder treinar em casa, fui e comprei um bem caro parcelado em 10x no cartão de crédito. Fiz somente 6 meses de aula bateu o desânimo, a falta de tempo, achei muito difícil e parei. Agora estou com um piano novinho encostado lá em casa e ainda por cima pagando!!!! e ainda pensei assim, pelo menos eu tentei! nossa ñ sei o q foi pior. Acredito q eu me encaixe no entusiasmada.

    • Esses impulsos de consumo e crédito na mão, talvez sejam os vilões mais comuns hoje em dia. É preciso agir com racionalidade e aprender a deixar as emoções de lado, quando o assunto é dinheiro. Abração @disqus_LhG7uLgR9w:disqus.

  • Patrícia Rodrigues

    Olá acredito que preciso de uma boa dose de realidade para incorporar bons hábitos, fiquei pensando que tenho um pouco de todos estes fatores que me impedem de avançar, mas não vou desistir. Agradeço por tantas dicas professor Elisson, vou passar a todos da minha família. Abraço.

    • Olá Patrícia. Fico feliz que tenha gostado. Por e-mail ainda vou enviar algumas coisas bem interessantes. Abração.

  • Marcelo Azevedo

    Olá, professor!

    Obrigado por mais uma ótima aula.

    Eu posso dizer que até aqui me faltou “comprometimento” nos cursos que eu comecei e não terminei. Curso de inglês e curso de violão. Quero mudar a minha postura, tomei a decisão de fazer as coisas de maneira diferente (para melhor) a partir desse curso.

    • Parabéns pela iniciativa @disqus_OwoRx9HFDE:disqus e obrigado pelas palavras. Tenho muita coisa que ainda pode lhe ajudar nessa caminhada. Abração.

  • Carolina Lauria

    Sempre tive muita vontade de juntar dinheiro e nunca consigo. Acho que estou enquadrada no POSSUIR PARADIGMAS ERRADOS e além disso gastamos (meu marido e eu) sempre mais do que deveríamos, por isso me identifiquei com a frase “preciso ganhar mais para conseguir guardar dinheiro”. O problema é que parece que esse “ganhar mais” nunca chega.
    Abraço!

    • Olá @carolinalauria:disqus. Saiba que esse problema não é só seu, e que é possível você e seu marido mudarem esses paradigmas, aos poucos. Por e-mail, você receberá mais informações sobre como isso é possível. Abraço e obrigado pela participação.

  • Marco Van Brain

    Eu tenho uma grande dificuldade em conciliar meus hobbies com minha vida profissional, sempre que tento começar alguma atividade tenho que interromper por atividade de trabalho. Seja aprender uma coisa nova ou retomar alguma atividade que estava paralisada.
    Estou diminuindo minha carga horária, evitando horas extras para que eu possa me dedicar em atividades extras curriculares.

    • Olá @marcovanbrain:disqus. Esse é um problema bastante comum. Com o ritmo frenético de hoje em dia e as exigências que a sociedade/mercado nos impõem, parece sempre faltar tempo. Mas uma coisa que ajuda muito é o que se denomina Administração de Energia, que leva em conta o que é prioridade. Ainda falaremos sobre isso. Forte abraço e obrigado pelo comentário.

  • Ane

    Poupar é minha meta e agora mais que nunca sei que me falta disciplina, persistência, mas vou conseguir

    • Olá @disqus_J5IANai0ip:disqus. Que bom perceber que esse curso ajudou-lhe em algo. Espero que ainda tenhamos muita troca de experiência juntos. Abração.

  • Karina Moraes

    MINHA META É POUPAR. Mas economizar é algo que não consigo. Sou extremamente, compulsiva, nervosa e esta ansiedade é o mal da minha vida financeira. Ela muitas vezes me deixa sem força de vontade de tomar atitudes necessárias para investir ou poupar. É algo que me parece sabotador no meu psicológico que afeta mais gravemente as finanças. Sei que preciso de paciência, de calma, mas não as encontro fácil… Já fiz algumas terapias, mas elas nunca me prendem tempo suficiente para eu mudar.

    • Olá @disqus_hzZEApmZKy:disqus. No próximo e-mail que irei lhe enviar já poderá ter contato com meu curso que parece ser feito exatamente para você. Não deixe de verificar sua caixa de e-mails, pois vem coisa boa por aí!!!! Abraços e parabéns por chegar até aqui.

  • Raphaelly Da Silva Torres

    desejo principalmente conseguir controlar meus gastos e minha receita para fazer um planejamento que funcione e que eu consiga disciplina de mante-lo, sem deixar que outras pessoas modifiquem minha opinião sobre como gastar. não conseguir colocar como habito e o que me incomoda e me coloca em platô

    • Belíssimas palavras @raphaellydasilvatorres:disqus. Ainda vou enviar mais e-mails para lhe ajudar nessa tarefa árdua, mas muito necessária. Abraços.

  • Patrícia Aparecida

    A aula 3 tem tudo a ver comigo. Tudo que proponho começar nunca termino. Mas vou conseguir…

    • Com certeza vai conseguir @disqus_ptUchComp4:disqus. Estamos aqui para ajudá-la! Abraço.

  • Matheus Rodrigues

    Até mês passado não conseguia separar 20% dos rendimentos para guardar como reserva. Venho me empenhando a diminuir despesas para conseguir este objetivo que neste início de mês vem aparentemente sendo traçado de forma planejado, vamos ver se no final deste mês vigente terei a satisfação de terminar no azul e com os 20% separados sem usa-los.
    Bom… os fatores que me prejudicam, acho que são os que ocorrem com a maior parte das pessoas, simplesmente o mês acaba e o dinheiro vai junto com ele com gastos que podemos evitar.

    • Olá Matheus. Esse é um dos grandes problemas que aflige a maioria da população: esperar para ver se no final do mês sobra algo para guardar. Pela minha experiência, essa é uma estratégia menos eficaz do que venho ensinando aos meus alunos. Só para te dar um exemplo, um dos bons hábitos a se incorporar, é GUARDAR O DINHEIRO assim que ele cai na sua conta. Mas daí vem a pergunta: e se faltar no final do mês. É aí que outros bons hábitos como fazer o fluxo de caixa e ter uma reserva de emergência entram. Se quiser continuar o assunto, entre em contato por e-mail. Forte abraço e obrigado pelo comentário.

  • Denilson Leite Gomes

    Tenho cometido o mesmo erro que o Matheus. Pagar contas, realizar despesas e se sobrar guardar para um objetivo. O problema tem sido exatamente este: os objetivos (comprara carro, casa, viajar etc) podem ser facilmente antecipados, dada a grande oferta de crédito no mercado. Somado à manipulação psicológica realizada pelas mídias e sociedade, parece que estamos aprendendo a remar contra a maré. Mas vamos lá, saindo do platô e avante!

    • Estamos juntos @denilsonleitegomes:disqus. Educar-se, financeiramente falando, depende de uma nova visão de mundo. E você está no caminho. Abração e conte comigo.

  • Gileno Souza

    Olá professor
    Tenho dificuldade em manter o foco no meu objetivo específico, ex:estou fazendo este curso e devo acompanha-lo diariamente para ver postagens etc, só que ao invés disso deixo de lado por 1 semana ou mais e me dedico a outras coisas, e acabando “desviando” do meu objetivo sso que por incrível que pareça eu não esqueço e nem desânimo apenas acabo desacelerando e retomando em seguida, acredito que o dia a dia e os novos desafios e problemas do nosso cotidiano tiram o meu foco momentâneamente.
    Mas estou conseguindo já obter alguns resultados positivos, e cada vez gostando maia do assunto e sei que a luta não é fácil como a de todos aqui mas já somos diferenciados por optar em conhecer mais sobre EDUCAÇÃO FINANCEIRA e com um professor como o Sr chegaremos lá RS.
    Abraço

    • Olá @gilenosouza:disqus. Espero que possamos continuar esses estudos e aprender a focar, daqui para frente. Confira os próximos e-mail que vou lhe enviar para saber como posso continuar ajudando nessa caminhada. Abraços.

  • Paulo

    Olá, professor. Eu até consigo poupar e também tenho tempo disponível. O problema é que quero fazer muitas coisas e sou muito dispersivo e um pouco obsessivo. Falta-me foco e as coisas parecem que não rendem… e aí fico quase sempre no platô.

    • Olá @disqus_FJ8h5stR1P:disqus. Então será preciso trabalhar exatamente nessa questão de FOCO e CONCENTRAÇÃO. Em meu curso online tenho uma etapa que trabalha especificamente com isso, no que denomina-se ESTADO DE FLUXO. Essa é uma arma poderosa para que se possa atingir objetivos e ser mais eficaz. Estamos aqui para ajudá-lo. Conte comigo! Abraços…

  • Alex Martins

    Ola professor, eu tenho um serio problema, eu planejo tudo certinho mas não consigo por em pratica, quando o dinheiro esta em minhas mãos eu acabo fazendo besteira e gasto as vezes sem saber como. Ate tento poupar mas quando preciso não consigo me controlar e acabo no vermelho. Como fasso para por em pratica esses bos habito? ou sera algo psicológico?

    • Olá Alex. Essa é uma questão bastante complexa, que exige um realinhamento da forma de pensar. Na verdade, se mudarmos quem somos, fica mais fácil mudar como agimos. Depois desse passo, basta entender como um hábito é formado e como a ciência tem nos ajudado a tomar controle sobre eles. No curso que vou lhe apresentar nos próximos e-mails – veja os depoimentos do email que lhe enviei com essa aula – vou mais a fundo nessas questões. Talvez podemos nos encontrar por lá… O que acha? Forte abraço e obrigado pelo comentário.

  • Claudia Lellis

    Vou tentar colocar tudo q aprendi nestas 3 aulas em prática. Vamos ver se consigo.

    • Estamos aqui para ajudá-la, @claudialellis:disqus. Continue lendo meus próximos e-mails e verá como isso se tornará possível de maneira mais efetiva. Um forte abraço e parabéns pelo esforço.

  • Rosi Santos

    sou uma pessoa entusiasmada , estou melhorando , focando em novos hábitos. traçando metas diárias e semanais.

    • É isso aí Rosi. Foco e metas são realmente importantes para “driblar” o entusiasmo, bastante comum em nós. Abração.

  • Sil Leares

    Sou muito entusiasmada e obsessiva, ate tento poupar , mas nunca sobra, sempre tenho muitos planos e parece que, nada nunca da certo.

    • Olá @silleares:disqus. A partir de agora precisamos aprender a ter metas claras, focar, ter concentração, disciplina etc. Existem MEIOS para tal e fica, desde já, o convite para que continue abrindo os meus e-mails e sabendo mais sobre como posso ajudar-lhe. Forte abraço e parabéns por chegar até aqui.

  • Cristóvão

    gostaria de eliminar o vicio do cigarro e comer muito acho que é o por causa da abstinência que não consigo parar ou diminuir a alimentação deve ser o processo da Homeostase estou certo

  • Lúcio Cunha

    Cara, quase todo mês eu penso a mesma coisa, até acabo separando um dinheiro mas lá para o fim do mês vou e acabo gastando. Mas o que me conforta é que não desisti.

    • E nem pode desistir de você, @lciocunha:disqus. Espero que esse curso tenha ajudado e que continuemos 2015 juntos. Abração.

  • Maria Cristina Rocha

    Realmente tenho muita dificuldade em conseguir ter o hábito de poupar, assalto até meu cofrinho, por mais que eu tente guardar surgem coisas que preciso e acabo gastando….atribuo ao imediatismo, quero agora, preciso agora, isso é urgente e não pode esperar para o próximo mês…. Mas, acredito que vou conseguir mudar…

    • Olá @mariacristinarocha:disqus. Mudar esses HÁBITOS ligados ao imediatismo requer, dentre outras coisas, uma reavaliação sobre o que é PRIORIDADE e o emprego de TÉCNICAS que aos poucos substituam esses maus comportamentos por bons. Desde já, muito obrigado pela participação no curso e espero que em 2015 estejamos juntos.

  • Nelson Dias

    Não tenho o hábito de fazer uma coisa por vez, e para esta dificuldade, atribuo isto a minha falta de concentração e foco no que realmente é importante e necessário para mim.

    • Isso é muito importante não só nas finanças, mas para todas as dimensões da vida. No curso Mudança de Hábitos Financeiros falamos muito disso. Espero vê-lo por lá Nelson. Abração.

  • Thiago Monteiro

    Não consigo fazer meu dinheiro se tornar um ativo melhor que a poupança, gostaria de investir melhor, ainda não consigo porque trabalho de carteira assinada (CLT), no entanto o mercado está muito instável no momento e tenho medo de me desfazer da poupança investindo e de repente ser mandado embora (por uma eventual crise financeira da empresa) portanto a poupança é meu “porto seguro”

    • Conhecimento é sempre a melhora arma para uma estratégia adequada ao seu perfil, sua situação atual e perspectivas, @disqus_qGIQadEPkC:disqus. Continue estudando educação financeira que, a cada dia, tomará melhores decisões. Abração.

  • newlife

    Não consigo guardar ou economizar dinheiro, se tenho um dinheiro sobrando gasto tudo. Não tenho disciplina financeira.

    • @disqus_2JPFc5JPQh:disqus. O curso Mudança de Hábitos Financeiros foi concebido exatamente para pessoas em sua situação. Que tal dar uma olhadinha e, se tiver alguma dúvida, voltar a falar comigo? Abração e obrigado por mais um comentário.

  • Ana Claudia Coimbra

    Não consigo poupar! E acredito que isso acontece pq eu não coloco isso como prioridade, eu penso “quando sobrar eu guardo”.

    • É @anaclaudiacoimbra:disqus… pelos seus sinceros e objetivos depoimentos, acredito que deva conhecer mais a fundo o curso Mudança de Hábitos Financeiros. Ele toca em todos os pontos levantados por você. Qualquer dúvida, entre em contato. Abração…

  • Simone Ferreira

    Prof Elisson, qual período devo considerar para o planejamento de CURTO, MÉDIO e LONGO PRAZO ? Tem uma regrinha considerando o orçamento pessoal?

    • Olá @disqus_Zs139pky65:disqus. Essa não é uma questão “fechada”. Tanto que, o tempo passa, o que era médio vira curto, e assim por diante. Na prática e pessoalmente, considero o curto prazo os próximos 12 ou 24 meses. E longo prazo a minha aposentadoria. Mas no final das contas, tenho diversos objetivos a serem alcançados, desde agora até minha aposentadoria. Trabalho diariamente para conquistá-los, e a nomenclatura para cada um deles não é o mais importante (curto, médio ou longo prazo)… Abração e obrigado pelo comentário.

  • Rosiane Lima

    Acho que tenho medo de mudanças… tenho receio de investir e perder tudo. Será que isso é normal?
    Acredito até que já fui mais animada em mudar… hj eu já vejo as coisas de forma muito monótona…
    Gostaria muito de viajar pelo mundo mas, mesmo que sonhar não precise pagar, pra chegar a conhecer o mundo precisa de muita grana… rsss apenas um desabafo!

    • Olá Rosiane. Normal talvez não seja a palavra certa. Comum, parece ser bastante, mas você precisa trabalhar isso, pois ao longo da vida o medo de mudar atrapalha bastante. Obrigado pelo comentário.

  • Anônimo

    Esse conhecimento deveria ser implantados nas escolas para novas gerações!!

    • É isso aí… mas temos muito o que fazer até isso se tornar realidade… Abração.

  • Gilberto Terra

    Eu não tenho disciplina para nada, geralmente não termino quase nada que começo. Sou muito bom para iniciar qualquer coisa, mas perco a motivação com rapidez. Enquadram-se na minha lista cursos, dietas, juntar dinheiro, etc. Acho que me falta um pouco de empreendedorismo

    • Falta aprender transformar comportamentos desejáveis em HÁBITOS. Mas continue abrindo meus próximos e-mails que isso vai ficar cada vez mais claro. Abração.

  • Renata Miranda

    Boa noite.
    Um hábito que não consigo por em prática é o de fazer exercícios físicos.
    Começo. Faço alguns dias mas depois me canso da rotina.
    Não consigo ter disciplina.
    A falta de disciplina tb tem me prejudicado no mau hábito que quero eliminar que é o de comer fora de casa. Por uma semana até que consigo, mas depois arrumo brechas ” desculpas” para sair do propósito.
    Me sinto mal com isso porque sei que preciso economizar e acabo enganando a mim mesma.

    • Olá @disqus_tXSZ5Ea7ih:disqus, tudo bem querida? Apesar de esse ser um curso de hábitos financeiros, já que você tocou em outras questões, sugiro que dê uma olhada nesse link: http://habitosfinanceiros.com.br/oph . Não tome nenhuma decisão precipitada. Dá uma olhada, depois volte a falar comigo. Abração.

  • katia

    Sempre deixo para última hora quase tudo que preciso resolver, onde sei que pra isso tenho que fazer programação. Mas acabo deixando passar e assim sucessivamente.

    • Realmente isso não é nada salutar para sua vida, Kátia. Como já disse. Reflita sobre essas aulas, acompanhe os próximos e-mails que vou lhe enviar e verá como posso lhe ajudar nisso. Abração.

  • FABIO SOLTER

    Definitivamente tenho uma tendência a Ser uma pessoa entusiasmada: esforço-me no início e
    quero realmente mudar; após o avanço inicial dos primeiros dias, me deparo com o longo platô, onde não percebo grandes evoluções. Nesse
    ponto, o entusiasmo vai esfriando até que acabo desistindo… Mas tenho tentado mudar isso e espero conseguir em breve subir mais alguns platôs !!! A conscientização e o autoconhecimento estão me ajudando muito em persistir nos novos hábitos !

    • É isso aí @fabiosolter:disqus. Vamos vencer os primeiros platôs acompanhando esse curso. Tenha como fonte de inspiração uma vida mais alinhada com conceitos ligados à proatividade, eficiência e produtividade. Estamos juntos nessa e aguarde meus próximos e-mails.

      • FABIO SOLTER

        Sem dúvida acredito que a elevação do estágio evolutivo do ser humano leva em conta tanto o corpo quanto a mente, o financeiro/material e o emocional/mental. Hj em dia, com a internet, podemos contar mais facilmente com pessoas dedicadas a compartilhar os conhecimentos e ajudar outras pessoas a melhorar cada vez mais ! Agradeço e fico no aguardo do próximo vídeo ! Abraço !

        • Parabéns pela evolução @fabiosolter:disqus . Estamos juntos nessa caminhada. Abração.

      • FABIO SOLTER

        Consegui parar de comer carne, de fumar e de consumir bebidas alcoólicas e refrigerantes ! Aos poucos estou evoluindo. Além de economizar dinheiro, melhoro minha saúde e o meio ambiente ! Minha consciência também fica muito mais “leve” por não contribuir para a matança de animais que possuem emoção e subconsciência !

  • Luzia

    Definitivamente eu possuo os paradigmas errados, sempre acho que se não parcelar nunca vou ter nada e que preciso ganhar mais para guardar.

    • Reconhecer alguma falha é a primeira prova de força que está demonstrando Luzia. Em breve esses paradigmas farão parte do seu PASSADO. Abraços e continue se esforçando e abrindo meus próximos e-mails…

  • Sergio

    sou uma pessoa entusiasmada , depois vai esfriando gradativamente, desânimo, acredito ser falta de comprometimento , e me entusiasma todos os dias , mesmo com resultados inicialmente insatisfatórios . acreditar mais , lutar , ser positivo e otimista.

    • @disqus_aoZXL0ecNL:disqus. Existem TÉCNICAS (não de motivação, mas CIÊNCIA) que tornam possível fazer de algo um HÁBITO. Aí não precisa de força de vontade, otimismo etc. Continue abrindo meus próximos e-mails e isso vai ficando cada vez mais claro. Abração.

  • Alexsander F Santos

    Adoro correr – mas nunca consigo criar esse hábito. Acho que sempre que começo acabo não vendo resultados e paro logo em seguida…

    • Olá @alexsanderfsantos:disqus. Existem técnicas que vão muito além da força de vontade, que ajudam muito na criação de hábitos. Continue abrindo meus e-mails que fatalmente chegaremos a elas. Abração.

  • um de meus maiores problemas é justamente iniciar projetos e não levá-los a cabo, ir até o fim (eu mesmo escrevi um artigo sobre isso Ainda não é o fim).

    as vezes que perseverei e terminei o que precisava ser feito, lucrei bastante, mas ainda assim luto constantemente contra a inconstância (desc. o trocadilho… rs)

    essa é minha maior luta: ser constante e perseverante.

    • Acho que essa é uma luta de todos nós @wallysou:disqus. Muitas coisas que queremos deixamos de lado. Mas é importante trabalhar esses hábitos para que vivamos uma vida plena. Abração.

      • prof.º, enviei um email pro sr com a indicação de um artigo (em inglês) que combina com a idéia geral de seu curso. veja se recebeu e, se puder, me diga o que achou, sim?

        abs,

  • Josiani

    Estou gostando de assistir as aulas faz a gente refletir sobre pequenas coisas do dia a dia que fazemos errado.
    Hábito que não consegui colocar em prática, caminhar, exercitar e estudar inglês.
    Minha avaliação por não conseguir, caminhar é a preguiça e a falta de prioridade. O inglês como disse não vejo evolução o progresso é lento demais. Tenho dificuldades.

    • Vamos com calma Josiani. Continue abrindo meus próximos e-mails que vem coisa boa por aí. Abração.

  • Cyntia Hirakawa Terabe

    Não consigo praticar exercícios físicos. Já entrei em academias varias vezes na minha vida, mas nunca consigo continuidade. Acho que é falta de disciplina é um pouco de preguiça. Algumas vezes foi por ter outras prioridades também.

    • Olá @cyntiahirakawaterabe:disqus. Continue abrindo meus e-mails e verá que tenho MUITO MATERIAL para lhe ajudar a mudar hábitos. E o melhor, não só financeiros. Tenho certeza que vamos ter muito o que conversar ainda… Abração.

  • Edina Regina de Freitas Novae

    Não consigo ter foco nos estudos, intercorrência familiar. Não consigo poupar, ou seja, guardar dinheiro na poupança.

    • Olá @edinareginadefreitasnovaes:disqus. Continue abrindo os e-mails que vou lhe enviando nos próximos dias e verá que posso lhe ajudar em tudo isso. Abração.

  • Juju

    Eu nunca consegui poupar, ir com uma coisa até o fim! Sempre acontece algo que acabo usando!!! Enfim não sei o que acontece !

    • Estamos aqui para lhe ajudar Juju. Continue abrindo os próximos e-mails que não vai se arrepender. Abraços e parabéns pela iniciativa.

  • Amilton

    3) Ser uma pessoa acomodada: ao conseguir certo avanço em seus hábitos, pensa: “está bom assim”; ou seja, aceita-se a zona de conforto e não evolui mais; na verdade, tem-se um pouco de medo da mudança.

    • Temer a mudança é parar de evoluir. Será muito bacana trabalharmos isso ao longo das próximas aulas @disqus_h5UPzzejho:disqus. Parabéns pela iniciativa e espero que continue firme em seus estudos. Abração.

  • Cristiano Britto

    ACORDAR CEDO E REALIZAR CAMINHADAS, NO QUAL FAZIA COM MINHA DEUSA FLAVIA, MAS AGORA QUE ELA MORA EM OUTRA CIDADE, ME DEU DESANIMO E AINDA TENHO QUE IR DE CARRO PARA IR AO DESTINO DAS CAMINHADAS……MAS ESTOU QUERENDO VOLTAR A FAZER CAMINHADAS COM INTUITO DE SAUDE.

    • Olá Cristiano. Verá muita coisa boa ao longo dessa nossa trajetória. Inclusive sobre hábitos que vão além dos financeiros. Abração.

  • Jaqueline

    Fazer exercícios como parte de objetivos sempre procuro a companhia de outra pessoa para me motivar e isso tem que ser uma motivação individual visto que eu que tenho a escolha de fazer ou não! E de poupar tmb não esperar por um ganho maior fazer a partir de agora…

    • Olá Jaqueline. Você vai ver nos meus próximos e-mails que teremos muita discussão boa sobre hábitos. Continue acompanhando e participando. Abraços.

  • José Carvalho

    Eu não consigo incorporar o hábito de conversar com minha esposa sobre nossas finanças. Quanto aparece alguma dificuldade e precisamos economizar ela não entende e acabamos nos desentendendo.

    • Olá @disqus_PhZJEvOizT:disqus. Em um curso mais avançado que tenho sobre hábitos financeiros, e que lhe será apresentado mais adiante, foco umas 3 semanas só na questão da comunicação dentro do ambiente familiar. Continue abrindo os próximos e-mails e você vai ver como isso pode ser feito. Abração.

  • Jozenilza Ferreira

    Não consigo ser disciplinada, tento fazer um orçamento doméstico, mas me sinto só em ter q realizá-lo, pois meu marido não entende q mesmo gastando pouquinho, no final é tudo gasto! Me sinto uma má administradora pois não consigo realizar o q é proposto e nunca sobra para “caixinha de emergências”.
    Gostei muito dessas primeiras 3 aulas. Vc antes de tudo está nos conscientizado de onde estamos errando e a necessidade de haver mudanças pra q a gente consiga ter êxito nas nossas finanças! Muito bom!

    • Olá Jozenilda. Fico feliz que essas aulas ajudaram-lhe em sua consciência financeira. Mas vem MUITO mais por aí. Veja se seu marido também não entra nessa e assiste aos vídeos. E depois você vai ver que temos muito para lhe ajudar na comunicação dentro de casa. Não pare de acompanhar e abrir meus emails. Abração.

  • Yamamoto Yoshiko

    Esta questão é bem difícil de responder, pois quaisquer avaliações que se faz de si mesmo carregam subjetividades quase sempre alteradas em relação ao senso do “outro”.. Mas, vamos lá… Um hábito que desde criança tento criar sem conseguir é acordar na mesma hora todo dia. Para mim tem sido questão vital cumprir os horários, pois ou cumpro ou estou fora, seria uma pária no grupo, uma marginal. Mas jamais consegui criar hábitos nesse sentido. Depois de algum tempo com muito esforço e sacrifício, eu ficava completamente esgotada e se não me demitiam, pedia demissão para poder… dormir. Entre as hipóteses levantadas acima, creio que me enquadro melhor na última. O meu dia biológico tem duração de 30 a 40 horas, a duração da minha concentração num trabalho é de 8 a 15 horas ininterruptas, não consigo comer nas horas predeterminadas para refeições, etc. Enfim, o meu ritmo destoa completamente da média das pessoas e jamais consegui educar o meu corpo ao ritmo de 24 horas diárias quando todo o resto do mundo tem e obedece a esse ciclo. E sem me adequar, fica muito, muito difícil ganhar dinheiro para a própria sobrevivência, seja como funcionária de alguma instituição, seja como uma empreendedora. Não me vejo como portadora de muito maus hábitos financeiros no controle das despesas (já que sou pior do que Tio Patinhas) , mas vejo-me como uma aleijada no controle das rendas possíveis com o meu trabalho, pois dificilmente consigo produzir em grupo ou para grupos, com o que fico alijada do mercado de trabalho. O dilema é, de um lado, tentar criar hábitos considerados normais na sociedade me torna uma pessoa extremamente estressada, neurótica, cansada, pois o dispêndio de energia é crescente e não decrescente. Mas por outro lado, satisfazer o meu corpo significa muitas vezes ficar sem renda…

  • DSL

    Todos esses fatores me atrapalham, mas acho que o principal é ser acomodada, me prejudicando em ter o hábito de praticar exercícios físicos com frequência, ter uma alimentação equilibrada e guardar dinheiro.

    • Olá @DSL:disqus . Estamos aqui para estudar essa questão dos hábitos e melhorar sua compreensão sobre si. Continue abrindo meus próximos e-mails. Abração.

  • Luiz Claudio Ramos

    Eu mesmo sou o motivo de não conseguir bons hábitos, mas com essas dicas de ouro eu vou VENCER!

    • Com certezas e estou aqui para ajudá-lo Luis…. Estamos juntos nessa.

  • Robson Lima

    O paradigma errado de buscar um ganho maior para iniciar uma poupança, com certeza é o ponto que me encaixo.

    • Opa. Reconhecer os paradigmas atuais é o ponto-chave para mudanças. Parabéns @disqus_8xBmqtkp1S:disqus. Abração.

  • Wilson

    Queria ter o hábito de sempre dormir no fim do mesmo dia. Ou seja, dormir antes das 00:00h

    • Temos muito material a lhe apresentar que pode lhe ajudar nesse intuito, que vão além das finanças. Continue abrindo os próximos e-mails @disqus_hvFwB2DH3l:disqus. Abração.

  • Rosiane Lima

    Gostaria de ter o hábito de acordar cedo e fazer caminhada, no entanto a homeostase não me deixa praticar essa ação!

    • Agora é trabalhar a mente e utilizar de técnicas que driblem essa homeostase, @disqus_BQp5zFNdaE:disqus. Parabéns por chegar até aqui. Continue abrindo os próximos e-mails.

  • Jaqueline Seabra

    Eu gostaria de me pagar primeiro. Eu acho que não consigo me pagar pq fico louca para viajar e acabo comprometendo uma boa fatia do meu salário para isso. Mas ao mesmo tempo, não vejo minhas viagens como gastos, mas como investimento…então…pra mim dá na mesma.

    • Olá @jaquelineseabra:disqus. Não acredito que essa dúvida, sobre como gastar ou não o dinheiro, seja salutar. Compartilho da ideia de que os objetivos sejam bastante claros e que o dinheiro não cause essa dúvida. Na verdade, deve ser um instrumento para a dissolução de qualquer controvérsia. Podemos alongar esse bate-papo quando quiser. Estou à sua disposição. Abração e parabéns por chegar até aqui.

  • kaká

    Me vi muito nesse último video.Começo uma coisa empolgada e quando vi ja desistir.Tem situações que meu corpo pede de fato para não fazer porque tera uma mudança que me fara sair da minha zona de conforto.Impressionante! Parece engraçado,mais penso exatamente assim: tenho que ganhar mais para guarda e preciso comprar tudo parcelado para ter as coisas. Misericordia! Sera que anda tenho jeito????? existe uma solução.Acho que sou imediatista.Meu sonho é conseguir algo que nuncaaaaaa fiz na vida que é aprender a guardar dinheiro e como meus pais ninca fizeram isso,acredito que cresci achando que não era necessario,porem meus pai falecido tinha uma condição boa,ao contrario da minha hoje.Sou desempregada,sonho em ser empresaria e so faço pessimos investimentos.Tudo o que eu tenho foi dado pelo meu pai,fora as coisas que comprei com a venda do meu apartamento.Queria muito aprender a guardar dinheiro e comprar minhas coisas.Ainda tem jeito??????

    • Olá Kaká. Existem pessoas que estavam em situação MUITO pior que a sua e se reergueram. O negócio é dar um passo para trás, rever conceitos e adquirir bons hábitos, para fazer o que é certo dia a dia. Construir algo consistente e com consciência. Você já está nesse caminho. Agora é continuar abrindo meus próximos e-mails. Abraços.

  • Nelson Ismail

    Tenho dificuldade de fazer exercício físico em casa. Depois de alguns dias, acabo desistindo. Fico preso na armadilha da zona de conforto.

    • Olá @nelsonismail:disqus. Então, mais do que nunca, precisa estudar como um hábito funciona, para que possa começar a dominá-los em breve. Verá que tenho muita coisa sobre isso para lhe oferecer. Abração e parabéns pela participação nas aulas.

  • Jessica Ferreira Silva

    Tenho o mesmo problema de que Nelson, eu começo muitas coisas e nao termino quase nada. Os Habitos demoram muito para encorporar no meu dia a dia, e vao se embora com muita facilidade.

    • Isso significa que não se tornaram hábitos, @jessica_ferreira_silva:disqus. Até que rotinas virem hábitos, leva um tempo. Parabéns pela iniciativa em participar do curso e continue abrindo os próximos e-mails.

  • arlete

    Tenho hábito de começar algo com muito entusiasmo e dedicação, dai
    esbaro em alguma dificuldade, já largo tudo e começo outra coisa, já estou cansada de começar e não chegar a lugar algum, não sei que hábito adquirir para neutralizar o velho hábitos

    • Está no lugar certo Arlete. Se já confirmou sua assinatura na lista de e-mails, abra todos que irei lhe mandar e verá como posso ajudá-la. Parabéns por esse primeiro passo.

  • Raimundo Verazzani

    Há uns sete anos passados comecei a fazer o orçamento de minhas despesas e acompanhei por uns três meses. Depois parei e não voltei mais nesta rotina. Tenho uma dívida no consignado, tenho alguns investimentos pequeno na bolsa e tesouro direto. Total falta de controle sobre tudo isto, não gosto muito de ficar controlando. Acho que este e o meu problema. Att.

    • Olá @raimundo_verazzani:disqus. A questão não é de gostar ou não, é ser essa uma tarefa que melhora muito o bem estar financeiro e outras dimensões da vida. Você vai ver, ao longo dos próximos e-mails que receberá, o quanto isso é importante e poderoso. Abração.

  • Cristina

    Sempre que começo o meu orçamento financeiro fico empolgada faço mil planos mas logo passa o entusiasmo e largo td, perco o foco, gostaria de ser mais controlada, tenho poucas dividas mas não consigo guarda dinheiro e fazer investimentos.Será que tenho cura???

    • Tem sim @disqus_Z2iMIVRa2r:disqus, mas adianto que exigirá uma boa dose de força de vontade inicial, até trabalharmos seu autoconhecimento e inserção de bons hábitos. Isso significa você confirmar a inscrição através do e-mail que lhe enviei, e acompanhar TODOS os 11 e-mails com conteúdos super bacanas, que vou lhe enviar. Combinado? Ao final desse processo, nos falamos novamente. Abraços.

  • Sarah Sebe da Silva

    Ser uma pessoa obsessiva, quero resultados sempre muito rápido, e por possuir paradigmas errados, na homeostase tem também muitas coisas que eu me encaixava. Estou trabalhando muito em todos esses hábitos que muito me prejudicaram.

    • E certamente vamos superar todos esses obstáculos @sarahsebedasilva:disqus. “Pro alto e avante…”. Abração.

  • FABIO SOLTER

    Um pouco de cada um, mas pelo menos os meus paradigmas estão corretos ! Não gosto de comprar parcelado ! O entusiasmo inicial acontece, principalmente na questão de controle de gastos… tenho que tentar me manter mais focado e menos obsessivo !
    A acomodação também é um forte fator, pois penso muitas vezes que está bom assim e acabo não indo atrás de novos desafios … porém também tenho conseguido avanços nesse sentido ! Homeostase também é um problema ! Nesse caso a briga é conta o Ego ! rsrsrs ! Mas acredito que o primeiro e principal passo e ter consciência destes problemas e lutar contra eles ! Agradeço mais uma vez as aulas ! Abraço e até a próxima !

    • Sou eu quem agradeço sua participação por aqui @fabiosolter:disqus. Abração e até a próxima aula.

  • Fernanda Silva

    Acho que o meu principal problema é a homeostase. Tem dias que é difícil sair da inércia!!

    • Precisamos trabalhar hábitos que nos ajudam a fazer o que é importante, independente da força de vontade, Fernanda. Continue seus estudos.

  • Bárbara Stéfanni

    Acredito ser uma pessoas obsessiva em conseguir resultados rápidos e acabo usando todas as forças no começo, e depois acabo desistindo das mudanças reais.

    • Então chegou a hora de trabalharmos superar esse obstáculo @brbarastfanni:disqus. Tem muita coisa boa a ser disponibilizada em seu e-mail, nos próximos dias, e espero que tenha confirmado seu cadastro para receber todos eles. Abração.

  • Guest

    Fico muito empolgada no início que vou fazer, seja lá o que for, e como em suas aulas você tem dito, eu acabo desistindo quando vejo obstáculos. Preciso colocar em prática a mania de comprar tudo no cartão e dividir mesmo estando o dinheiro para comprar à vista.

  • Guest

    Fico muito empolgada no início que vou fazer, seja lá o que for, e como em suas aulas você tem dito, eu acabo desistindo quando vejo obstáculos. Preciso deixar a mania de comprar tudo no cartão e dividir mesmo estando o dinheiro para comprar à vista.

  • Tatiana Aquino

    Fico muito empolgada no início que vou fazer, seja lá o que for, e como em suas aulas você tem dito, eu acabo desistindo quando vejo obstáculos. Preciso deixar a mania de comprar tudo no cartão mesmo estando com o dinheiro para comprar à vista.

    • Olá @tatianaaquino:disqus. Educação financeira é um PROCESSO. E todo processo leva certo tempo para ter resultados eficazes. Portanto, continue seus estudos e reflexões que, certamente, muita coisa boa vem por aí. Abraços.

  • Patrícia

    Ixi parece que tenho um pouco de cada, mas vou mudar, eu ate era organizada com minhas finanças, mas tive mudanças que me fizeram me perder.

    • Agora é a horas de se encontrar @disqus_c1DoSXuPpv:disqus. E aqui é o lugar certo. Parabéns pela iniciativa.

  • Willian Costa

    Bom Professor, eu creio que tenho alguns paradigmas, meus pensamentos me levam a caminhos contrario. E além disso
    sempre deixo para depois aquilo que tenho que efetuar naquele momento ( Procrastinação )

    • Adiar pode ser prudente em alguns momentos, mas em geral é uma fuga das responsabilidades que a vida nos impõe. Vamos trabalhar isso ao longo das próximas semanas, @disqus_MMfJ2PxwEo:disqus. Abração e parabéns por chegar até aqui.

  • EDILEUSA SOUSA

    edileusa sousa

  • kelen

    Desisto mto fácil

    • Então é a hora de aprender a dominar seus hábitos, @disqus_HFPgAgfOwx:disqus. Continue abrindo meus próximos e-mails e descobrirá como… Abração.

  • Rodrigo Vieira

    Quanto custa o curso?

    • Olá @Rodriigovieira:disqus, de qual curso, especificamente, estaria falando?

  • Sérgio Jesus

    Prof. Elisson, eu me sinto mais seguro nos meus hábitos financeiros e pessoais.
    E o que me chamou a atenção foi que o seu trabalho é focado em quatro pilares muito importante para a sociedade, são eles, espiritual, relações interpessoais, intelectual cultural e saúde.
    Parabéns o seu trabalho cotidiano é ótimo, sucesso.
    Sérgio…

    • Muito obrigado @srgiojesus:disqus. Forte abraço e continue abrindo os próximos e-mails que vou lhe enviar.

  • Alexandre marques

    olá eu tenho muita dificuldade em organizar o orçamento pessoal.

    • Então está no lugar certo para iniciar um processo de mudança de hábitos financeiros. Abração e continue firme, Alexandre.

  • Alexandre Pedrosa

    Quero voltar a aprender inglês. Preciso vencer a barreira do medo de errar para poder falar.

  • Alexandre Pedrosa

    Elisson – Adorei o curso e vou lhe indicar alguns conhecidos. Vou lhe enviar por email. Poderia me dizer como você criou estes vídeos. Utilizou algum programa gratuito ou comprou? Sou instrutor e estou querendo elaborar vídeo-aula para inserir no meu site http://.www.metaqualidade.com.br

    • Olá @alexandrepedrosa:disqus. Utilizo o software CAMTASIA. Abraços.

  • Alan Navarro

    tenho um pouco de todos os pontos, rs rs. fogo.

    • Todos temos @alan_navarro:disqus. O bacana é reconhecer isso e não deixar que atrapalhe nossas finanças. Abração.

  • Mauro São Paulino

    Gostaria de aprender uma nova lingua o Ingles, só que tem um dos fatores que me impedem é entrar em um curso e continuar ate o final pois tenho medo de falar errado e fico ja na minha cabeça antes mesmo de começar que nunca vou conseguir falar ingles. Elisson ótimas aulas e parabéns pelos videos. Obrigado.

    • Olá @maurosopaulino:disqus. Apesar de aprender inglês não estar diretamente envolvido com finanças, verá que o domínio sobre os hábitos segue um mesmo padrão, qualquer que seja a situação. Vamos fundo nisso nos próximos dias. Abração.

  • Henrique Crescencio

    Tenho dificuldades em monetizar alguns empreendimentos, isto deve – se ao hábito de não parar muitas vezes para fazer um bom planejamento e análise da situação.

    • Olá @henriquecrescencio:disqus. Realmente, planejar é essencial em qualquer dimensão da vida. Abração.

  • Viviane

    bom eu sou uma pessoa entusiasmada , ate consigo guardar dinheiro alguns dias , mas sempre no final do mês estou no vermelho, nunca consegui passar um mês tranquila

    • A partir de agora irá aprender, @disqus_ml0dInAOUH:disqus. Basta continuar seus estudos junto comigo e verá que já ajudei muita gente, e posso ajudar-lhe também. Abração.

  • Gracinha Gracinha

    Sou como um balão de gás de aniversário , começo cheia de gás e depois murcho, isso se aplica na questão de poupar e reeducação alimentar. Quero mudar isso em todos os sentidos pois me sinto frustrada em não conquistar o que acreditei

    • Assistindo a esses 3 vídeos já vemos que esse gás inicial realmente existe. Agora é lutar contra o comodismo para continuar conferindo meus próximos emails e aprender a lidar com tudo isso. Abraços e PARABÉNS.

  • Filipe Holler

    Tenho esse problema de me acomodar apòs uma boa fase, com incerteza do que devo fazer adiante acabo perdendo o que adquiro.
    Mas vou continuar à procura do conhecimento financeiro pois sei que estou no lugar certo.Obrigado.

    • É isso aí Filipe. Desistir de si, NUNCA. Abraços e até os próximos emails.

  • Jeovana E Anderson Vaz

    me sinto desanimado por não conseguir controlar minhas finanças , em questão de bons habitos aplico a situação do plato em um curso que faço para ganhar mais dinheiro ha quatro anos e até agora não consegui uma colocação no mercado com esse curso da vontade de desistir acho que assim acontece com as finanças também entra ano sai ano e nao muda as vezes ate o 13 salario esta comprometido .
    gostaria de saber se conhece alguma planilha de planejamento domestico?
    desde ja muito obrigado

    • Olá @jeovanaeandersonvaz:disqus. Por experiência de anos, aconselho que a planilha seja realizada quando muitas outras coisas que você vai ver nos próximos emails, sejam resolvidas. Não deixe, de forma alguma, de acompanhar meus próximos emails que entenderá direitinho o que estou falando. Abraços.

  • João Paulo

    Sempre quis poupar uma quantia relevante, más sempre fui atrapalhado pela compulsividade em gastar.

    • Agora chegou a hora de mudar essa história, João. Abraços e continue firme nos estudos.

  • João Paulo

    Obrigado pela força Elisson e parabéns pela iniciativa vejo que tem ajudado muita gente obrigado mais uma vez.

  • Valeria

    No meu caso por trabalhar por conta o dinheiro vem aos poucos e quando somo a quantia que ganhei no mês, não sei como gastei esse dinheiro todo se não comprei nada relevante, ou seja os picados é que mata. Sou aquela pessoa que acha que tem que ganhar mais para poder começar a poupar. E só acho que consigo comprar algo se for parcelado.

    • Hummmm. Está num caminho perigoso, mas ainda bem que está buscando informação para mudar tudo isso, Valéria. Temos muito o que compartilhar ainda, nos próximos emails que irei lhe enviar. Abraços.

  • Marcio

    O meu problema é concluir projetos a longo prazo, sou muito imediatista.

    • Vamos aprender a CURTIR O CAMINHO… fazer da jornada algo prazeroso. Isso alivia o imediatismo. Abraços Marcio.

  • Suzana

    Deixar de comprar por impulso , ansiosamente , sem saber se terei saldo para pagar
    Sempre acredito que vou ter saldo é não é o que acontece …

    • Então vamos mudar isso com os ensinamentos dos emails que irei lhe enviar, Suzana. Abraços e parabéns pela iniciativa.

  • Suzana

    Paradigmas errados

  • Suelen Rocha

    ser uma pessoa intusiasmada .. no inicio vou com tudo e depois esfrio… preciso de incentivos diariamente

    • Precisamos fazer com que os bons comportamentos virem HÁBITOS @disqus_lnceH0bmUd:disqus. Veremos COMO mais adiante.

  • Rachel Alves de Aguiar

    Sou uma pessoa entusiasmada, obsessiva e tenho paradigmas errados e o meu corpo tem homeostase. Tenho um dos paradigmas como: nunca ganho dinheiro, nunca vou ganhar.

    • Então chegou a hora de quebrar esses paradigmas. Vai ver que tenho muita coisa boa para oferecer com relação a isso. Abraços e parabéns por chegar até aqui @rachelalvesdeaguiar:disqus

  • Daniela Beatriz Thomaz Santos

    Boa noite, professor!

    Revendo os meus hábitos, percebi que de fato nunca consegui reservar uma parte do meu salario, sempre utilizo aquela velha frase “mês que vem eu guardo”, e assim até alguns minutos atrás eu vivia,sem ao menos me preocupar com o futuro.Acredito que entre tantos fatores que podem atrapalhar a aquisição de bons hábitos, o maior deles seja o paradigma errado ou seja costumo repeti a seguinte frase: “se não comprar parcelado nunca vou ter nada”

    Um grande abraco!

    • Opa. Espero que essa seja a ÚLTIMA vez que repetiu essa frase, @danielabeatrizthomazsantos:disqus. Você vai se impressionar com quantas ideias diferentes dessas iremos trabalhar daqui para frente. Um forte abraço e parabéns por ter assistido a esses 3 primeiro vídeos. Abração.

  • Jacqueline Rodrigues

    Bom dia ! Professor na verdade acho que são muitas as coisas que início e avabo não conseguindo o hábito de guarda dinheiro acho um dos principais….mas tenho a certeza na minha mente que é por falta de determinação,e atitude. Obrigado mas uma vez.

    • Olá @disqus_lqyGfOtBX7:disqus. Toda essa reflexão é a BASE de meu método sobre educação financeira. Gostaria muito que continuasse seus estudos junto comigo, para podermos refinar esse seu pensamento. Abração e estamos juntos.

  • Tiago Martins

    Professor… Minha nossa senhora… São tantos motivos… kkkkkkk Bom, vamos ao que interessa… Acho que o número (3) “Ser uma pessoa acomodada” é um motivo, tenho problemas com relação a mudanças e sempre conversei com minha esposa para criarmos vergonha e fazermos uma planilha e manter o controle financeiro que sempre que marcamos uma data para começar acontecia alguma coisa em que acabamos deixando para depois, isso inclui curso de Inglês e novos hábitos alimentares e usando a desculpa que ela não poderia me auxiliar acabava deixando para outro dia. Só que agora com a atual situação financeira e com esse seu curso não terá motivo que me faça deixar para depois, quero resolver isso logo e tenho certeza que o Senhor vai ser uma pessoa que terei muita gratidão por ajudar a resolver essa situação! Obrigado pelo que já vimos até aqui e que Deus te abençoe. Abraço!

    • Olá @disqus_2mcRNhH1aX:disqus. Não precisa me agradecer em nada. Faço esse meu trabalho com o maior carinho do mundo. E o objetivo é esse mesmo: despertar o que há de melhor nas pessoas, fazendo-as refletir.
      Um forte abraço e não deixe de abrir meus próximos e-mails.

  • jansen

    Nunca consegui guardar dinheiro, motivos? Sem meta, sem objetivos, sem controle, talvez seja isso e mais algumas coisas!

    • Todas elas serão abordadas nos próximos emails que irei lhe enviar Jensen. Não deixe de abri-los. Abração.

  • Sérgio Barilari

    Acho que no meu caso são os 5 fatores, sou entusiasmado..só no inicio…obsessivo, quero tudo pra ontem…acomodado, entro muito na zona de conformto…paradigmas erados, “se não comprar parcelado nunca vou ter nada”, e essa é virou um uma rotina “preciso ganhar mais dinheiro” e sabendo que quanto mais se ganha mais se gasta…e por fim, fico muito incomodado ao fazer grandes mudanças, um deles é o medo de começar e não conseguir….MAS estou decido a mudar e com sua excelente ajuda pretendo conquistar essa mudança de uma por todas… “ou vai ou racha a tampa da caixa”…

    • Olá @srgiobarilari:disqus. Você vai ver nos meus próximos e-mails que vou poder lhe ajudar, e muito, em relação a essas dificuldades. Não deixe de abrir meus próximos emails. Abração.

  • Sonia Vitoria Ramalho

    Geralmente fico muito empolgada, me esforço, mas um simples comentários, ou. Mudança no ambiente muda meu foco, sou um pouco estável

    • Vamos aprender a criar bons HÁBITOS e seguir em frente com projetos importantes. Não se esqueça de confirmar seu cadastro no email que enviamos a você, @soniavitoriaramalho:disqus. Abraços.

      • Sonia Vitoria Ramalho

        Boa noite fiz as 3 primeiras aulas e agora não consigo acesso ao próximo módulo, não consigo nem logar

        Obrigada
        Em 20/09/2015 7:45 AM, “Disqus” escreveu:

        • Olá @soniavitoriaramalho:disqus. Você confirmou seu cadastro num e-mail que lhe enviei no momento de sua inscrição? Só assim para continuar recebendo os próximos conteúdos. Abração.

  • Ronaldo Cardoso Lousada

    não estou conseguindo me cadastrar no seu curso, para exercicios

  • Luciara Carregosa Reis

    estou controlando mais a minha ansiedade,em relação ao financeiro,estou muita grata pelas aula e vieos

    • Sou eu quem agradeço as palavras de apoio @luciaracarregosareis:disqus. Temos muito mais sobre hábitos para compartilhar contigo. fique atenta aos próximos emails. Abraços.

  • Valderlucio Martins Neves

    Respondendo o exercício do vídeo 3, tenho que criar o hábito de ter uma agenda. Uma agenda semanal, com tudo que irei fazer durante o dia, a semana e o mês. Sempre que elaboro uma agenda, que começo praticá-la, em poucos dias não consigo ter a disciplina, o foco e a concentração necessários para dar continuidade. O resultado dessa mau combinação é a desistência da agenda que elaborei. Aí fico na “perdida” e tenho que recomeçar. Sabe, Elisson, é uma autossabotagem. É um vício que tenho, sei que tenho, porém não consigo eliminá-lo.
    Outra coisa que identifiquei que interrompe a formação de bons hábitos, são dois fatores citados acima: ser uma pessoa obsessiva e possuir os paradigmas errados.

    • Olá @valderluciomartinsneves:disqus. Temos muito a te ajudar. Basta que confirme o email que lhe enviamos e veja quanta coisa temos pra colaborar. Forte abraço.

  • Fabiana Lima

    Eu tenho o habito de procrastinar ¨amanhã eu vejo isso¨ e minhas listas de tarefa acabam indo pelo ralo. Verifiquei que com isso não perco/deixo de ganhar somente dinheiro, tempo também. Me encaixei muito no perfil de pessoa entusiasmada.

    • Olá @disqus_3NrmrVLfxP:disqus. Temos técnicas comprovadas que podem dar um fim nisso. Continue abrindo meus e-mails e verá como poderemos ajudar-lhe da melhor maneira possível. Abraços e parabéns por chegar até aqui.

  • Larissa Santos

    Olá professor, as aulas do curso são ótimas. No entanto, não disponibilizam o certificado?

    • Infelizmente não é possível ainda emitir certificados. Desculpe-me @disqus_wSu0a066JN:disqus. Abraços.

  • Monique Faure

    Seguindo sua sugestão extrapolei para um outro hábito que não consigo emplacar e vejo que possivelmente a causa raiz deve ser a mesma também para a instituição de novos hábitos financeiros. Ex,. Gostaria de fazer exercicios diariamente. Não os faço por chegar sempre muito tarde e cansada do trabalho. Essa condição é repetitiva. Isso também me impede de fazer as correções propostas no primeiro exercício… Entendi…

    • É isso aí @moniquefaure:disqus. Mais uma vez, parabéns, por ter assistido às 3 aulas. Agora é continuar estudando através do material que estou lhe enviando por e-mail. Forte abraço e “tamo junto”.

  • Andre Luiz Azevedo

    Meu habito difícil de implementar é uma rotina diária para alcançar metas e cumprir horários

  • Janaina Avelar

    Me encaixo no hábito “entusiasmada” e também “acomodada”, muitas vezes até consigo atingir o objetivo mas não mantenho, por exemplo, o hábito de me alimentar melhor, fazer opções melhores na hora da alimentação, nunca mantenho, e confesso que compreender a questão de “viver com restrição” é difícil rs, porque eu sempre acabo me sabotando, pensando por exemplo: “ eu trabalhei o mês inteiro, então eu mereço ter isso ou aquilo”, não me atentando se vai apertar o bolso ou não. Gostei muito das aulas, vão me ajudar muito, estou buscando melhorias.

    • Parabéns por chegar até aqui @janainaavelar:disqus. Espero que esse seja apenas o começo. Forte abraço.

  • Adriana Volejnik

    Paradigmas equivocados. Aqui estou! Estabelecendo prioridades de forma equivocada por questões familiares que não concordo, mas acabo cedendo. Achei que havia me corrigido, mas refletindo a respeito, após as vídeo aulas, vejo que dou mais importância às necessidades dos outros e descuido do meu planejamento pessoal. Também, entrei na ideia de que se não financio, não terei nada….ou não consigo comprar no exato momento do desejo de consumir, sem refletir se realmente aquilo teria que ser comprado naquele momento. Busco a retomada de minhas premissas de controle financeiro, de melhor estabelecer meus objetivos.

    • Fico feliz que esteja se esforçando para MELHORAR. O caminho não será simples, nem curto. Mas será recompensador. Abraços @adrianavolejnik:disqus

  • Marcus

    Acredito que me enquadro nos exemplos 1, 2 e 4 acima, tenho que trabalhar mais isso. Notando estas questões tenho condições de me vigiar melhor e lutar contra isso.

    • Vamos criar novos HÁBITOS. Aí não precisa de vigilância… Abraços

  • Sandra

    Acho que estou sempre na direção errada. Compro à prazo achando que só assim poderei adquirir os bens de que necessito.

    • Sempre é hora de mudar pra melhor @disqus_kXDb3rZArH:disqus . Esse curso e sua iniciativa de se inscrever irão gerar exatamente essa mudança.

Hábitos Financeiros
Desenvolvimento e Hospedagem
eCliente Informática