PLANTE UM HÁBITO, COLHA UM DESTINO

Aula 1: A importância dos hábitos nas finanças pessoais

 

Parabéns por chegar até aqui. Como você, centenas de pessoas (veja a quantidade de comentários abaixo do vídeo) já passaram por esse minicurso e agora também poderá aproveitar todo o conteúdo.

E se for até o fim da terceira aula, terá acesso a duas grandes surpresas, também gratuitas, onde poderá entender ainda mais profundamente o papel dos hábitos em suas finanças.

Para iniciar, assista à primeira aula da série, realize o exercício proposto e depois CLIQUE NA SETA VERMELHA abaixo do vídeo para continuar seus estudos.

 

 Duração: 16,5 minutos

arrow right

coment11

 

  • Anderson

    Bom dia meu nome é Anderson e me enquadro nas pessoas que querem eliminar as dívidas. Gostaria de perder o hábito de gastar nos finais de semana mais do que posso, com a justificativa, que trabalho muito e mereço um lazer.
    Gostaria de adquirir o hábito de poupar uma quantia mensal para zerar as dívidas gradualmente.

    Abraços Professor Elisson

    • Ótimo primeiro passo @disqus_IMUKXGTcBI:disqus: verificar suas necessidades verdadeiras. Agora, é continuar assistindo às vídeo-aulas e ver como se tornará possível mudar esses hábitos. Abração e obrigado pelo comentário.

  • Rogerio

    Olá professor. Um hábito que eu gostaria de eliminar é de comprar parcelado. E um habito que tento adquirir mas que está muito dicifil é de guardar dinheiro (básico que acredito que seja o problema de todos aqui). Um abraço

    • Olá Rogério. Esse conhecimento sobre si é essencial para iniciar a mudança. Abração e até a próxima aula.

  • Brenno

    Os bons hábitos são fundamentais, difícil implantá-los!!!

    • O interessante é que, apesar da dificuldade, é POSSÍVEL Brenno. Abração e até a próxima aula.

  • Valdemir De Souza Rodrigues

    Boa tarde!

    Meu nome é Valdemir de Souza Rodrigues, sou servidor Público de Planaltina – DF. Em relação ao curso, me ajudou e ajudará muito mais depois que fiz outros cursos. Aprendi muita coisa boa, em relação às dívidas afirmou que são iguais a “gorduras”, (é fácil para ganhar e um pouco difícil eliminar) por tanto dívidas e gorduras tudo a ver. Ao mudarmos os nossos hábitos financeiros devemos também pensarmos em tentarmos mudar os nosso hábitos alimentares, (um pouco de dieta não faz mal a ninguém) e o nosso bolso agradecerá. Não tentem fazerem mudanças drásticas em sua vida, tente mudar aos poucos em breve você vai se adaptar e pensar sempre que vale a pena mudar.

  • Misael da Silva

    Excelente aula, por ex.pensa antes de agir.
    Esta aula irá muito útil hoje e amanhã e depois de vinte anos.

    • Exato @misaeldasilva:disqus. Usar do hábito de se ter um objetivo em mente, criar na cabeça antes de agir, é essencial para as finanças. abração e até a próxima aula.

  • Welliton Rocha

    Boa tarde, muito bom o curso parabéns professor pela iniciativa, tenho habito de comprar por impulso, tenho o mal habito de não controlar minhas despesas e nem quanto é minha renda, não sei nem quanto ganho direito pois sou autônomo, as vezes quero investir em meu negocio e não sei se tem dinheiro ou não vou e invisto, outro habito é que as vezes quero abraçar tudo de uma vez só, tenho medo de deixar para depois e perder a oportunidade, toda vez que tenho algo importante para aprender não deixo para depois com medo de esquecer.Existem outros mas citei somente os que acham que me atrapalham mais.
    Eu quero e estou fazendo aos poucos é ler 15 min ou mais de um livro por dia, estudar musica mais horas por dia, aprender a investir meu dinheiro (quando a aprender a mudar os maus hábitos), buscar mais conhecimento na área financeira e aprender a controlar os maus hábitos.

    • Olá @wellitonrocha:disqus. Então está no caminho certo, assistindo a esse vídeo e aos outros DOIS que estarei disponibilizando. O caminho é longo, mas o retorno é certo. Forte abraço.

  • Glauco Bouéri Boueri

    Eliminar o uso do cartão de crédito paras despesas fixas (supermercado, combustível, farmácia etc), adquirir controle diário das pequenas despesas.

    • É isso aí @glaucobouriboueri:disqus. Diagnosticar para depois escolher bem o remédio e a dosagem. Abração.

  • Alexander Marco Busnardo Priet

    Olá professor, muitas vezes é difícil identificar um hábito e, as vezes, também é difícil classificá-lo como bom ou mau. São questões muito subjetivas. Exemplo: pelo que li dos comentários abaixo, alguns dizem que querem eliminar o hábito de comprar parcelado e utilizar o cartão de crédito. Não vejo mal algum em ambas as atitudes. A questão é mais de equilíbrio, sabe quando e como. Por outro lado, eu poderia dizer que gostaria de adquirir o hábito de ganhar mais dinheiro. A questão é ganhar mais dinheiro porquê, para quê, como, quanto … bem como, questões como: é necessário, vale a pena (o sacrifício)? etc. Por isso, entendo bem que a razão e a motivação para se refletir sobre hábitos está nos objetivos que se quer alcançar. A vida não é perfeita, com tudo às mil maravilhas sempre. Cometemos erros. Isso é normal. Porém, acho muito interessante aquela frase que diz que: “loucura é buscar resultados diferentes, fazendo sempre tudo igual”. Se você está contente com a vida que leva e com os resultados que vem obtendo (o que dificilmente alguém irá dizer que está plenamente satisfeito), não há sentido para qualquer mudança. Mas como sempre a espaço para alguma melhora, qualquer novo aprendizado pode ajudar. Abraço.

    • É bem por aí @alexandermarcobusnardopriet:disqus. Educação Financeira não é ciência exata. Ela é da área de humanas, com um caráter subjetivo que se confunde com a própria complexidade humana. Seus comentários são muito pertinentes. Parabéns. Abração.

  • Debora Ferreira

    Prezado Professor, um dos hábitos que quero eliminar da minha vida e o uso do empréstimo pessoal, sem planejamento. As parcelas de tais empréstimos vem usurpando todo o meu orçamento, me impedindo de adquirir o hábito de ter uma reserva para o futuro e de até mesmo pagar meus credores em dia. Um grande abraço!

    • Olá Debora. Veja que esse hábito de fazer uso do empréstimo pessoal é fruto de um paradigma financeiro construído ao longo de sua vida. Agora é a hora de rever tais paradigmas e colocar em prática bons hábitos financeiros. Abração.

  • Nayara

    Olá, o meu caso eu acho um pouco mais complicado pois trabalho como autônoma juntamente com meu marido (o mais gastão a propósito) e nunca sabemos exatamente o quanto ganhamos, o q é realmente lucro, qual não devemos gastar e etc… ele fica com o cartão e todos os dias faz saques sem controle algum! Estamos sempre no cheque especial e quando recebemos mal dá pra pagar o limite, pago muitos juros de TUDO, pois tudo pago com atraso! Também não sou santa uso os 2 cartões de crédito pois nunca temos $$ e assim vai… portanto gostaria de conseguir controlar melhor todos estes gastos, as saídas do $$ e adquirir um hábito de quando era solteira de todos os meses guardar um pouco pelo menos na poupança.

    • Olá @disqus_LhG7uLgR9w:disqus. Seu caso, na verdade, é bastante comum. Ao longo de meu trabalho como educador financeiro me deparei com muitos casos como o seu. Foi por isso mesmo que no meu curso Mudança de Hábitos Financeiros dei tanta atenção aos hábitos ligados à família, de se criar novos paradigmas, ouvir empaticamente, definir objetivos em conjunto etc.
      Continue assistindo às vídeo-aulas e certamente encontrará o caminho. Abração.

  • Marcos Nascimento

    Muito bom, parabéns.

    • Muito obrigado @disqus_x3ox0EGP8s:disqus. Espero que goste das outras duas aulas também!!! Abração.

  • Ben-Hur Jales

    Um hábito que quero eliminar: pagar juros.
    Um hábito que quero incorporar: renda passiva

  • Reynario Nunes

    Quero eliminar o uso do cartão de credito e comprar na maioria das vezes a vista.
    E pretendo começar a estudar e investir no tesouro direto e em ações.

    • Olá @reynarionunes:disqus. O diagnóstico do problema é o primeiro passo para a mudança. Continue deixando seus comentários nas próximas aulas. Abração.

  • Nivia Lopes

    Quero eliminar o uso de cartão de credito e compras de roupas por compulsão
    Guardar dinheiro e comprar à vista

    • Ótimo começo @nivialopes:disqus. Agora é seguir com os estudos e caminhar rumo à mudança. Abração.

  • Rubineia

    gastos desnecessários, que me fazem retirar do dinheiro da conta da minha independência financeira.
    manter o dinheiro na conta da minha independência financeira

    • Olá Rubineia. A questão é essa mesmo. Adquirir hábitos que lhe façam jogar bem na defesa e no ataque. Assim abre-se o caminho para “ganhar o jogo”, não é mesmo? Abraço.

  • Olá Rubineia. A questão é essa mesmo. Adquirir hábitos que lhe façam jogar bem na defesa e no ataque. Assim abre-se o caminho para “ganhar o jogo”, não é mesmo? Abraço.

  • Elessandro

    eu não consigo guarda dinheiro e nem sei como e onde eu gasto meu pagamento.

    • Olá @disqus_MTAzYXPAaV:disqus… Continue assistindo às aulas desse curso e grandes transformações virão… Abração e obrigado pelo comentário.

  • Ivanildo Batista

    Excelente aula, Elisson, parabéns! Os meus gastos estão sob controle. Quero adquirir hábitos de investir não somente na poupança, mais também em outros fundos de investimentos com taxas de retorno superiores as da poupança.

    • É isso aí Ivanildo. Se já joga bem na defesa, agora é adquirir bons hábitos de ataque. Espero que aprecie as próximas aulas. Abração.

  • Tarsila Gomes

    Quero aprender a eliminar os hábitos de gastar o dinheiro que estiver na hora que vejo (na conta, na carteira e etc…) e de não fazer um controle financeiro para mim.
    Preciso aprender com urgencia e investir dinheiro e saber controlar gastos.

    • O primeiro passo já foi dado, @tarsilagomes:disqus. Agora é seguir adiante para colocar esses objetivos em prática. Abração.

  • Denise Faro

    Bom, preciso eliminar o hábito de achar comum pagar caro em um serviço diferenciado ou produto do meu agrado. Me refiro a sentir vontade de tomar um sorvete e ao invés de ir na sorveteria do bairro, quero ir naquela hiper cara, mas muito boa rsrs… Hábito frequente, quando eu quero algo eu compro sem medir as consequências…e não….não sou rica rsrs
    Hábito que preciso adquirir é de poupar dinheiro…sempre pensei assim “vou morrer mesmo, porque poupar dinheiro, passar vontade” rsrs Hoje, mais madura percebo que as coisas não são bem assim.

    Parabéns muito bacana a iniciativa! 😉

    • A experiência conta muito, não é mesmo @denise_faro:disqus… Vejo muitos jovens pensando como vc pensava, e isso não é bom para o futuro, como já percebeu. Mas sempre é hora para mudanças e espero que as próximas aulas lhe ajudem nisso. Abração.

  • Nadielly

    Olá, gostaria muito de eliminar o habito de comprar coisas desnecessárias só por vaidade, achar que realmente preciso daquela determinada coisa naquele momento ou até mesmo comprar coisas só por causa de influencias de amigos. E o habito que gostaria de adquirir é o de ter paciência e perceber que não preciso daquilo e que tenho outras prioridades que na verdade acabo deixando elas por ultimo. Se puder me ajudar e dar algumas dicas ficaria muito grata.

    • Olá @disqus_h8rhQ9Nqcr:disqus. Acredito que está NO LUGAR CERTO. Vamos com calma. Confira os próximos e-mails que vou lhe enviar, e certamente isso vai lhe ajudar E MUITO…. Abração.

  • Simone

    Olá eu de adquirir o habito de poupar pelo menos 100,00 por mês e eliminar o uso do cartão de credito.

    • Está no lugar certo @disqus_EKM49aJVmC:disqus. Assista às próximas aulas e continue firme nesse propósito. Abraços.

  • Luis

    Boa Tarde, gostaria de adquirir o hábito de investir um valor todos os dias, conseguir guardar 70% do valor total que ganho, quero eliminar o mau hábito de gastar dinheiro desnecesário, com comidas, lanches, pizza, sorvete, cerveja.

    • Como bem disse para outras pessoas, Luis, continuemos nossos estudos para que possa saber mais como é possível transformar seus hábitos de forma a alcançar seus objetivos. Forte abraço.

  • Regina Aparecida Versoza Simiã

    Olá,
    Um bom hábito que eu gostaria de adquirir e conseguir gastar menos do que ganho, pois sempre fico esperando sobrar para poder poupar e não sobra.

    E o que eu quero eliminar é o hábito de gastar por impulso.

    • Olá Regina. Veja que seus anseios são muito parecidos com os de muitas pessoas que deixaram seus comentários. Continue seus estudos e nos vemos na AULA 2. Abraços.

  • Patrícia Rodrigues

    Olá, fiquei muito feliz pelo curso, estou tentando incorporar na minha vida diária hábitos que me estimule a ser uma pessoa menos gastadeira e mais consciente….é realmente não é fácil resistir a tantas tentações no “mercado”, mas adquiri a habilidade de não ir em locais que não favorece o meus treino em adquirir novos hábitos. Um Forte abraço, Que Deus lhe abençoe sempre!

    • Obrigado pelas palavras Patrícia. Espero que aprecie sem moderação tudo o que vou lhe enviar nos próximos dias. Abração.

  • Luciano

    Muito bom curso gostei bastante

    • Opa @disqus_emBEJz7q49:disqus… espero que goste das próximas aulas… Abração.

  • Camila

    Estou mais um mês buscando adquirir o hábito de olhar na minha planilha financeira antes de qualquer saidinha! Uma forma de me lembrar quanto tenho disponível no mês para conseguir meu objetivo mais pra frente e me conscientizar…assim como agora eu estava super estressada querendo comprar alguma coisa na net e vejo um e-mail divulgando estes vídeos…salva pelo gongo!kkkkk

    • Opa, coincidência boa, não Camila? Vamos discutir muito sobre hábitos financeiros nos próximos dias. Aguarde!!!! Abraço.

  • Marcelo Azevedo

    Meu mau hábito: investir na previdência privada pensando fazer um ótimo investimento. Ao procurar conhecimento sobre finanças pessoais me dei conta que era um péssimo negócio para mim e um ótimo negócio para o banco. Bom hábito: procurei conhecer sobre o tesouro direto, descobri uma excelente opção para o meu futuro.

    • Olá @disqus_OwoRx9HFDE:disqus. Acredito que o melhor comportamento adquirido foi estudar suas opções de investimento para o futuro, não acha? Abração.

  • Luiz Mario Augsten

    Hábito que desejo eliminar: ir no mercado e comprar além daquilo que preciso. Bons hábitos: faço a minha planilha de compromissos fixos sempre com 3 meses de antecedencia e anoto todos os gastos extras, por mínimos que sejam, em outra coluna da mesma folha, dando-me a visão no mes seguinte do que é supérfluo e que devo eliminar, além de saber exatamente a saída de dinheiro que houve. Em outra coluna, anoto todas as entradas de dinheiro fixo, nas datas correspondentes, e vou anotando o dinheiro extra que vai entrando. No final do mes vejo o dinheiro que me sobrou, reservo o necessário para o mes seguinte, e aí faço os meus investimentos particulares, que me rendem mais do que investimento em banco. Nunca compro por emoção ( impulso) e distingo o que eu quero do que é necessário. Quero lhe parabenizar, prof. Elisson. Suas instruções são de grande valia para mim e também para todas as pessoas que querem evitar dores de cabeça, pois problema financeiro é o que mais desconcerta a vida das pessoas. Eu aprendi na prática da vida. Continue nesse seu ideal de ajudar as pessoas. Obrigado.

    • Primeiramente, parabéns pelo depoimento Luiz. Vejo que consegue fazer o que muitos não conseguem: sobrar dinheiro no final do mês. Geralmente, eu aconselho que as pessoas sejam controladas como você, mas guardem já no começo do mês. Só que se isso funciona para você, o negócio é manter, né? Abração.

  • Ione Camelo

    1. Hábito que desejo eliminar : gastar por impulso
    2. Hábito que desejo incorporar: economizar e viver de acordo com o planejado para o dia, para o mês.

    • Ione, então teremos muito a contribuir com esses desejos nos próximos dias. Abração e espero que continue assistindo às próximas vídeo-aulas. Abração.

  • Marcelo Azevedo

    Elisson, boa tarde! Eu aprendendo muito com a leitura dos seus artigos. Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    • Sou eu quem agradeço o comentário por aqui @disqus_OwoRx9HFDE:disqus… Abração.

  • Carolina Lauria

    O hábito que desejo eliminar é o gastar por impulso.
    O que eu desejo adquirir é saber planejar os meus gastos.

    • Então está no lugar certo @carolinalauria:disqus. Continue seus estudos e verá que muitas oportunidades virão por aí. Abraço.

  • Marco Van Brain

    Eu estava indo para uma vida sustentável em meus dois empregos, mas depois que fui contra o interesses políticos do gestores da setor público que trabalhava, meu mundo caiu.

    Eliminar: Contas bancarias que geram passivos mensais e gastar em coisas fúteis (sites que oferece serviços premium, produtos que não vou utilizar, compras online desnecessárias)

    Incorporar: Aumentar o armazenamento salarial para 30%, hoje é está em uns 5%; investir em algo que gere ROI.

    • Gostei dos hábitos a eliminar e incorporar. Espero que possa lhe ajudar nesses objetivos. Abração @marcovanbrain:disqus.

  • Naldo de Negri

    Bom dia Prof. Elisson, no meu caso tive o privilégio de ter uma prévia nas suas aulas de Educação Financeira na FSDB que me ajudou muito, mas muito mesmo na minha administração financeira, e agora com os cursos que você disponibiliza estou evoluindo ainda mais para uma autonomia financeira, antes por mim jamais imaginável, um grande abraço amigo!

    • Olá @naldodenegri:disqus. Fico muito feliz que esteja participando desse curso online também. Forte abraço e obrigado pela força.

  • Cristiano Lopes

    Olá Professor, Um dos Hábitos que tenho é quando saio com dinheiro no bolso ou tenho em casa fico com ele na cabeça e quando não gasto alguma coisa fica inquieto, quando vou a o mercado e sobra as moedinha pegou qualquer coisa para deixa-lo no mercado.

    • Veja que o primeiro passo, @disqus_dlTnK3MMgd:disqus, é o diagnóstico de quais são os hábitos que gostaríamos de eliminar. Agora, é continuar assistindo às aulas, que vem coisa boa por aí. Abraços.

  • Gileno Souza

    Bom dia Professor, gostaria de eliminar o habito que tenho de ficar “procurando “coisas para comprar que necessito, mas que atrapalham outros objetivos meus relaciinados a finanças pessoais, e gostaria de adiquirir o habito de focar na eliminaçao da minha divida ao inves de gastar o dinheiro que tenho somente com coosas que me distanciam de objetivo.
    E com o meu salario livre começar a guardar mais dinheiro para comprar as coisas que quero sem obter tantas divididas e tambem poupar parte do meu salario.
    Obrigado e sei que com essas dicas estou no caminho para atingir tais obetivos forte abraço.

    • Olá @gilenosouza:disqus. Com certeza, temos muito a discutir ainda sobre isso, mas o primeiro passo já foi dado. Parabéns pela iniciativa. Abraços.

  • Eduardo Fradeimberze

    Um habito que tenho que eliminar é o de dar prioridade a economia. E um que tenho que adquirir é de gastar mais e com prazer.

    • Opa @eduardofradeimberze:disqus, que bacana. Note que é um tipo de “problema” diferente da grande maioria que comentou. E se mostra tão importante quanto os outros, à medida que percebemos que os extremos não são uma boa saída, em se tratando de finanças pessoais. Forte abraço.

  • Fernanda

    Habito para adquirir: aprender a investir dinheiro.
    Habito para eliminar: gastar dinheiro sem planejamento.

    • Então sigamos com o curso, pois muita coisa boa vem por aí @disqus_whiE836XzG:disqus… Abraços.

  • Luciano

    muito bom o video bastante orientador, a principal questão na minha vida financeira é a falta de controle como todo.
    habito para eliminar é o de controlar a compulsividade de comprar e adquirir novos débitos sem antes quitar os existentes
    habito que gostaria de adquiri é o do planejamento e controle das receitas e despesas

    • Olá Luciano. Então está no lugar certo. Espero que mantenha a disciplina de acompanhar todos os materiais que irei lhe enviar. Abração.

  • Dayane Santos

    Oi professor! Tenho o péssimo hábito de comprar “coisas” que nem preciso. Na maioria das vezes, pra ajudar as pessoas e sempre me complico e fico no vermelho. Gostaria muito de incorporar o hábito de saber dizer “NÃO” nessas situações e aprender a fazer um bom planejamento para não ficar no zero 2 dias depois que recebo meu salário, tempo este que levo para pagar as dívidas.

    • Olá Dayane. Você tocou num ponto bastante interessante: aprender a dizer não. O interessante não é se tornar uma pessoa pior, que diz não a tudo e deixa de ajudar ao próximo. É ter clareza de dizer não quando o resultado do sim for lhe prejudicar em demasia. Isso só é possível com muito autoconhecimento, e você verá que ainda vamos chegar lá… Aguarde!!!!

  • Ruth Moreira de Oliveira

    Não consigo guardar dinheiro, mesmo quando não há necessidade de gastá-lo eu acabo encontrando.
    Faço planejamento de gastos mensalmente e consigo seguir a risca tudo que planejo.

    • Olá @disqus_t8xT76IIPm:disqus. Essa é uma grande dificuldade dentro do campo das finanças pessoais. Conseguir utilizar das ferramentas de controle (fluxo de caixa) para ajudar nas tomadas de decisão do dia a dia. E tudo isso passa, necessariamente, pela aquisição de bons hábitos financeiros. Certamente essas aulas vão lhe ajudar nessa jornada. Abraços.

  • Adriana Castro

    Hábito a eliminar: gasto muita energia no meu planejamento para conseguir pagar minhas contas.
    Hábito a adquirir: guardar uma porcentagem do meu salário e só depois pagar minhas contas.

    • Olá Adriana. Gostei da reflexão. Em meus cursos abordo exatamente esses pontos por você destacado. Parabéns!!!! Espero que esse curso ajude na melhoria de seus hábitos financeiros. Abração.

  • Samantha

    Habito a Eliminar: Gastar dinheiro em coisas que não são urgentes.
    Habito a Adquirir: Conseguir fazer planejamento mensal

    • Olá Samantha. Continue os estudos e verá como podemos ajudá-la nessa jornada. Abração.

  • Ane

    Olá eu quero parar de comprar besteiras inúteis e fazer poupança, nem que sejam R$ 10,00/semana. Simples 😉

  • Hábitos a eliminar: gastar sem um planejamento
    Hábitos a adquirir: Controle rígido nas minhas finanças

    • Um complementa o outro, não é mesmo @disqus_e3Uvto1eqm:disqus? Um forte abraço e até a próxima aula.

  • José

    Hábito à eliminar: Comprar por impulso
    Hábito à adquirir: perseverar em um planejamento e concluir qual o melhor caminho a seguir.

    • Para isso, José, teremos que trabalhar muito o autoconhecimento e autocontrole emocional. É possível mas depende de você perseverar. Abração.

  • Ana Regina Do Nascimento Berna

    Hábito a eliminar gostar de comprar quaisquer coisa
    Hábito de fazer uma poupança mensal

    • É isso aí @anareginadonascimentoberna:disqus. Agora é continuar assistindo às próximas aulas e conseguir alcançar esses objetivos. Abraços e obrigado pelo comentário.

  • Claudia

    eliminar hábito de comprar por impulso
    adquirir hábito de aplicar o dinheiro na poupança

    • Então continuemos juntos nessas aulas e veremos como isso é possível. Abraços Claudio.

  • Ossimar

    Eliminar o hábito de procastinar.
    Adquirir o hábito de disciplina para aquisição de conhecimentos e aplicação aplicação prática dos aprendizados.

  • Carla Farias

    Eliminar o hábito de gastar com qualquer coisa, principalmente com lanches.
    Adquirir o hábito de guardar mais, poupança até tenho, mais de onde tira e não coloca um dia acaba.

    • Parabéns pela iniciativa Carla. Agora é continuar os estudos. Vamos lá!!!!!!!!!!!

  • Raphaelly Da Silva Torres

    habito a eliminar: usar o limite do cheque especial, já estava contando como se fizesse parte do meu salario.
    habito a adquirir: anotar os gastos e analisá-los melhor, economizar, ter mais paciência, costumo tomar boas atitudes financeiras mas não duram, por não mostrar resultado imediato, preciso de disciplina militar.

    • Olá @raphaellydasilvatorres:disqus. Parar de usar o cheque especial é um hábito a ser eliminado importantíssimo. Quanto ao hábito a adquirir, já adianto algo. Não se proponha grandes mudanças logo de início. Isso pode ser um tiro no pé. Se continuar assistindo aos vídeos e lendo meus emails, verá que o processo de mudança de hábitos requer cautela no início. Se não haverá uma grande chance de desistirmos!!!!! Continue perseverando!!!!! Abraços.

  • Almira Silva

    Primeiramente parabéns pelo seu curso, ontem mesmo li o artigo Finanças e comportamento, estou participando do Eumecomprometo, que maravilha, devorei todo em conteúdo.
    Hábito a eliminar: gastar sem necessidade, na maioria das vezes para os filhos, pois sempre acabo me prejudicando.
    Hábito a adquirir: usar a palavra “NÃO” com a firmeza e segurança que ela impõe, fazer planejamento financeiro e seguí-lo.
    Um grande abraço.

    • Olá @almirasilva:disqus. Sou eu quem agradeço as palavras e espero poder ajudar cada dia mais… abração.

  • Italo

    Obrigado pelo curso gratuito de qualidade, já comecei economizando!

    Hábito a eliminar: gasto muito dinheiro com roupas de marca, porém fico com receio de comprar algo mais em conta e não durar tanto quanto.

    Hábito a adquirir: gostaria de levar sanduíche ou algum tipo de lanche pra faculdade, já almoço no bandeijão para reduzir o custo do almoço, mas sempre dá fome nos intervalos e acabo pagando caro nas lanchonetes.

    Italo Marques
    Técnico em mecânica e Aluno de Engenharia

    • É isso aí Ítalo. Diagnosticar e começar pequeno. Mudando hábitos simples. Com o domínio e controle dos hábitos, grandes mudanças se tornarão possíveis. Abração e obrigado pelo comentário.

  • Patrícia Aparecida

    Gostei muito do curso.
    Hábitos que desejo eliminar: 1. Parar de usar cheque especial, 2. Parar de ir ao shoping gastar. 3 Procastinar.
    Hábitos que desejo adquirir: Poupar dinheiro, estudar.

    • Um belo começo @disqus_ptUchComp4:disqus. Continue firme nos estudos.

  • Celia

    Elisson, obrigada pelo curso.
    Hábito a eliminar: às vezes compro coisas que não me fazem falta. Mas há um tempo já tenho me perguntado “Preciso disso?”
    Hábito a adquirir: aprender sobre como melhor investir meu dinheiro.
    Célia

    • Olá @disqus_oDJAGTmeqC:disqus. Sou eu quem agradeço por participar. Continue perseverando!!!!! Estamos aqui para ajudar. Abração.

  • Sol

    Olá Elisson, Obrigada pelo curso.
    Hábito a Eliminar: Comprar coisas por impulso na internet.
    Hábito a incorporar: Poupar mais para realizar sonhos: Reforma de casa e viagens que adoro.

    • Olá Sol. Estamos aqui para ajudar-lhe nessa jornada. Até a aula 2. Abç.

  • Ana Beatriz M. Melo

    Prazer prof. Elisson. Gostei das suas primeiras orientações e já iniciei a leitura do e-book, está super bom. Gratidão. Hábito a eliminar : comprar por impulso. Hábito a incorporar: saber qual a melhor forma , dependendo da situação do país , em aplicar dinheiro, poupando para depois mais adiante e de forma planejada usá-lo para realizar os meus sonhos, que são muitos!!kkk ? Outro aprender a fazer planilhas!

    • Olá Ana. E poir falar em “aprender a fazer planilhas” esse é um projeto que tenho para 2015: um curso online sobre planilhas financeiras em excel… vamos ver se tudo dá certo. Abração.

  • Matheus Rodrigues

    Hábito a eliminar: Comprar besteiras por impulso durante o dia na rua e também quando estou em casa na internet.
    Hábito a adquirir: Conseguir assim que receber meu salário separar 20% para algum tipo de poupança/investimento.
    Obs: Já faço algumas planilhas e tenho previsibilidade dos meus gastos, porém, na maioria das vezes não consigo finalizar o mês de acordo com o que descrevi no início do mês em minha planilha de planejamentos, ou seja, eu compro mais do que eu determinei como meta no início do mês.

    • Olá Matheus. Esse é um problema que aflige muitas pessoas: ter as ferramentas certas, mas não usá-las adequadamente. Vamos continuando nossos estudos que muita coisa há de vir por aí… Abraços.

  • Silvia Alves

    Boa tarde, gostaria de conhecer sobre investimentos, que não a poupança, para adquirir o hábito de realizar bons investimentos. Não sou consumista e consigo guardar algum dinheiro mas tenho lidado apenas com poupança e titulos de capitalização. Também preciso adquirir o hábito de planilhar as finanças pessoais. Obrigada.

    • Olá Silvia. Existe um caminho interessante até chegarmos lá. Enquanto isso, assista às aulas que estou enviando-lhe e vamos conversando. Abração.

  • Denilson Leite Gomes

    Boa tarde! Tenho alguns hábitos que há muito tempo tem me deixado na condição de “endividado” que consegue pagar as contas, mas não consegue poupar. Felizmente tenho melhorado meus ganhos paulatinamente, porém também aumentei meu padrão de vida, ou seja, fiquei na mesma. Hábitos a eliminar: gastar todo o salário e às vezes entrar no limite da conta. Hábito a adquirir: Poupar e não me sentir motivado a gastar os ultimos sentavos da conta.

    • Está no lugar certo @denilsonleitegomes:disqus. Continue assistindo às aulas e verá como poderemos lhe ajudar. Abração.

  • Paulo Forquilha

    OLA PROFESSOR EU TENHO UM HABITO DE FAZER EMPRESTIMO PARA EMVERTI MAIS NÃO TA DANDO RESUTADO POR FAVOR MI DE UMA DICA.. OBRIGADO

  • Cristina

    OI, Professor sou imensamente grata pela partilha dos seus conhecimentos!

    Hábito eliminar: Fazer empréstimos um atrás do outro

    Hábito incorporar: Fazer um planejamento financeiro

    • Olá Cristina. Então está no lugar certo. Espero que goste do restante do curso. Abração.

  • Israel Ruiz

    Olá professor, meu Habitio a eliminar: não usar mais o especial do banco Habito a manter: fazer o planejamento financeiro. Professor meu maior problema tem sido com o fluxo de caixa inconstante, pois trabalho como autonomo e nem sempre tenho os valores financeiros nos dias necessários para pagar as contas.

    • Olá @disqus_U3l4K0rp58:disqus. Vendo esse seu problema, vejo que temos muito a lhe ajudar daqui para frente. Continue perseverando no curso e entre em contato, sempre que julgar necessário. Abração.

  • Alessandro Ramos

    Eliminar: a utilização do especial. Manter: melhorar ainda mais minha planilha de gastos!!!

    • Continuemos nossos esforços ao longo dos próximos dias @disqus_Eceya7qWgC:disqus. Abraços.

  • Jonatas Cunha dos Santos

    Hábito a Eliminar a procrastinação de começar a investir e ganhar dinheiro com a educação financeira;
    Hábito a manter investir em Previdência Privada e poupança.

    Obrigado professor por compartilhar deste assunto tão carente em nosso pais.

    Jonatas.

    • Olá Jonatas. Sou eu quem agradeço o comentário. Estamos juntos nessa. Abração.

  • carla

    Hábitos a eliminar: gastar todo o salário e nao ir atrás para ganhar mais, pois ja tenho feito isso, e é causa de desmotivacao para seguir adiante, vou sempre de trás, tirando de um lado para tapar outro buraco.
    Hábito a adquirir: fazer um planejamento financiero para conseguir poupar.

    Muito obrigada por enquanto

    • Está no lugar certo @disqus_mp4v4zSzkI:disqus. Continue seus estudos. Abração e obrigado pelo comentário.

  • Helaine Oliveira

    Hábito a eliminar: consumismo, comprar além do necessário;
    hábito a adquirir: fazer planejamento das finanças pessoais e aprender como investir melhor esse dinheiro.

    Obrigada pela iniciativa e conhecimentos.

    • Olá @helaineoliveira:disqus. Veja que suas respostas são o desejo de muitos que responderam a essa mesma questão aqui na página. E a pergunta que fica é: por que é tão difícil consumir menos e planejar as finanças? Para ajudar nessa reflexão, não deixe de assistir às próximas aulas. Abração e continue seus estudos.

  • Yuri

    Habitos a eliminar: Consumismo.
    Habitos a incorporar: Planejamento, poupar e investir.

    • Olá Yuri. Continue assistindo às vídeo-aulas e veja como posso lhe ajudar nessa jornada. Forte abraço e estamos juntos.

  • Paulo

    Hábitos a eliminar: procrastinação e querer fazer tudo ao ao mesmo tempo.
    Hábitos a incorporar: saber destinar melhor as aplicações e terminar o que se começa.

    • Tocou em pontos importantes, Paulo. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo e é sempre preciso terminar o que se começa (principalmente se for importante). Continue seus estudos que temos muito a lhe ajudar. Abraços.

  • Nadia

    Hábito a eliminar:gastar tudo que ganho e não conseguir poupar.
    Hábito a incorporar: poupar para investimentos futuros.

    • Uma coisa complementa a outra, não é mesmo @disqus_s6YySqYkkP:disqus. Então, veja a importância dos hábitos nesse contexto. Continue seus estudos que vem muita coisa boa por aí. Abraços.

  • Arturo Pardo Lozano

    Hábito para eliminar: Comprar sem saber o custo do que compro
    Hábito para Incorporar: fazer orçamento dos meus gastos

    • Uma coisa complementa a outra, não é mesmo @arturopardolozano:disqus? Continue assistindo às aulas e participando que tenho certeza que muita coisa vai mudar. Abração.

  • j mario

    hábito a eliminar: comodismo achar que tudo é facíl e que a qualquer hora podemos fazer.

    hábito a incorporar:aproveitar o tempo livre estudando sobre boas formas de investir.

    • É isso aí j mario…comodismo OUT, estudar/mudar IN… estamos juntos nessa. Abraços.

    • j mario

      comecei a assistir ,sei que tenho muito a ganhar, obrigado pela iniciativa,abraços.

  • eliana

    habito a eliminar : gastar mais do que ganho , comprar por compulsão.
    habito a incorporar: fazer planejamento das finanças para o futuro.

    • Veja como são as coisas, Eliana. Sabemos o que é importante, mas procrastinamos ou simplesmente não conseguimos adquirir o hábito. Mas estamos aqui para ajudá-la. Continue seus estudos.

  • adriana patricia

    eliminar, não consigo sair do aluguel ha treze anos.adiguirir.quero fazer algum curso mas não sei definir o que, uma vez que trabalho em hospital, sua aula é muito boa obg.

    • Olá @disqus_rXTeUekOKa:disqus. Viver de aluguel pode não ser um mau hábito, desde que seja acompanhado de outros bons. Continue acompanhando as aulas e entre em contato sempre que precisar. Abraço.

  • sandra

    Eliminar:gasto com cartão de crédito e lazer
    Adquirir: gostaria de preparar e levar minhas próprias refeições p o trabalho ao invés de almoçar e lanchar fora todos os dias…Além de mais saudável economizaria uma grana. .

    • Sandra, gostaria de fazer apenas uma ressalva. Gastar com o cartão e ter lazer não é o problema, desde que isso seja feito da maneira certa. Vamos nos falando ao longo do curso. Abração.

  • azunav

    Eliminar gastos com cartões e adquirir habitos de poupar uma grana!

  • Rosane

    Hábito a eliminar: Comprometer todo o meu salário com despesas fixas.
    Hábito a incorporar: Poupar.

    • Continue seus estudos que mostremos como atingir esses objetivos. Obrigado Rosane.

  • Flavia

    Eliminar a preguiça de pensar em finanças, adquirir o hábito de guardar parte dos meus ganhos assim que eles chegam até mim.

    • Essa questão da preguiça será abordada na terceira aula do curso, Flávia. Até lá, bons estudos e obrigado pelo comentário.

  • Regina CFX

    Eliminar: Disponibilidade excessiva para com o outro, que acaba demandando tempo, dinheiro, energia fisica e mental.
    Incorporar: Aprimorar meus conhecimentos em relação às finanças.

    • Questões bastante profundas Regina. Vamos continuar trabalhando em cima disso. Parabéns!!!

  • Luciana

    Eliminar: retirada de dinheiro sem controle, disponibilidade pra todos que provoca cansaço físico e mental.
    Incorporar: ter controle maior das retiradas, cuidar mais de mim, ter uma atenção maior aos meus projetos.

    • Tocou em questões importantes Luciana. Veja que mesmo sabendo o que há de ser feito, fica difícil de colocar em prática, não é mesmo? Mas estamos aqui para ajudar. Abração e até a próxima aula.

  • Remi Cristino Crisci

    Eliminar: superfluos ex: bebidas costumo beber todo dia.
    Incorporar: aprender controlar entrada e saída, vender mais meus produtos.

    • Olá Remi. Beber todo dia é um hábito importante de ser eliminado não só para o bolso, como também para a saúde. Na verdade, essa ampla visão sobre nossos hábitos é essencial para que o conjunto da obra tenha sucesso. Abraços e até mais.

  • Maria Vanda

    Eliminar gastos com produtos de beleza em excesso, tempo dedicado a outras pessoas, comprar coisas que não tem necessidade.

    Incorporar bom estudo para alcançar um emprego com um melhor salário, aprender sobre educação financeira, controle emocional. Também gostaria de saber como educar minha mãe que só pensa em viver de empréstimos. Prof: peço orientação para explicar para ela. Obrigada!!!

    • O excesso nunca é bom, não é mesmo Maria? Quanto à sua mãe, convide-a para assistir a esse vídeo, entrando no PROJETO 2015 junto com você. Não imponha, converse e convide… Acho que vai ser uma experiência muito bacana. Abraços e até a próxima aula.

  • Sebastiao

    Eliminar financiamento da caixa,condominio,um dos carros,retiradas desenfreadas e gastos excessivos.
    Incorporar uma reserva financeira que até hoje nunca fiz. Investimento em tesouro direto.

    • Olá Sebastião. Gostei da reflexão. Ao longo desse curso gratuito espero poder ajudar em todos esses aspectos. Abraços e até a próxima aula.

  • Anna

    Tenho o habito de atrazar as contas. De deixar juntar tudo pra depois pagar as mais urgentes e mais necessarias, porque o dinheiro nunca da pra tudo, se torna um rodizio, um mes uma fica outro mes outra e por ai vai acumulando juros e multas. Devo controlar melhor minhas dividas.

    • Olá @disqus_KNd6brqfGr:disqus. Você vai ver nas próximas aulas (principalmente na terceira) porque esses comportamentos aparecem. Conte comigo no que precisar. Abração e estamos juntos.

  • rosi

    controlar mais minhas despesas. E sempre aprender sobre estes assuntos.

    • Então continue fazendo as aulas do curso rosi… temos muito a aprender… Abração.

  • Ricardo

    Desejo eliminar o consumo e adquirir o hábito de poupar dinehiro

    • O lugar é aqui e a hora é essa. Continue assistindo às aulas e teremos muito a crescer. Abraços Ricardo.

  • Matheus Falcao

    Pretendo eliminar o hábito de lanchar no trabalho e na faculdade (sendo que posso economizar levando de casa) e adquirir o hábito de poupar parte do meu salário mensalmente, de maneira contínua, para realizar meus sonhos.

    • O hábito de poupar é muito importante @matheusfalcao:disqus. Ainda veremos isso mais a fundo nos próximos vídeos. Abração e continue seus estudos.

  • Natanael

    Pretendo evitar ir constantemente aos mesmos restaurantes pagando caro por comidas que posso fazer em casa.

    • Podemos ajudar-lhe nessa jornada, @disqus_cpqkTxCzJY:disqus. Continue assistindo às aulas. Abração.

  • Carlos A de Oliveira

    Professor. Eu tenho que eliminar hábito compra por impulso. E adquirir hábito controlar os meus cartões de créditos usarem somente quando for necessário.

    • Esses são hábitos muito importantes que realmente precisam ser incorporados, @carlosadeoliveira:disqus. Ainda vem muita reflexão por aí. Não deixe de verificar seus e-mails.

  • Darci Junior

    Professor , gasto com besteiras e na emoção, quero investir parte do meu dinheiro em lotes . Abraço

    • Olá @darcijunior:disqus. Temos muito a lhe ajudar nesses hábitos. Não perca os próximos e-mails que vou lhe enviar. Abração.

  • Taisa Borim De Simone

    Boa noite, um habito que pretendo eliminar e o pagamento de juros com cartão e financiamentos, pra poder todo mes guardar parte do salario pra poder viajar

    • Então continue assistindo às aulas @taisaborimdesimone:disqus, que vem muita coisa de qualidade por ai… Parabéns pelo início.

  • Claudia Lellis

    Boa tarde, o hábito que gostaria de eliminar é o de comprar muitas roupas para mim e para minha filha e o que gostaria de adquirir seria o de guardar nem que fosse um pouquinho do meu salário todo mes.

    • Vamos trabalhar nisso ao longo dos próximos dias @claudialellis:disqus. Parabéns pelo primeiro passo.

  • Silvia Jacomini

    Boa tarde! Gostaria de evitar o hábito de comprar(gastar) antes mesmo de ganhar(receber), e o hábito que gostaria de adquirir é de guardar um percentual do que ganhar mensalmente.

    • É isso mesmo Silvia. É preciso ter bons hábitos para jogar bem na defesa e no ataque. Veremos isso mais a fundo adiante. Abração e parabéns pelo esforço.

  • LuFarias

    Desejo adquirir o hábito de aplicar melhor o dinheiro que sobra! Desejo eliminar o hábito de procrastinar. Obrigada pelo curso!

    • Olá @lufarias:disqus. Sou em quem agradeço seu comentário por aqui. Espero que aprecie os conteúdos futuros. Abração.

  • Daniel

    Boa tarde. O que desejo e aprender como investir. Calcular antecipadamente a rentabilidade dos diversos produtos financeiros que existe. Para fazer a melhor escolha. Muito obrigado professor

    • Olá Daniel. Esses são hábitos super importantes, dado que você já deve ter os hábitos de não consumir de forma descontrolada. Espero que esse curso possa contribuir com seu intuito. Abração e obrigado pelo comentário.

  • Graziele

    Boa noite! Quero eliminar o hábito de comprar por impulso e depois ficar arrependida. Quero adquirir o hábito de dar mais valor no meu dinheiro e guardar todo mês um pouco. Obrigada!

    • Olá Graziele, veja que você tem o desejo de muitos que aqui comentaram. Parar de comprar por impulso e começar a guardar dinheiro para o futuro. Estamos juntos nessa e poderei lhe ajudar muito nesse objetivo. Continue acompanhando as aulas. Abração.

  • Maria Cristina Rocha

    Olá ! O hábito que preciso eliminar é o de comprar sem necessidade, o hábito que quero e preciso adquirir é o de poupar.

    • Chegou ao lugar certo @mariacristinarocha:disqus. Não deixe de adquirir o primeiro hábito que é o de fazer todas as aulas desse curso. Parabéns pela iniciativa e estamos juntos.

  • Danielle Cazaroto Thomaz

    Olá professor, já tenho o hábito de guardar um percentual do meu salário e o que quero aprender agora é como empreender melhor meu dinheiro. Como aplicar, em que modalidade investir, calcular rentabilidade, etc. Já tenho uma grana guardada e estou estudando para poder aplicá-la a longo e curto prazo considerando meus objetivos para o futuro. Obrigada pelo curso!

    • Olá Danielle. Você verá que o presente curso e seus desdobramentos vão muito na linha dos hábitos, não indo a fundo na questão dos investimentos. Porém, aconselho que termine todas as aulas e, se quiser algum auxílio posterior, bastará entrar em contato comigo por email. Abração.

  • Geislene Alves

    Gostaria de perder o péssimo hábito de comprar por impulso e adquirir o hábito e a força de vontade para adquirir educação financeira, pois como a minha situação está desesperadora, nem tenho ânimo para estudá-la e transformá-la. Obrigada pelo curso, pois já deu-me alguma esperança!

    • Não desista de você @geislenealves:disqus. Todo meu trabalho enquanto educador financeiro é para ajudar pessoas em situação parecida com a sua. Tempo e perseverança é a saída, e a recompensa é uma vida plena e de dar orgulho. Continue assistindo às aulas e lendo meus e-mails que certamente em 2015 estaremos juntos. Abração.

  • Patricia Sousa

    Olá professor, o hábito que desejo eliminar é o de comprar além do que ganho, por causa desse hábito ando vivendo de empréstimos ultimamente, e o hábito que desejo e vou adquirir é de poupar parte do meu salário adorei a aula tenho certeza que vou conseguir com sua ajuda.

    • Olá Patrícia. Estamos juntos nessa, com certeza. Continue abrindo os e-mails que vou lhe enviando e não deixe para depois o que pode começar agora. Abração e até a próxima aula.

  • Sil Leares

    Gostaria de eliminar o mal habito de comprar por impulso, e se deixo dinheiro em casa, eu saio gastando com coisas que ñ são úteis, mas sim por prazer momentâneos ou ate mesmo alimentos calóricos, ja q sou apaixonada por doces , queria muito de adquirir o habito de ter minhas contas sob controle, saber quanto gasto e quanto ganho, parar de fazer contas além do q eu recebo.

    • Olá Sil. Continue conferindo os materiais que estou lhe enviando e tenho certeza que muita coisa vai mudar. Um forte abraço e parabéns pela iniciativa.

  • Jorge Getulio

    Gostaria de saber comparar para economizar e investir e incorporar este hábito. Já me sinto um pouco menos ignorante, mas ainda muito inseguro e vacilante para conseguir convencer a minha esposa a encampar a idéia.

    • Olá Jorge. No meu curso online – versão paga – falo muito sobre essa questão. Quem sabe não nos encontramos por lá em 2015. Tenho muitos exemplos de alunos que melhoraram bastante a relação com seu cônjuge, no que se refere à administração do orçamento familiar. Um abraço e continue seus estudos.

  • Lucas

    O hábito nocivo que vou eliminar é deixar as contas vencerem, mesmo estando como o dinheiro, por descuido. As vezes pago com um dia de atraso e acabo arcando com multa e juros, que mesmo sendo de pequeno valor, quando somadas fazem um estrago considerável. O hábito positivo que vou desenvolver e me disciplinar por meio de mecanismos mais eficientes de controle de fluxo de caixa para que pague TODAS as minhas contas no prazo.

    • Belíssima reflexão Lucas. Espero que esse curso possa lhe ajudar nessa jornada… Forte abraço e até a próxima aula.

  • Kikao

    Programação financeira, zero exesso de compras nos finais de semana ” cerveja”
    Organização orçamentária e aplicação financeira. zero.
    Deixa estourar depois me viro.

    • Melhor tomar atitudes para não colher maus frutos no futuro, não é mesmo Kiko? Abração.

  • Luis Henrique

    Eliminar o péssimo hábito de comprar por impulso e adquirir o hábito de guardar parte do que ganho.

    • É o básico e mais importante das finanças pessoais. Estamos juntos nessa Luis. Abração.

  • Mariana Ramos

    O péssimo hábito que já estou tentando eliminar é o de não planejar meus gastos, e o que desejo é adquirir é uma inteligencia financeira, para poder colher os frutos desse aprendizado e poder compartilhá-lo.

    • Está no lugar certo Mariana. Aqui vamos trilhar um caminho em que mostrarei como dominar seus próprios hábitos de forma a colher os frutos que deseja. Continue em seus estudos.

  • José Rodriguez

    Eliminar a Procrastinação e adquirir comprometimento para aprender a investir de forma correta.

    • Estamos no caminho certo José. Continue com a força de vontade e estudando que chegaremos lá. Abração.

  • Wallace Eduardo

    meu hábito ruim é primeiro fazer a dívida pra depois pagar, tipo comprar no cartão e outro péssimo hábito é o de primeiro pagar todas as contas e dívidas pra depois esperar sobrar pra guardar, isso é terrível sempre dá errado. Preciso criar o hábito de orçar minhas contas, panejar gastos com bens duráveis, poupar pra depois comprar. mas enfim acho dessa vez eu consigo, rumo ao sucesso nas finanças pessoais…

    • Estamos juntos nessa @wallaceeduardo:disqus. Continue perseverando que muita coisa boa há de vir. Abração.

  • Luciana Medina Pereira

    Quero eliminar o hábito de comprar roupa todo mês (Ngm precisa de tanta roupa rsrs) e quero adquirir o habito de investir em tesouro direto mas ainda tenho medo de tirar o dinheiro da poupança (a qual eu consigo administrar melhor) e investir em algo não tão bom para mim ou que eu consiga administrar.

    • Olá @lucianamedinapereira:disqus. Parabéns pela inciativa em aderir a esse curso. O negócio é um passo de cada vez. Continue assistindo às vídeo-aulas e verá que temos muito a acrescentar nesses aspectos que você citou. Abração.

  • Rosangela Batista

    O meu mau hábito é comprar excesso, e perder o controle dos gastos, meu bom hábito é gostar de investir em imóvies,

    • Olá Rosangela. Espero que esse curso ajude nessa reconstrução de seus hábitos financeiros. Estamos juntos nessa, a partir de agora. Sucesso e força por aí.

  • JANDINA DE MATOS DAVID

    Um mau hábito é comprar alimentos calóricos sem necessidade,kkkkkk,gostaria de criar o bom hábito de investir meu dinheiro,mas tenho medo de perder tudo de uma vez….

    • Olá @jandinadematosdavid:disqus. O negócio é estudar investimentos e perder esse medo que não tem tanto fundamento assim. Abração e obrigado pela participação.

  • Noelson

    Habitos que quero eliminar, ir no mercado mais de uma vez por semana, sair a noite mais de uma vez por mes,
    habitos que desejo ter: estudar em media 4h por semana sobre a economia brasileira, e estudar um curso de investimento que possuo em media 4 aulas por semana,

    • Olá Noelson. Você verá mais adiante que tenho um curso online que aborda exatamente COMO incorporar cada um desses hábitos. Continue perseverando… Abração.

  • Thiago Monteiro

    Hábito que devo Eliminar é comprar apenas porque quero e não porque preciso, no entanto costumo guardar de 20 a 30% do que recebo e quero adquirir o Hábito de Investir em ativos melhores que a poupança.

    • Muito boa reflexão @disqus_qGIQadEPkC:disqus. Agora é continuar os estudos nesse curso e com os próximos e-mails que lhe enviarei, para colocar tudo isso em prática. Abração.

  • Eliana

    Hábito que preciso eliminar, é comprar por impulso, sem estar precisando daquilo no momento , pior nunca compro um só…
    preciso adquirir o hábito de poupar, trabalho por conta e ainda não consegui fazer meu próprio capital de giro, o que esta me deixando muito tensa..

    • Olá @disqus_enaJY6tLql:disqus. Adiantando um pouco o assunto, você verá que tenho um curso online que se encaixa exatamente no seu perfil. Continue seus estudos e verá!!!! Parabéns pela iniciativa em enfrentar o problema….

  • Rosiane Lima

    Preciso eliminar as compras sem necessidade e adquirir conhecimento e experiência para fazer meu salario ou parte dele render.

    • Está no lugar certo @rosiane_lima:disqus. Continue perseverando que muitos frutos serão colhidos em 2015. Estamos juntos nessa!! Abração.

  • Nelson Dias

    Tenho o hábito de acreditar que será fácil pagar depois, preciso adquirir o hábito de não acreditar que, fazendo a compra primeiro, depois saberei como pagar.

    • Realmente Nelson, essa é uma armadilha perigosa e que espero, com esse curso e demais informações, poder ajudar-lhe de forma efetiva. Abração e continue seus estudos.

  • Um hábito que pretendo eliminar é o de deixar de utilizar excessivamente o cartão de crédito e pretendo incorporar um mapeamento/controle dos meus gastos mensais. Sou autônomo e sei que preciso de uma vigilância financeira ainda maior para manter a minha saúde financeira em dias.

    • É isso aí Tiago. Continue trabalhando firme nesse seu propósito de mudar hábitos financeiros que estamos juntos nessa. Abração.

  • Monica

    Eu gostaria de evitar disperdicios, sempre compro algumas coisas em excesso e acabo despediçando, muita comida, muitas coisas que acabo não usando e gostaria de poupar mais.

    • Está no lugar certo Monica. Continue assistindo às próximas aulas e verá como posso ajudá-la nesse processo. Abraços.

  • ANa Paula

    gostaria de nao ir tantas vezes no mercado, porque a cada vez que a gente vai pra comprar X e vem com 5X. E eu preciso fazer ensinar os meus filhos a seguir uma planilha a risca, eles sao muito gastoēs.

    • VAmos com calma @disqus_z1vJDvMrLz:disqus. Mudanças bruscas geralmente dão errado. Continue seus estudos e veremos como ajudar nesse processo. Abração.

  • Carolina Moraes

    Mal hábito a eliminar: utilizar o limite do cheque especial como capital.
    Bom hábito a adquirir: fazer com que meus controles financeiros (que já existem) realmente aconteçam, pois normalmente o que planejo no excel não é que acontece na vida real, o “orçado” fica distante do “realizado” pois não mexo na planilha todos os dias, mas normalmente em datas de pagamento/vencimento de contas.

    • Realmente, @disqus_xGcvwceSDk:disqus, usar o limite do cheque especial é um hábito importante de ser eliminado, o quanto antes. Já conseguir planejar bem o orçamento, virá na sequência. Parabéns pela iniciativa e continue assistindo às aulas.

  • Ricardo

    Gostaria de adquirir o hábito de alimentar a planilha de orçamentos que faço, pois minhas compras, na maior parte das vezes, é realizada com o cartão de crédito, então em um mês consigo lançar o que compro e com isto já sei o que terei que pagar no mês seguinte sem estourar o limite, e no outro mês eu não consigo lançar o que compro, perdendo assim a visão do que terei que pagar.

    • Olá Ricardo.Nesse caso o curso “Mudança de Hábitos Financeiros” poderá lhe ajudar, E MUITO. Continue conferindo as próximas aulas e saberá como fazer sua inscrição. Abração.

  • Ana Claudia Coimbra

    Gostaria de ELIMINAR o hábito de comprar por impulso, sem planejamento! E gostaria de ADIQUIRIR o hábito de dar um destino certo ao meu dinheiro todo mês, separar e principalmente ter uma quantia certa todo mês pra poupar.

    • Está no lugar certo @anaclaudiacoimbra:disqus. Continue assistindo às próximas aulas e verá muita coisa boa. Abração.

  • Horácio

    Não sou gastador, mas quero eliminar o hábito de manter meu suado dinheirinho em conta corrente e ao mesmo tempo quero adquirir o hábito de aplicar algum dinheiro mensalmente, mas como e onde?

  • Seba Silva

    O hábito que eu quero eliminar é o de ser recíproco. Não sou de dar presentes, mas se ganho um fico me sentindo na obrigação de dar um também.
    o hábito que eu quero adquirir é o de poupar uma parte das receitas todos os meses antes de sair pagando os compromissos e gastando.
    Também quero cortar mais gastos, e aumentar as receitas. Vai depender de um esforço inicial mas o resultado eu sei que vai compensar.

  • Vera Jordao

    Gostaria de eliminar o hábito de comprar coisas sem ser de necessidade básica para a vida e gostaria de ter o hábito de anotar tudo o que gasto como prioridade do dia!

    • Esses são hábitos essenciais, mas difíceis de incorporar sem uma técnica adequada, não é mesmo @verajordao:disqus? Mas no curso Mudança de Hábitos Financeiros ensino como “fazer acontecer” de forma eficaz. Abração.

  • Rodrigo Barbosa

    Deixar de utilizar o cartão de crédito e buscar um novo ativo financeiro para aumentar a renda…

  • Rose Alves

    Quero deixar de contar com linhas de credito como: cartoes e cheque especial, fazer uma planilha de gastos cortar supérfluos! Essa é a minha decisão defenciva, o ataque estou ainda estudando!!!

    • Mas é assim mesmo @disqus_SteJBjwVOu:disqus. Primeiro cuidamos da defesa, para só depois partirmos para o ataque. Uma coisa de cada vez. Abração e parabéns pela iniciativa de fazer o curso.

  • Waldemiro Pais Campos Filho

    Quero aprender aplicar em outros ativos e não so na velha caderneta de poupança.

    • Tão importante quanto jogar bem na defesa, fazer dos investimentos um forte aliado também é importante @waldemiropaiscamposfilho:disqus. Abração e obrigado pelo comentário.

  • Carlos Roberto

    Sair com frequência com os amigos o que faz gastar u mbom dinheiro
    E aprender a agir na bolsa de valores, não apenas em renda fixa como LCA e Tesouro Direto

    • Olá Carlos. Sair com os amigos é bom. Talvez adaptar essas saídas para algo que não gaste tanto dinheiro. Quanto aos investimentos, estudo e prudência são as palavras chave. Abração.

  • Vanessa

    Boa noite professor! Muito interessante esse exercicio… e também o primeiro video. Me fez repensar e perceber o pessimo hábito de ir ao supermercado sem uma lista do que está faltando realmente. As raras vezes que faço uma listinha, dificilmente trago superfluos. Desejo que esse hábito seja tão automatico quanto lavar os rosto ao acordar… Muito grata!

    • É sobre exatamente esses pontos que vamos refletir a partir de agora, caso você tenha confirmado o recebimento dos próximos e-mails, Vanessa. Continue deixando seus comentários e verá que temos muita coisa a debater ainda. Abração.

  • Nara Liliane Teixeira

    O que eu quero, e preciso urgentemente, é eliminar gastos desnecessários na alimentação da família – consumimos muita coisa pronta que além de pesar no orçamento prejudica a saúde – e os gastos do convênio pq como não envolve dinheiro fica fácil ir na loja, dar presentes, adquirir qual quer tipo de produto mas isto vem descontado na folha. O que quero incorporar como hábito é guardar uma parte do que recebo na poupança e para comprar alguma coisa que queira à vista.

    • Olá @naralilianeteixeira:disqus. Então você está no lugar certo. Não deixe de abrir os próximos e-mails. Abração.

  • Gilberto Terra

    Um hábito que eu gostaria de adquirir é guardar dinheiro do salário eu um que gostaria de eliminar é deixar de gastar com cartão de crédito (compras parceladas)

    • Olá @gilbertoterra:disqus. Acredito que esses sejam os desejos da maioria que participa desse curso. Fique atento aos próximos e-mails que vou lhe enviar (já confirmou o cadastro no curso?), pois vem muita coisa boa por aí. Abração.

  • Andrea

    Eliminar:Preciso urgentemente gastar menos do que ganho, eliminar as compras por impulso com cartão credito, saber antes se tenho para gastar.
    adquirir:poupar,auto-controle

    • É isso aí @disqus_M0vrU2MwLl:disqus. Já fez sua confirmação para receber os próximos e-mails. Verá que vou lhe enviar muito material para dar conta de seus desejos. Abração e continue firma nos estudos.

  • Jocenrique Rios

    Eliminar: Trabalho com vendas tenho metas a serem batidas, e tenho o mal habito de calcular minhas despesas mensais e ai quando chego em um determinado valor que dá para pagar as contas eu meio que baixo a guarda.

    Adquirir: Fazer economias, pois tenho algumas finanças pendentes de valores que não consigo liquidar.

    • Olá @Jocenrique Rios:disqus. Veja que o hábito a adquirir deveria ser a motivação para conseguir eliminar o hábito de “baixar a guarda”. Todavia, vamos fazer muitas discussões a respeito desse tema, é só você não perder as próximas aulas que enviarei por e-mail. Abração.

  • Renata Miranda

    Eliminar: almoços, jantares ou pequenos lanches fora de casa.
    Adquirir o hábito de guardar um valor fixo mensalmente para uma viagem em familia no final do ano.
    Obs: ano passado guardei por 6 meses uma determinada quantia com o objetivo de comprar um celular para minha filha.
    Foi difícil ser fiel a esse propósito, pois sempre que faltava dinheiro eu recorria a essa economia. Mas todas as vezes que retirava certo valor, no mês seguinte eu repunha e guardava a mais a quantia pré determinada.

    • Olá @disqus_tXSZ5Ea7ih:disqus. Em relação ao seu último comentário (do celular da filha), é assim mesmo que começamos a dominar nossos hábitos. Traçando pequenos objetivos, testando-nos, conhecendo-nos e dominando aquilo que queremos ser. Nas próximas aulas veremos mais sobre isso…

  • Iloci Silvia Doebber

    E liminar gastos com supérfluos. Conseguir guardar pelo menos um pouco de $$$$ todo mes.

    • É isso aí @ilocisilviadoebber:disqus. Aguardo seus comentários na próxima aula. Basta clicar na seta abaixo do vídeo.

  • Ronaldo Pimenta de Andrade

    Eliminar: Compra a prestação utilizando cartão de crédito na internet
    Incorporar: Avaliar regularmente e intervir nos meus investimentos

    • Olá @ronaldopimentadeandrade:disqus. Comprar no cartão de crédito não é um problema. O problema é gastar com itens não importantes, que acabam minando a realização de sonhos ou o atendimento de prioridades. Vamos ver muito disso nas próximas aulas. Prepare-se.

  • lizangela

    Eliminar: gastos com supérfluos.
    Adquirir: hábito de economizar todo mês

    • Está no lugar certo @disqus_X5O6UTe4pT:disqus. Parabéns pela iniciativa.

  • Guilherme

    Quero para de contratar emprestimos consignados e fazer investimentos

    • Ou seja, inverter a lógica de pagar juros e começar a ganhá-los, não é mesmo Guilherme. Abração e continue firme nos estudos.

  • eliminar: preguiça em organizar minha vida financeira e fazer um acompanhamento real e estreito de minhas finanças;

    incorporar: estudar e procurar saber mais sobre educação financeira, que é o que estou tentando com este curso. 😉

    • O segundo objetivo, certamente, irá influenciar no primeiro @wallysou:disqus. Continue perseverando que colherá bons frutos. Estou aqui para ajudar.

      • Ok, prof. Vou me esforçar pra ser um aluno dedicado.

  • Magda Taranto

    Eliminar: falta de controle quanto quanho x quanto gasto deixando de contrair divida em cima de dividas
    Incorporar: controle financeiro colocando compromissos em dia.

    • Olá @magdataranto:disqus. Todos os momentos de estudos que vamos passar daqui para frente, com certeza irá lhe ajudar nesses objetivos. Já auxiliei muitas pessoas nessa situação e quero que seja mais uma delas. Abração e até a próxima aula.

  • Rafael Daddona

    Eliminar : compras por impulso, seja pela internet, produtos que não estão na lista do supermercado, por exemplo
    Incorporar : Atualização do controle no Excel diário e depósito na poupança mensal (qdo o salário entrar)

    • É isso aí @rafaeldaddona:disqus. Continue assistindo às aulas que vem coisa boa por aí. Abração.

  • José Adson Parente

    Como hábito que gostaria de rever, posso mencionar gastos com alimentação na rua. Como hábito a ser adquirido, menciono o de poupar, mediante a redução do meu endividamento.

    • Conforme vamos reduzindo o endividamento, gastando menos, vai sobrando mais dinheiro e é natural aprendermos a investir melhor. Essa é uma sequência que bons hábitos vão nos dando, @josadsonparente:disqus. Abração e continue seus estudos.

  • Valeska Vasconcelos

    Gostaria de eliminar o hábito das compras por impulso pela internet e em livrarias (já tenho uma lista enorme de livros e mesmo assim quando vejo um interessante penso em comprar). E gostaria de adquirir como hábito ter mais motivação para fazer dinheiro, seja aumentando a carga horária de trabalho ou por empreendedorismo

    • Olá @valeskavasconcelos:disqus. A resposta para todas essas indagações deverão ser encontradas por você. Mas continue a fazer esse curso que tenho CERTEZA que posso lhe ajudar nesse processo. Vai conferindo os próximos e-mails. Abração.

  • Devedor

    hábito a eliminar:Preciso urgentemente me educar financeiramente, e sair do cheque especial.
    Adquirir o hábito: ter firmeza de propósito para mudar.

    • Opa… acho que foi a primeira pessoa nesses comentários a falar de PROPÓSITOS!!!!! Ainda veremos isso em aulas futuras. Abração.

  • katia

    Hábitos para eliminar : Me educar financeiramente, pois sempre compro além do necessário.
    Adquirir hábitos : Ter um controle exato de minhas finanças.

    • Um hábitos complementa o outro, não é mesmo Kátia? Vamos trabalhando isso nos próximos e-mails que vou lhe enviar. Abração e parabéns pela inciativa em fazer esse curso.

  • Fabiola Barros

    hábitos para eliminar: trabalho em uma farmácia e compro tudo que me oferecem no balcão. ex: avon, natura, biscoito etc…, chega no final do mês tenho que pagar os picadinhos que acabam me comprometendo.
    adquirir hábitos : auto controle para dizer não estou precisando disso.

    • Controle emocional, autoconhecimento… como isso é importante para nossas finanças, não é mesmo @fabiolabarros:disqus? E é exatamente sobre esses assuntos que os meus próximos e-mails tratarão. Espero que já tenha dado um CONFIRMAR no seu cadastro. Abração e até a próxima aula.

  • FABIO SOLTER

    eliminar: gastar com inutilidades; poupar pouco.

    adquirir: controlar despesas; gastar menos.

    • Questões aparentemente simples, mas tão difíceis de resolver, não é mesmo @fabiosolter:disqus? Continue abrindo os e-mails que irei enviar e verá como poderei ajudá-lo. Abração.

      • FABIO SOLTER

        Ficarei de olho nas dicas ! Felizmente os meus maus hábitos financeiros não são tão difíceis de eliminar ! Abraço e obrigado pelas dicas !

  • Cyntia Hirakawa Terabe

    Eliminar: comer em restaurantes em vez de fazer em casa. Preguiça e falta de habilidade na cozinha. Rsrsrs. Adquirir: fazer programas divertidos sem custos ou de baixo custo nos finais de semana. Sempre vamos ao shopping.

    • Olá @cyntiahirakawaterabe:disqus, gostei muito desse “hábito a adquirir”. Vejo que as pessoas estão desvirtuando um pouco os finais de semana, e isso acaba refletindo no nosso bolso. Continue abrindo meus próximos e-mails e vamos chegar nesse ponto de fazer reflexões profundas sobre o que é importante e o que não é. Abração e até a próxima aula.

  • juliana rodrigues

    Eliminar:o hábito de gastar com saídas e diversão (sem valer a pena)
    Adquirir: hábito de poupar… Mesmo q seja R$ 1,00 por dia

    • Olá Juliana. Como já disse para muitos que aqui comentaram. Não deixe de abrir meus próximos e-mails, pois vamos discutir muito sobre tais questões. Abração e parabéns pela iniciativa.

  • Vivian

    Eliminar: Tudo se torna prioridade enquanto tem limite disponível no cartão de crédito :/
    Adquirir: Hábito de poupar, resistir as “tentações”.

    • Olá Vivian. Se tiver a disciplina de acompanhar todos os materiais que vou lhe enviar por e-mail (já confirmou seu cadastro?), verá que temos muito a acrescentar a esses seus desejos. Abraços e até mais.

  • Luzia

    eliminar: comprar por impulso
    adquirir: guardar uma parte do salário

    • Está no lugar certo para adquirir esses hábitos Luzia. Continue acessando os e-mails que vou lhe enviar nos próximos dias. Abração.

  • Sergio

    Eliminar: gastos desnecessários, comprar por impulso, utilizar cada vez menos , cartão de crédito, sair aos finais de semana para comprar pizza, restaurantes, churrasco principalmente aos finais de semana e almoço de domingo.
    Adquirir : hábito de guardar parte do salário, fazer render o salário e ganhar mais dinheiro para poupar e investir, fazer uma planilha de custo mensal e de despesas diversas não previstas ou programadas.

    • Olá @disqus_aoZXL0ecNL:disqus. Metas ambiciosas, mas meu conselho por enquanto é ir com calma. Verá no vídeo 3 que muitas vezes queremos muita coisa e não conseguimos fazer nada. Continue seus estudos e certamente poderei lhe ajudar. Abração.

  • Alexsander F Santos

    Eliminar: Sempre ter mais mês do que salário (não consigo poupar);
    Adquirir: Poupar para poder investir em algo que renda mais do que a poupança, por exemplo.

    • Olá @alexsanderfsantos:disqus. Existem vários passos anteriores a investir em algo que renda mais que a poupança. Você verá, ao longo dos próximos dias, muitas reflexões que irão lhe ajudar a formar uma melhor ideia sobre seu futuro financeiro. Não deixe de abrir meus próximos e-mails. Parabéns pela iniciativa.

  • rita de cassia

    eliminar:tomar emprestimos e compra por impulso para presentear, estou no vermelho ficando roxa ja

    • Olá @disqus_CgVY2IIsCH:disqus. Você não é a primeira aluna minha nessa situação e certamente não será a última. O que posso lhe dizer é para não se angustiar e utilizar sua energia para correr atrás do prejuízo. Continue acessando todos os e-mails que vou lhe enviando e certamente poderei lhe ajudar. Abração e conte comigo.

      • rita de cassia

        mto obrigada desde ja prof.Alexsander eu desejava tanto encontrar alguem que mim ajudasse,encontrei ja stou satisfeita.

  • rita de cassia

    eliminar: dividas com emprestimos e comprar por impulso to no vermelho.

  • New Hard Informatica

    Eliminar= Gastos Com Bobeiras Principalmente em enfeite no carro e comida fora
    Adquirir= Perder Medo Do ” E Se ” e seguir meu propositos para conseguir realizar meus objetivos a pior palavra pra quem quer alcançar algo é o ” E SE , Sera, Se não der Certo, Etc ” essas palavras jogam nosso cerebro sempre pro lado negativo e não pro positivo da coisa no you tube vejo muito videos e leio livros do DR Lair Ribeiro Aconselho todos a verem tambem vc aprende muito

    • Olá @newhardinformatica:disqus. Como digo sempre, pensamento positivo, motivação etc, até ajudam. Mas o importante é aprender a dominar os hábitos, para que tudo o que deseja seja feito naturalmente. Abração e obrigado pelo comentário.

  • Tamires

    Minha família , começou a fazer empréstimos para cobrir o saldo do outro, aluguel aumentando, cartão de crédito estourado, mas não por consumo e sim para cobrir juros de outras dividas. A pressão da cobrança é terrível ligam 8 vezes ao dia, você começa a ficar desesperado com a situação.
    Acho que no meu caso foi a falta de planejamento agir sob a pressão da cobrança, sem pensar , somente para ter paz 20 dias no mês .

    E agora como sair desta prisão sendo que quase 80 % da renda já está comprometida?

    • Olá @disqus_SLggKGTYWF:disqus. Infelizmente, casos como o seu não são incomuns. Parece que não há saída, mas agora precisará encontrar forças para superar tal situação. A primeira coisa que posso lhe falar é que dever não é crime. Se por um lado você tem uma porção de culpa, por outro quem emprestou também avaliou mal o risco e/ou está cobrando juros abusivos. Dessa forma, será preciso que você mude seus hábitos financeiros, mas TAMBÉM que os credores cedam um pouco, pois você não pode ficar refém (80% da renda comprometida) deles. Procure seus direitos, para que tenha um pouco mais de fôlego para honrar os seus compromissos de forma justa e dentro de suas possibilidades. Forte abraço.

  • João Lucas

    ELIMINAR: Gastos supérfluos; fazer um check list de minhas contas e cortar pela metade; Impulso
    ADQUIRIR: Fazer o meu dinheiro render e pagar todas as contas, programar o meu dinheiro, fazer um orçamento doméstico, investir um pouco.

    • Veja que temos diversos objetivos e é preciso ir com calma @disqus_1owbVRr1Yt:disqus, senão corre-se o risco de não conseguir fazer nada. Continue seus estudos e muitas ferramentas vão ser enviadas no seu e-mail. Abração.

  • Dylomar Costa de Oliveira

    Eliminar- Gastos desnecessários por impulso
    Adquirir-Pensar bem antes de comprar e Poupar para realizar sonhos..

    • Pensar bem andes de comprar… @dylomarcostadeoliveira:disqus, isso é algo que ensino muito no meu curso online, que você ainda vai conhecer se continuar a abrir meus próximos e-mails. Parabéns pela iniciativa e agora entrou num caminho sem volta. Abração.

  • marivania felix libarino

    Boa noite um abito que eu queria elimina para de compra a credito e o que eu quero adiadiquerir saber administra minhas finanças para ter uma reseva uma poupança para eventuais necessidades que nunca tenho….

    • Olá Marivania. Está no lugar certo. Vamos lhe enviar por e-mail ainda muito material interessante sobre hábitos financeiros que certamente irão lhe ajudar em sua jornada. Um forte abraço.

  • Amilton

    Eliminar gastos supérfluos e adquirir hábitos d gastar somente o necessário e fazer o orçamento doméstico e planejamento do meu dinheiro.

    • É isso aí Amilton. Siga firme nesses propósitos que temos muito a ajudar.

  • Renata

    O que busco é ter controle de meus gastos e ganhos. Todo dinheiro que ganho uso pra pagar contas.Os gastos não sou planejados. Não tenho ganho fixo e nem reserva. Preciso aprender a controlar minha vida financeira.

    • Pois é Renata, quando não se tem ganho fixo o controle das finanças mostra-se ainda mais importante. Tenho certeza que poderemos ajudar ao longo dos próximos dias. Abraços.

  • elisa

    Bom o hábito que gostaria de eliminar é o de gastar mais doce ganho e com isto parabéns tirar dinheiro da poupança e o que gostaria de adquirir é a disciplina de gastar menos do que ganho e analisar afirma de investir o que tenho.mas vale o comentário :parabéns e obrigada pelo trabalho!

    • Olá Elisa, sou eu quem agradeço a participação no curso e vejo que teremos muito a ajudar. Continue abrindo meus próximos e-mails. Abração.

  • Paty Santiago

    Eu precisava parar de usar o cartão de credito.
    Para a partir dai conseguir pagar as dívidas. Por que vejo que o cartão de crédito tem atrapalhado.

    • Cartão é uma questão de HÁBITOS e você está no lugar certo Paty. Continue seus estudos nos próximos e-mails.

  • val

    na verdade o habito não é meu pq não trabalho mais meu marido que é caminhoneiro e gasta muito na estrada com alimentação e não conseguimos nos livrar desse hábito

    • Olá @disqus_Ws63bKfSYN:disqus. Aí precisamos que ele também faça o curso, não é mesmo? Abração e continue assistindo às aulas.

  • Cristiano Britto

    HABITOS QUE TENHO QUE ELIMINAR……QUANDO VIAJO PARA VISITAR MINHA ESPOSA….PASSEAMOS MUITOS, MAS EU MESMO ADORO IR EM SHOPPING E ALEM DE UM CINEMA ACOMPANHAMENTO DE VARIOS LANCHES…..HABITOS POSITIVOS QUE APESAR DE PRECISAR MUITO DO CARRO, POIS MORO EM Z RURAL E DESLOCAR PARA O SERVICO, QUASE SEMPRE FAÇO MAIS CAMINHADAS E ESTOU TENTOU ECONOMIZAR MAIS NA GASOLINA. MEU NOME CRISTIANO DE ALMEIDA BRITTO, NOIVO DE FLAVIA. PAGTO TUDO A VISTA.

    • É isso aí Cristiano. Espero que consiga acompanhar todo o curso, que lhe enviarei por e-mail e que sua esposa também possa fazer uso de todos os materiais que irei lhe enviar. Abração.

  • Luciane Sousa

    Eliminar: presentear, adoro presentear. Adquirir hábito de economizar, polpar

    • Olá @lucianesousa:disqus. Acredito que o problema não é presentear, mas isso atrapalhar outras prioridades… Vamos falar mais sobre isso nos próximos dias. Parabéns pela iniciativa e abra todos meus próximos e-mails.

  • Veruska

    Eliminar o uso de cartão de crédito,, presentear, e sempre que saio de casa, tenho que comprar alguma coisa…, nunca volto com a mão vazia!!! Adquirir o hábito de poupar…, comecei em dezembro de 2014, poupando 10% de salário! Preciso aprender dividir despesas!

  • VERA

    Tenho um sério problema, de não fazer controle de minhas finanças. Preciso adotar com urgência o orçamento doméstico.

    • Olá @disqus_xqwklU6gJt:disqus. Com a inscrição nesse curso já deu o primeiro passo para conseguir atingir a esse objetivo. Parabéns e persista.

  • Iza

    Elimar de ir muito ao supermercado e incorporar de poupar 10% todo mês.

    • Está no lugar certo Iza. Continue assistindo às próximas aulas. Abraços e parabéns.

  • Fabiola Aparecida da Silva

    Eliminar a compulsão por comprar e saber dizer não sou muito boa

    • Eliminar a compulsão por comprar talvez seja um dos maiores focos desse curso. Continue abrindo meus próximos e-mails que vem muito mais por aí Fabiola.

  • Fabio Carvalho

    Desejo Eliminar o mau
    hábito de pegar adiantamento salarial. Desejo adquirir hábito de ter uma
    reserva de caixa todo mês.

    • É isso aí @disqus_c1QVbBWsTv:disqus. São questões importantes de serem trabalhadas e estou aqui para lhe ajudar. Abração e parabéns pela iniciativa.

  • Henrique Fernandes

    Gostaria de guarda 10% do meus ganhos. E ter bons hábitos para ganhar dinheiro.

    • Está no lugar certo Henrique. Continue fazendo esse curso e verá como conquistar esses objetivos. Abração.

  • Humberto

    Adquirir o hábito de poupar em 1° lugar, seja que valor for. E ir aumentando o valor com o tempo. Perder o hábito de usar empréstimos para saldar dívidas de consumo.

    • É isso aí Humberto. Perceba que uma coisa completa a outra. No final, o que quer, é uma nova visão de mundo no qual consiga conciliar o presente com o futuro. Um abraço e continue abrindo meus e-mails.

  • ANa Paula

    eu preciso parar de ir no shopping e no supermercado, porque vou pra comprar uma coisa e venho com 20.. preciso achar outro lugar pra passear, e começar a investir no meu curso de linguas e no meu curso de marketing digital, pra ganhar $$$.

    • Olá @disqus_z1vJDvMrLz:disqus. Minha sugestão é: tenha calma. Tudo o que você falou será tratado de alguma forma ao longo dos próximos dias, através dos e-mails que vou lhe enviando. Só uma única dica: não deixe de abrir a todos eles. Abração e TAMO JUNTO!

  • Luiz Claudio Ramos

    Gostaria de perde essa vontade de comprar as coisa sem necessidade e ganhar o hábito de gastar somente 30% do orçamento.

    • Olá @luizclaudioramos:disqus. Não digo que tudo isso é fácil e ocorre do dia para noite. Mas nos próximos e-mails que vou lhe enviar verá que é possível e existem técnicas para tal. Abração e continue seus estudos.

  • Wilson Aparecido Paschoal

    Preciso elimnar o hábito da procrastinação, preciso adquirir o hábito de planejar os gastos e reservar parte dos recursos adquiridos durante o mês

    • Olá Wilson. Quanto à procrastinação, verá na aula 3 da sequência desses vídeos algo sobre isso. Espero que assista e realize o exercício proposto. Abraços.

  • ana paula

    Quero eliminar o hábito de gastar mais do que ganho e gastar muito no cartão de credito. Queto adquirir o habito de controlar os gastos e poupar uma parte do salário todo mes

    • Olá @disqus_eOvVDkkunD:disqus. O primeiro passo já foi dado. Agora é não desistir de si e continuar fazendo o curso, para compreender mais sobre seus comportamentos e como posso ajudá-la. Abração.

  • não é fácil o equilíbrio financeiro mas é possível com os hábitos, gostaria de agradecer
    por este maravilho material Financeiro

    • Sou eu quem agradeço a participação @brigadeirogourmet:disqus. Abraços e até a próxima aula.

  • Maria Rosa Dias de Matos

    Já cortei bastante os meus gastos, mas quero economizar mais , estou amando este curso.

    • Olá @mariarosadiasdematos:disqus. Fico feliz que esteja gostando!!!!! Aguardo próximos comentários.

  • marlene

    Certamente eu tenho todos os hábitos ruins que mencionou..e préciso adquirir todos os bons que sugerir..

    Obrigada pelo curso.

    • Sou eu quem agradeço Marlene. Continue seus estudos e verá como poderá mudar tudo isso.

  • José Carvalho

    Eu gostaria de parar de comprar coisas desnecessárias no supermercado. Pretendo melhorar o controle de gastos para investir mais.

    • É isso aí @disqus_PhZJEvOizT:disqus. Está no lugar certo para aprender tudo isso. Abração.

  • Jozenilza Ferreira

    Pretendo parar de comprar além do necessário.
    Gostaria de ser disciplinada e conseguir cumprir as metas por mim estipuladas no inicio de cada mês.

    • Opa, aí estamos falando de HÁBITOS FINANCEIROS, e aqui é o lugar para isso. Continue abrindo todos os e-mails que vou enviar que não vai se arrepender. Abração.

  • J.oliveira

    A eliminar: comprar “bugigangas” desnecessárias.
    A adquirir: realizar investimentos de longo prazo.

    • Olá @disqus_SPgX1l9DoF:disqus. Comprar itens desnecessários é um hábito amplamente disseminado por aí. É preciso rever esses comportamentos e colocá-los a nosso favor. Verá como se continuar abrindo meus próximos e-mails. Abração e parabéns pela iniciativa.

  • Fábio Cotta

    Gostaria de eliminar meu receio em fazer investimentos de riscos/que
    exigem maior estudo e que possui maior rentabilidade que a poupança,
    desejaria conhecer profundamente formas de investimentos como por
    exemplo CDB´s, títulos públicos, entre outros.

    • Olá @fbiocotta:disqus. Apesar desse curso focar em HÁBITOS, tenho certeza que temos muito a contribuir. Obrigado pela participação e espero as próximas. Abração.

  • Adair Jose Silva

    Eliminar o uso do cartão de Crédito e do cheque especial.
    Adquirir hábito de guardar dinheiro poupar.

    • Olá @adairjosesilva:disqus. Ao longo dos próximos dias irei lhe enviar outros materiais que vão lhe dar a dimensão de quanto esses simples atos são importantes. Não deixe de abrir todos os e-mails. Abração e parabéns pela iniciativa em fazer esse curso.

  • Raquel Santos

    Olá Prof Elisson.
    Primeiro quero agradecê-lo pela disponibilidade em ajudar pessoas que como eu querem mudar seus hábitos financeiros e ter liberdade financeira.
    Sempre gostei e fiz meu orçamento doméstico, mas não vejo como posso separar algum valor para economizar todo mês. Tudo o que pago acredito ser necessário e não poderia separar um “dízimo” antes de pagar as contas como muitos sugerem, que devemos tirar um valor “x” e poupar, pois se agisse assim deixaria de pagar alguma dessas contas. O que o senhor me sugere? Agradeço desde já sua atenção.
    Forte abraço

    • Olá Raquel. A resposta para isso você vai encontrar se continuar abrindo meus e-mails. Em que vamos discutir muitos aspectos ligados a finanças pessoais que vão lhe dar uma base sólida para mudanças. Abração e continue abrindo meus próximos e-mails.

  • Yamamoto Yoshiko

    Boa tarde.
    Sobre os hábitos, tenho dois desejos que à primeira vista nada tem a ver com educação financeira mas que, sim, há muito a ver: O primeiro, ou o mau hábito que gostaria de perder mas que nunca tentei pelo medo de fracassar, é o cigarro. Porque
    esse hábito, além de literalmente queimar o meu dinheiro todos os dias, vai me fazer queimar muito mais quando eu adoecer.
    O outro, virtuoso, que gostaria muito de adquirir, embora jamais tivesse conseguido por mais que tentasse, é a própria capacidade de tornar uma ação – seja ela qual for – um hábito. Isto é, tenho sido totalmente incapaz de tornar um ato um hábito de fato (inclusive o de fumar, pois fico dias sem fumar e um dia fumo mais de dois maços). Outro exemplo é estabelecer um horário para realização de determinadas tarefas, inclusive a hora de acordar e hora de dormir. E se hábito é sinônimo de rotina virtuosa (ou viciosa), o meu problema é a incapacidade de estabelecer rotina seja ela qual for, o que me prejudica terrivelmente, não só na condução de finanças mas em tudo na vida. Ambos os desejos (de eliminar ou de adquirir na vida) são extremamente ambiciosos para mim e espero que este curso me dê a chance de finalmente conseguir realizá-los.

    • Eu tenho um curso especialmente desenhado para HÁBITOS EM GERAL, e não só financeiros. Você, ao continuar a abrir meus e-mails, certamente irá se deparar com ele. Vai ver que ele poderá ser-lhe muito útil. Abração.

  • Robson Lima

    Pesquisar preços no momento das compras.
    Adquirir o hábito de poupar.

    • É isso aí @disqus_8xBmqtkp1S:disqus. Ótimo começo. Persevere!!!! Abração e parabéns pela iniciativa.

  • DaniAG

    Quero diminuir o uso do cartão de crédito e pagar mais à vista.
    Quero comprar um carro só meu.

    • Olá DaniAG. Ainda é preciso ver bem se carro é prioridade nesse momento. Mas esse assunto fica a cargo dos próximos e-mails que vou lhe enviar. Abração e até mais ver.

  • Evellin Rodrigues

    Quero aumentar a minha poupança, guardando parte do dinhieo do meu salario. E determinar os meus custos fixos , para saber até que ponto posso gastar, podendo pagar á vista ou no cartão dentro do mÊs, sem ficar com o saldo negativo.

    • É isso aí @evellin_rodrigues:disqus. Controle do orçamento doméstico é crucial para uma nova realidade financeira. Ao longo dos próximos e-mails que vou lhe enviar, verá como poderemos lhe ajudar. Abração.

  • Rosiane Lima

    Gostaria de adquirir o habito de não fazer empréstimos e poupar para ter uma reserva.

    • Olá @disqus_BQp5zFNdaE:disqus. Continue abrindo meus próximos e-mails pois será exatamente essa questão que iremos discutir adiante. Abração e parabéns pela iniciativa.

  • Samuel Correa

    Um hábito que quero e preciso incorporar é o de guardar parte do meu salário. Nunca fiz isso na vida, mas estou encorajado a iniciar, graças ao conteúdo desse vídeo. Um hábito que desejo urgentemente eliminar é o de comprar a prazo (até as compras do mês tenho feito no cartão de crédito – dos outros). Creio que 2015 pode se um diferencial em termos de mudança de hábito em minha vida financeira.

    • É isso aí Samuel. Não é possível viver eternamente nessa ciranda do consumo. É preciso, em algum ponto da vida, parar para refletir o que é realmente importante, e fazer o dinheiro trabalhar pra si. Abração e continue os estudos. ESTAMOS JUNTOS NESSA.

  • parar de comprar compulsivamente!!! preciso eliminar isso!!!

    • Olá @disqus_jmJO9c6CdX:disqus. Disso depende um dedicado processo de autoconhecimento, e espero lhe proporcionar isso nos próximos materiais que irá ter contato. Não deixe de abrir os próximos e-mails.

  • Fernando Alves

    eu tenho dois investimento um consocio, beneficio pela impresa, devido a este dois eu paço apertado,

    • Olá @disqus_xm8zUn6Y2z:disqus. Continue participando do curso que muitas novidades ainda virão por aí. Abração.

  • Jaqueline Seabra

    Olá Prof. Elisson. O objetivo principal da minha vida é viajar, então, para que isso possa acontecer, eu economizo dinheiro. Há alguns meses, tenho buscado informações sobre como poupar e tenho eliminado muitas coisas dos meus hábitos de consumo. Por exemplo, eu troquei marcas, em vez de usar o sabão em pó “bam bam bam”, uso um que é tão bom quanto e mais em conta. Assim fui fazendo com todas as coisas da minha casa e consegui economizar bastante. Roupas de marca é outra bobagem que cortei: se a empresa me pagar para usar suas roupas, aí é outra história…rs….Outra coisa que venho fazendo desde julho do ano passado é anotar as coisas que eu gasto, se for um xerox de 0,15 ou coisas mais caras, contas, ou qualquer outro gasto…isso tem me ajudado a saber o que exatamente estou gastando e quando. Destralhei minha casa inteira, ou seja, fiz uma arrumação geral em toda a casa. Acabei doando muitas coisas para casas de caridade – sapatos, roupas, material de escritório, ou seja, eu estava comprando muitas coisas repetidas, que eu já tinha em minha casa. Cheguei a doar uns quatro cadernos sem uso! Então, saber exatamente o que vc tem em casa, evita vc comprar além. Outra coisa que eu sempre fiz mas agora tenho feito muito mais: cuidar das minhas coisas como se fossem as melhores coisas do mundo! Isso inclui roupas (arremato, costuro, mando consertar, passo, tiro bolinhas), sapatos (limpo, engraxo, tiro poeira), eletrônicos (mando consertar, limpo) enfim, a ideia é manter e cuidar com muito carinho. Vou dar um exemplo prático. Tenho uma câmera samsung ST500, que comprei há uns 4 anos. Ela é minha companheira de guerra, já foi em vários lugares e dá muito pro gasto. Mas encasquetei que quero outra e os motivos nem sei onde surgiram…mandei limpar a lente da minha bonitona, comprei outra carcaça, resultado: tá novinha! E por fim, pensei: pra quê vou comprar outra se a que eu tenho está ótima? A minha frase preferida a partir de então, tem sido: “para quê vou comprar? não preciso…já tenho…” E claro, isso deixa muitos vendedores furiosos..

    Já consegui eliminar muitas coisas, agora quero mesmo é aprender a fazer bons investimentos para o dinheiro dobrar…rs…o mundo é muito grande e pra viajá-lo, preciso de grana…rs…

    Grande abraço para todos e obrigada pelo curso!

    • Olá @jaquelineseabra:disqus. Muito bacana o seu depoimento e os casos relatados, com certeza, irão inspirar outras pessoas a pensarem sobre suas atitudes de consumo. Espero que o restante do curso agregue ainda mais em sua vida e ajude a melhorar seu bem estar. Abraços.

  • kaká

    Bom dia professor. Vendi meu imovel que ganhei do meu pai pra tentar fazer dois investimentos. Dai comprei uma carta contemplada de um apartamento pra quitar em 7 anos. To querendo alugar esse imovel.To morando de aluguel e quando vi já tinha gasto uns 50 mil com dívidas e móveis pra casa. O que sobrou eu apliquei no LCI. Sou muito consumista ao contrário do meu marido que sabe economizar. Meu sonho e aprender a economizar,saber fazer investimentos e tentar recuperar meu dinheiro de volta. Vc sabe o que posso fazer??? Estou amando a vídeo aula. Muito obrigada por essa oportunidade! Sucesso pro senhor! Lembra de mim,estou no aguardo! Kaka.

    • Olá Kaká… Se você confirmou seu cadastro por e-mail, não deixe de abrir uma mensagem sequer, que vou lhe enviar nos próximos dias. Você vai ver que posso sim lhe ajudar MUITO. Continue firme nos estudos. Abração e TAMO JUNTO!

  • Ricardo

    Olá Prof.Elisson, gostaria de saber se é melhor ir abatendo mais prestações de um consórcio de veículo ou ir pagando as prestações mensais já estabelecidas?Por exemplo: pago R$ 500,00 de prestação no consórcio e faltam 30. Tenho R$ 8.000,00 investido na poupança. Seria melhor retirar o dinheiro da aplicação e abater nos valores das parcelas ou manter este dinheiro aplicado e aguardar o final das 30 parcelas?

    • Olá Ricardo. Infelizmente nesse espaço não tiro dúvidas sobre questões que não sejam relacionadas a Hábitos Financeiros. Desculpe-me.

  • luciana pereire

    eliiminar o habitos de usar cartoes de credito

    • É isso aí Luciana. Habituar-se a usar bem o cartão ou deixar esse hábito de lado. Só você para decidir isso e esse curso, certamente, irá lhe ajudar nisso. Abração.

  • Joanne Lwouyse

    Quero eliminar o habito de usar o cartão de crédito e adquirir o hábito de poupar uma parte do meu dinheiro

    • Então está no lugar certo @joannelwouyse:disqus. Continue abrindo os próximos e-mails que vou lhe enviar e verá como posso ajudar. Abraços e parabéns pela iniciativa.

  • Raimundo Verazzani

    Quero deixar de usar o cartão no crédito, se possível usar somente no débito e eliminar o consignado que está me enforcando, quero também ganhar mais dinheiro, poupar mais e investir melhor os recursos que sobrar.

    • Vamos caminhar nesse sentido @raimundo_verazzani:disqus. Continue perseverando. Abraços.

  • Marcia Sousa

    Gostaria de eliminar dos meus hábitos o consumismo por impulso e adquirir os hábitos de ser mais determinada em alcançar meus sonhos e guardar parte do meu salário mesnsalmente

    • Está no lugar certo @disqus_O5mSc2qHk3:disqus. Vamos trabalhar todas essas questões nos próximos dias. Abraços e TAMO JUNTO!

  • katia

    Bom dia. Resumindo, alguns anos atras eu ja tinha um emprego bom, conta no banco, cartao de credito, cheque, o famoso “credito na praça”… Por varias razoes, me vi sem dinheiro no banco, dando cheques que para cobrir eu sacava o dinheiro do cartao de credito; depois para pagar o cartao eu usava o cheque especial, depois nem assim eu conseguia sobreviver e passei a emprestar dinheiro de agiota, e cheguei a um periodo que eu nao conseguia mais pagar nem um, nem outro. Foi um pesadelo que durou muito tempo, banco me cobrando, faturas do cartao chegando cada vez mais altas, pessoas na porta da minha casa me cobrando, dividas altas e quase impossiveis de serem pagas, cheques voltando, conta encerrada…. nome sujo!!! Um pesadelo, uma vergonha, noites sem sono, medo… Acho que so quem se viu nesta situaçao sabe do que estou falando.

    Eu prometi a mim mesma que assim que conseguisse sair daquela situaçao qualquer coisa eu comprasse na minha vida seria a vista. Depois de casada os meus habitos mudaram ainda mais, radicalmente porque o meu marido é um poupador e com ele aprendi grandes coisas. Hoje tenho mas nunca usei o meu cartao no credito (so debito), nao tenho cheque (nem normal, nem especial), tenho uma poupança para pequenas emergencias, tenho alguns investimentos discretos, nao tenho dividas! Foi dificil e talvez o meu seja um caso extremo mas nunca mais eu quero ter credito na vida. Hoje, mais consciente, prefiro esperar, economizar e comprar a vista.

    O que desejo com este curso, é aprender mais sobre como investir melhor. Como

    • Olá Katia. Sua história é inspiradora, pois muitas pessoas também passaram ou passam por isso, e não conseguem se reerguer. MEUS PARABÉNS. Esse curso tem como foco hábitos financeiros de maneira geral, sendo os investimentos parte desse processo. De qualquer maneira, acredito que boas coisas serão aprendidas a partir de agora, bastando você abrir todos os próximos e-mails que vou lhe enviar. Forte abraço.

  • Sarah Sebe da Silva

    Quando Cheguei no fundo do poço com cartão de credito ,cheque especial e empréstimos.Procurei um advogado do estado para me orientar porque estava desesperada. Sou pensionista e meu pagamento ia tudo para os empréstimos, sou Reflexo terapeuta e estava sobrevivendo dessa renda, mais a clientela caiu muito ai tudo ficou muito complicado.O Advogado do Estado sugeriu que eu encerrasse com o banco que eu tinha conta, mudar a minha pensão para outro banco, guardar parte desse dinheiro para mais na frente negociar com o banco devedor, economizar tudo água, luz, e despesas em geral. Faz dois meses que estou fazendo isso. Está difícil mais tenho certeza que vou conseguir. Tenho escutado varias informações sobre finanças. Fiquei muito feliz quando recebi seu email, pois uma aula grátis sobre o que eu mais preciso é uma benção de Deus.Que Deus abençoe e muito obrigada pelas informações. Sarah Sebe da Silva.

    • Olá @sarahsebedasilva:disqus. Espero, do fundo do meu coração, que as aulas que irei lhe enviar por e-mail – vc já confirmou por lá sua inscrição? – possam lhe ajudar a dar um norte mais saudável para suas finanças. Torço para que tudo dê certo e saiba que esse momento difícil será para um fortalecimento interior e tranquilidade no futuro.

  • Elaine Oliveira

    Bom dia! Cheguei a conclusão tenho o péssimo habito de gastar por conta de qualquer fator emocional, seja ele feliz ou triste. Que tenho o habito de contar com ovo antes de sair da galinha. E que mesmo trabalhando com uma renda extra que sei é possível arrecadar um dinheiro significativo, acaba me endividando mais… Gostaria de aquirir o habito de para com esta compulsão de gasto compensando algo emocional, conseguir anotar e controlar minhas despesas mensais e diárias. E conseguir guardar dinheiro…

    • Olá @disqus_ChoQHE6DPT:disqus. Pelo que você escreveu, tenho certeza que está no lugar certo. Você já confirmou sua inscrição nesse treinamento, clicando no botão CONFIRMAR do email que lhe enviei? Se não, por favor, faça isso agora mesmo, pois somente assim receberá os próximos materiais. Abração e parabéns pela iniciativa e coragem em mudar.

  • FABIO SOLTER

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer estas aulas grátis ! Assistir estas aulas é um ótimo hábito !

    Hábito a eliminar: tenho que utilizar menos o facebook, pois perco muito tempo com esse e outros aplicativos ! Creio que vai ser fácil estipular certos horários para ver e responder as mensagens dos amigos e conhecidos !
    Hábito a incorporar: tenho que dividir minhas despesas da empresa e pessoais e passar a controlar estes gastos ! Já estou caminhando neste sentido, mas como você mesmo exemplificou, já tentei várias vezes fazer o controle e depois deixei para atrás !

    Abraço !

    • Esse tipo de reflexão, @fabiosolter:disqus, ajuda-nos a compreender o que é prioridade e no que focar. Está de parabéns. Abração.

      • FABIO SOLTER

        Obrigado !

  • Cláudio

    Agradeço profundamente pela oporunidade de obter educação financeira que impacta na minha qulidade de vida.

    Eu não sou consumista, sou bastante economico, nunca disperdiço dinheiro, água, energia elétrica, e aprendi a não comprar por impulso. Sou bastante critico a sociedade de consumo e desperdício. Sou trabalhador deste os 13 anos (hoje tenho 50), mas nunca consegui estabilidade financeira. Tenho duas faculdades, mas nunca consegui obter uma boa remuneração ou salario. Ha uns 15 anos sou atunomo. Eu sei trabalhar muito bem, mas não aprendi ganhar e guardar dinheiro. Quero ter o hábito de controlar minha finanças rotineiramente e guardar dinheiro imediatamente ao receber. Fazia estas coisas ha alguns anos atras, foi por pouco tempo e percebi a diferença. Quero estes bons habito de volta. Quero ter renda passiva e liberdade financeira. Abraços e sucesso a todos

    • Olá @disqus_5PJmUoYjQw:disqus. Está no lugar certo para conseguir atingir esse objetivo. Continue seus estudos e terei muita coisa interessante para lhe enviar nos próximos emails. Abração.

  • Fernanda Silva

    Olá! Já consegui mudar e evoluir bastante nas questões financeiras. Não gasto mais do que ganho, uso o cartão de crédito racionalmente, possuo reserva de emergência, não possuo cheque especial, já tenho algum investimento no Tesouro Direto. Mas ainda possuo hábitos que devem ser melhorados…rs

    A eliminar: a bendita procastinação, ainda é mt difícil manter o foco com tantas coisas para me distrair (TV, internet…)
    A incorporar: Adquirir conhecimentos para melhorar/diversificar investimentos já existentes e conseguir a liberdade financeira.

  • Bárbara Stéfanni

    Boa tarde Professor. Comecei a trabalhar há um pouco mais de 2 anos, sou nova porém já pude sentir como comprar sem planejamento pode atrapalhar toda a vida financeira e passei a me controlar e até escolhi estudar Gestão Financeira, rs.
    Gostaria de adquirir o hábito de poupar e investir, para adquirir futuros bens. A princípio gostaria de conseguir comprar tudo a vista, e não pagar juros de cartão!

    Obrigada!

    • Está no lugar certo @brbarastfanni:disqus. Temos muito a aprender, JUNTOS. Abraços e parabéns pela iniciativa.

  • LILI FERREIRA

    Sempre compro pelo Cartão e tem muitas dívidas no banco, é dificil de equilibrar mais estou tentando.

  • LILI FERREIRA

    Quero me livrar de dívidas, pois tenho no banco, consignado, tenho um terreno, mas estou pensando em me desfazer para pagar as dívidas.

    • Essa é uma decisão que pode ser muito interessante, desde que venha acompanhada de uma mudança de hábitos, em que não entre mais nas dívidas. Continue participando do curso que vem muita coisa boa por aí. Abração Lili.

  • Jose Junior

    Bom dia professor, gostaria de ter o hábito de guardar o dinheiro quando recebo um pouco mais, ou seja, nas férias, no decimo terceiro e eventualmente quando vejo que vai sobrar. Acontece muitas vezes que eu guardo na poupança mas gasto depois de no máximo 3 meses ….

    • Olá @disqus_5ZLN4QoaSc:disqus. Você não está sozinho nessa e acredito ser EDUCAÇÃO FINANCEIRA o melhor remédio para tal. Continue participando das aulas e verá como poderemos lhe ajudar. Abração e parabéns pela iniciativa.

  • Ingrid Reis

    Boa Tarde Professor
    Hábitos Financeiros Atuais: Evito compras desnecessárias, busco oportunidades (clientes) dentro da minha área e do meu conhecimento, invisto somente em conhecimento intelectual quando posso e estou parada no sentido de pensar em investimentos.
    Hábitos que gostaria de Eliminar: Desorganização, Falta de Controle das Dívidas, Compras sem Comparação de Preços, Não pagar nas data de vencimento, sempre deixo pra depois, organização do meu tempo, opto pelo barato que as vezes se torna caro.
    Bons Hábitos que gostaria de ter: Oposto de todos os Hábitos que gostaria de Eliminar…

    • Olá @disqus_ZvlhPZTtj9:disqus. Dadas suas aspirações, você vai se surpreender com o conteúdo que vou lhe enviar por e-mail nos próximos dias. Já fez suas confirmação de cadastro no email que lhe enviei? Se sim, agora é só aguardar. Parabéns pela iniciativa.

  • Bom hábito que pratico:
    Manter ao longo do mês o controle dos saldos através de uma contabilidade diária. Utilizo um software para isso. Ou seja é como se fosse uma contabilidade mesmo.
    .
    Bom hábito a adquirir:
    Ser mais rígido em cumprir o orçamento proposto para o mês. Ainda oscilo um pouco neste quesito e acabo gastando mais do que estava proposto.
    .
    Mal hábito ainda praticado:
    Não levar a efeito apenas o que foi orçado para o mês dentro de cada categoria de gastos.
    Afrouxar um pouco o controle ao longos dos dias… ahh vou comer fora hoje… mas não tenho previsão para isso… mas tudo bem vou jogar no cartão.

    • Parabéns pela contundente autocrítica. Agora é trabalhar para melhorar seus hábitos e decisões. Abraços @vidaabundante:disqus.

  • Lívia

    Hábito que gostaria de eliminar: pesquisar e comprar coisas pela internet desnecessariamente. Hábito que gostaria de adquirir: Ler mais sobre como investir de forma correta e eficiente.

    • Está no lugar certo Lívia. Parabéns pela iniciativa e persevere nesse curso.

  • Patrícia

    Quero eliminar: Gastar tudo ou mais do que ganho, não guardar nada para uma eventual necessidade
    Quero adquirir: Saber gastar somente uma porcentagem do que ganho, guardar uma parte e no futuro aprender a investir.

    • Olá Patrícia
      Se já confirmou sua inscrição no e-mail que lhe enviei, verá que temos muitas ferramentas para lhe ajudar nesse objetivo. Abração e continue seus estudos.

  • Simone

    Olá Professor Andrade;
    Um dos hábitos que gostaria de eliminar é a preguiça de comparar preços, normalmente compro na primeira loja que entro, não tenho paciência de ficar de loja em loja analisando preço, e com isso sei que acabo deixando de economizar.
    E o hábito que eu gostaria de adquirir é saber investir o dinheiro que sobra, pois o pouco que me sobra eu guardo na poupança, mas sei que as vezes até perdemos dinheiro com essa aplicação, gostaria de saber maiores detalhes do Tesouro Direto, por exemplo.
    Abs
    Simone

    • Olá Simone. Um dos hábitos que sempre indico aos meus leitores e alunos é o de PAGAR-SE PRIMEIRO. Isso significa que será mais difícil se esperar SOBRAR algo no final do mês. Com um controle do orçamento doméstico, guardar primeiro e depois “se virar” com a sobra dá muito certo. Abração.

  • rafael oliveira

    Ola professor, como vai? Mau habito que gostaria de eliminar e não consegui guardar dinheiro e o hábito que eu quero adquirir é conseguir guardar o dinheiro e não Gastar.

    • Um complementa o outro, não é mesmo @disqus_GqXDeiM5V5:disqus? Continue estudando nesse nosso curso que teremos muito a colaborar com esse seu objetivo. Abração.

  • Alexandre

    Olá professor, gostaria de eliminar minhas dívidas e adquirir o hábito de investir uma parte do meu salário assim que ele entrasse na minha conta, antes de pagar qualquer conta.

    • Opa… PAGAR-SE PRIMEIRO é um ótimo hábito que recomendo sempre, @disqus_PR2UFmuu5O:disqus. Continue seus estudos, abrindo os próximos e-mails, que verá como posso lhe ajudar mais e mais. Abração.

  • Enéias Lukas

    Olá Professor
    Vou eliminar o hábito de “consumo imediato”. Quando decido comprar algo, aquilo não me sai da mente. Nem sempre compro aquilo de imediato mas mais cedo ou mais tarde acabo comprando. Por ja ter uma certa educação financeira, não chego a me individar, mas pretendo obter maior controle.

    Irei adquirir o hábito de investir uma certa quantia automaticamente no investimento adequado ao meu perfil, e creio que ao final deste curso etarei bem mais apto a tomar a decisão correta.
    os primeiros passos ja foram dados…

    • Olá @eniaslukas:disqus. Você tocou num assunto importante, que bato sempre na tecla: DEFINIR PRIORIDADES. Isso é importante para saber o que comprar e conviver com a restrição. Verá muito mais sobre isso nos próximos e-mails que irei lhe enviar. Abração.

  • Alexandre Pedrosa

    Eu eliminei o hábito de tentar ajudar meu sogro a economizar dinheiro com a elaboração da declaração do imposto de renda dele. Após pagar uma multa do IR 2010, entreguei para o contador. Um economia que virou gasto. Eu já reduzi diversos custos na minha residência, como: de 08 para 02 galões de água mineral/mês, comprando um filtro de barro; redução do banho dos cachorros de 04 para 02 banhos/mês no pet shop. Eu adquiri o hábito de poupar 20% do meu salário desde nov/2014 e quero investir parte desta reserva. Eu controle minhas finanças há mais de 15 anos e utilizo uma planilha de Controle Financeiro muito boa que eu aprimorei em 2014, e que quem quiser poderá solicitar através do email qualidademeta@gmail.com. Eu já li diversos artigos e sites sobre aplicação em Tesouro Direto, Ações, Títulos imobiliários, mas após algumas simulações de cálculos, as taxas administrativas, IOF e IR continuam me desmotivando, por isso ainda estou aplicando somente na caderneta de poupança.

    Gostaria de sua orientação.

    • Olá @alexandrepedrosa:disqus. Nos próximos meses pretendo lançar algum curso sobre investimentos. Aguarde…

  • Alexandre Pedrosa

    Desculpe os erros de português, pois esqueci de ler novamente o texto antes de postar. … Uma economia que virou gasto.
    …..Eu controlo minhas finanças há mais de 15 anos ….

  • Alexandre Pedrosa

    Prof. Elisson, eu ministro treinamentos presenciais e estou iniciando a elaboração de treinamentos online para meus clientes e gostaria de saber se você tem um treinamento sobre como montar vídeos de treinamento. A sua apresentação é simples, objetiva e com excelente áudio e vídeo.

    • Aprendi “na marra” @alexandrepedrosa:disqus. Pesquisando na internet foi minha maior fonte de conhecimento, no que tange a usar programas que gravam vídeo e áudio. Abração.

    • Alexandre Pedrosa

      Poderia me indicar quais os programas que você utilizou para gravação de vídeo aula?

  • Marcio Afonso

    Hábitos a eliminar: Desorganização financeira; muitas vezes (por preguiça ou falta de costume), não me preparo antes de receber meus ordenados, ai vou pagando minhas contas desorganizadamente e quando vejo o dinheiro acabou e eu fiquei duro. O pior é que normalmente o dinheiro acaba antes que eu acabe com os boletos. Já cancelei cartões por saber que não sei usar, já cancelei cheque especial e tenho procurado constantemente identificar a cancelar outras questões que fazem com que o meu dinheiro escoe pelo “ralo”.
    Hábitos a adquirir: Colocar em prática dicas que tenho buscado; já a algum tempo tenho lido muito sobre educação financeira, principalmente sobre investimentos, no entanto não tenho colocado em prática. Hoje tenho anotado todas as “saídas” em planilhas e desde esse mês criei uma “dívida nova” que é o investimento no meu futuro. Pretendo ter o hábito de todo mês ao receber meu salário guardar uma parte que defini como se fosse um boleto a pagar, espero que consiga os primeiros bons resultados.

    • Olá @marcio_afonso:disqus. Não querendo puxar sardinha para o meu lado, você é o tipo de pessoa que teria muito a ganhar em fazer esse curso até o final, e um completo que ainda vou lhe apresentar. Continue abrindo meus e-mails pois vem muita coisa boa por aí. Abração.

  • Alexandre Pedrosa

    Ellsson, poderia me indicar quais os programas que você utilizou para gravação de vídeo aula?

  • Salomão

    Caro Professor, primeiramente quero agradecer pela oportunidade, vejo que uma das grandes problemáticas minha são também de alguns internautas, pois bem, o hábito indesejado é evitar consumos imediatistas, aquela cervejinha que pode aumentar bastante o custo, almoçar ou jantar fora, coisas do tipo. O hábito saudável a ser adquirido é colocar como orçamento já um item “investimento”, digamos que eu ganhe R$ 1.000,00, então 15% ou R$ 150,00 para investimento, mesmo que não seja agora, visando um montante melhor, mas que isso esteja a esse uso.

    Agradeço pelo conhecimento.

    Abraço

    • Olá @disqus_jAqzYEs6Gd:disqus. Tudo é questão de estabelecimento de prioridades. A partir daí escolhemos bons hábitos a incorporar e colocamos em prática. Investir, é um bom exemplo disso. Abração e parabéns pela iniciativa.

  • willian costa

    Boa noite, professor!
    Bom um mau abito que eu quero eliminar é o consumo compulsivo. Eu não me controlo estou com dinheiro no bolso então compro.
    E então é R$ 5,00 é mais R$ 10,00 e quando vou ver foi R$ 40,00 R$50,00.
    O bom abito que quero adquirir é o controle sobre o meu impulso, compro o preciso e anotar controlar os meus gastos.

    • Está no lugar certo Willian. Continue seus estudos que verá como poderemos ajudar. Abração.

  • Victória

    Eu gostaria de eliminar meu descontrole quando tenho dinheiro de fácil acesso: dinheiro de papel ou cartão de débito, por exemplo. Eu gostaria de poupar mais ainda e assim fazer meu dinheiro trabalhar por mim. As vezes, em casos de emergência eu retiro dinheiro da poupança. Pois é, aí desfalca meu planejamento.

    • Olá @disqus_Dd03y5wZX2:disqus. Nesse treinamento você terá acesso a muitas ferramentas para mudar tais comportamentos. Digo uma coisa apenas: continue assistindo às aulas. Abração.

  • Andreia Lourdes

    gostaria de comprar menos coisas no supermercado.gostaria de quitar meus emprestimos

    • Então está no lugar certo @andreialourdes:disqus. Teremos muito o que lhe apresentar sobre tais questões. Abração.

  • Wyara Heckert

    Bom dia Prof. Elisson! Então, eu preciso na verdade organizar meus consumos, principalmente aqueles consumos pequenos, que no fim fazem a diferença. Busca organizar minhas finanças de forma que possa investir uma quantia maior e gastar bem menos do que ganho.

    • EStá no lugar certo @wyaraheckert:disqus. Continue firme e verá como poderemos ajudar ainda mais. Abraços.

  • Juliana Lima

    Olá Profº Elisson! Asim como tantos outros o meu grande problema é controlar o consumo impulsivo. Já comecei a fazer o controle financeiro através de planilhas muitas vezes mas acabo abandonando. Gostaria de melhorar os hábitos que tenho de como gasto meu dinheiro e controle que faço disso.

    • Olá @disqus_VxbeNrw4vN:disqus. Esse é realmente o objetivo desses vídeos e dos e-mails que vou lhe enviar nos próximos dias, caso tenha feito a confirmação do seu cadastro. Aguarde e verá que temos muito para lhe ajudar. Abração.

  • Williams Nunes

    Primeiro, parabéns pela iniciativa, Prof. Elisson. Pessoas como você e outros tanto, que disponibilizam seus conhecimentos, são importantes para a melhoria de todos. Um hábito que eu IREI eliminar é COMPRAR POR IMPULSIVIDADE, até porque comprar faz parte da natureza humana (desde a época dos escambos!!). Um que eu VOU incorporar é o método 70x20x10, ou seja, 70% dos meus proventos para despesas de “sobrevivência” x 20% para pagar as dívidas x 10% para economizar.

    • Olá @williams_nunes:disqus. Sou eu quem agradeço seu comentário e o carinho de compartilhar sua experiência conosco. Espero que também goste do restante do curso, que irei lhe enviar por e-mail nos próximos dias. Abração.

  • Geane Aires Santos

    Professor boa tarde sou autonoma e n consigo ainda ter meu prolabore mensal, acabei me endividando com o “credito facil” estou tentando eliminar as dividas minha meta e ate setembro ja cancelei cartoes seguros mais ainda n consigo guardar nada pois estou evitando os juros e quando conseguir pagar e que vou guardar pretendo comecar com 5% pois ja venho estudando a um tempo e sei que tenho que comecar mesmo que com pouco dai vou determinando em ordem crescente.

    • É isso aí @geaneairessantos:disqus. Precisamos todos aprender a criar bons HÁBITOS de consumo e investimento. Mas isso é um processo que deve ser conquistado dia a dia. Abração.

  • Mariya Ohya

    Tenho o pessimo habito de comer fora de casa e com isso o meu peso aumentou e a saude piorou, estou agora correndo atras do prejuizo! rs (acho que nao tem nada a ver com o assunto). Bem… este e o meu pessimo habito!
    Tenho o bom habito de ganhar e guardar dinheiro mais ainda nao consegui chegar na educacao financeira e puder aplicar de uma forma mais inteligente. Gostaria muito de aprender!
    Agradeco antecipadamente.
    Um abraco e obrigada pelo o trabalho!!!

    • Está no lugar certo para consertar tudo isso @mariyaohya:disqus. Abração e obrigado pelas palavras de apoio.

  • lis

    1 – Hábito que desejo Eliminar: Quero eliminar os cartões de crédito e quero também eliminar o limite de crédito especial. Tanto um quanto o outro dão uma falsa ideia de mais recursos, acabamos fazendo uso e entendo como prejudicial para a minha vida financeira.

    2 – Hábito a adquirir e manter: Gastar menos, poupar mais e frequentar cursos para aprender a diversificar os investimentos. Hoje tenho previdência privada, poupança e tesouro direto.

    • É isso aí Lis. O primeiro passo para a mudança é reconhecer o que está errado e para onde quer ir. Abração e continue seus estudos.

  • nicolle

    Habito que desejo eliminar: contrair novas dívidas; Habito que desejo incorporar: economizar.

    • Agora é continuar os estudos para aplicar esses novos hábitos. Abração Nicolle.

  • Celso

    1 – Hábito que desejo eliminar é de usar o limite do cheque especial como parte da renda;
    2 – Adquirir o hábito de viver dentro das minhas receitas com qualidade de vida.

    • É isso aí Celso, agora é aprender a implementar tudo isso em forma de hábito. Abração e continue seus estudos.

  • Leidiane Von Kixx

    hábito que desejo excluir é o de sempre fazer novas e novas e novas dividas
    hábito que desejo adquirir economizar para ter uma boa qualidade de vida

    • Olá @leidianevonkixx:disqus. Veja que uma coisa completa a outra. Veremos ao longo desse estudo como isso pode ser feito. Abração.

  • Julia Lamenza

    1 habito que eu quero eliminar ê parar de usar cartão de crédito
    2 hábitos que eu quero adquirir, conseguir poupar mais

    • Está no lugar certo @julialamenza:disqus. Parabéns pela iniciativa.

  • Meliza

    Quero parar de usar o cartão de crédito. E também de viver contraindo dívidas. Incorporar o controle sobre as minhas finanças e a poupar para o futuro

    • Olá Meliza. Esses são hábitos possíveis de serem incorporados e com o tempo irei lhe apresentar técnicas para que “chegue lá”. Abraços.

  • Antonio Augusto

    Eliminar compras parceladas.
    E adquirir poder de compra e saber investir…

    • Está no lugar certo Antonio. Verá como poderá adquirir e eliminar cada um desses hábitos. Abraços.

  • Jose

    Não tenho problemas de divida, mas compro coisas desnecessárias e gasto dinheiro com besteiras. Gostaria de eliminar essa tendência ao consumismo e adquirir o hábito de poupar dinheiro todo o mês para investir .

    • Olá José. Essa é uma característica de boa parte da população. Não se endivida, mas também não guarda dinheiro. É preciso dar esse próximo passo e estamos aqui para ajudar nessa jornada. Abraços.

  • Rosemeire Ristich

    Quero eliminar o hábito de gastar com coisas que não preciso e adquir o hábito de poupar sem ter que fazer sacrifícios para isso. A idéia de sacrifício para poupar dinheiro me encomoda.

    • Olá @rosemeireristich:disqus. Você tocou num ponto ESSENCIAL. É por isso que HÁBITOS são importantes, pois significa colocar os comportamentos desejados em piloto automático, sendo necessário uma certa dose de esforço apenas para inserir cada hábito. Abraços e continue seus estudos.

  • Alan Navarro

    eliminar comprar desnecessárias.
    adquirir hábito de investir e poupar dinheiro

    • Olá @alan_navarro:disqus. É exatamente nesses pontos que todo meu trabalho se resume. Siga seus estudos que chegaremos nesse ponto. Abração.

  • Paulo Carvalho

    Eliminar gastos desnecessários, e gastos excessivos no final de semana, gostaria adquirir o hábito de poupar parte do meu salário mensalmente e adquirir uma renda extra.

    • Olá @disqus_u9MRMSsuyv:disqus. Conseguir uma mudança é possível, mas não é fácil. Estou aqui para ajudá-lo. Basta que tenha confirmado o cadastro nessa lista e saberá como. Abração.

  • Ranyer Mariano

    quero eliminar gastos desnecessário e adquirir o habito de poupar e quem sabe ter uma renda extra

    • Olá @ranyermariano:disqus. Esse é o lugar certo para aprender a lidar com esses hábitos financeiros. Não se esqueça de confirmar o cadastro no email que lhe enviamos para receber todo o restante que tenho para lhe mostrar. Abração.

  • Luiz

    Bom dia!

    Prof. como consigo fazer uma planilha no excel, como esse dados.

    PROPOSTA FINANCEIRA DO BANCO QUEBRA GALHO S/A

    VALOR DO EMPRÉSTIMO 50.000,00

    TAXA DE CONTRATO 200,00

    PERCENTUAL DE JUROS AO MÊS 1,80%

    QUANTIDADE DE PRESTAÇÕES 12

    Observações:

    A taxa de contrato integra o valor a ser financiado.

    A – Calcule o valor das prestações desse empréstimo demonstrando os cálculos, bem

    como o valor do montante da operação.

    B – Se o sistema de juros fosse o simples e não o composto, qual seriam os valores do

    montante e das prestações?

    O sistema de juros é o composto.

    As prestações são fixas.

    A primeira prestação vence em 30 dias.

  • Mônica Silva

    quero eliminar gastos desnecessário e adquirir o habito de poupar e quem sabe ter uma renda extra

    • Olá @disqus_LLHX3Ty8tk:disqus. Um hábito complementa o outro e estamos aqui para lhe ajudar nisso. Abraços e continue seus estudos.

  • Caio

    Eliminar. Compras desnecessarias.
    Incorporar. Estudos de investimentos para estruturar minha coluna de ativos.

    • Opa, está no lugar certo, Caio. Continue acompanhando os emails que lhe enviarei pois tem muita coisa boa por aí. Abração.

  • Mauro São Paulino

    Gostaria de eliminar gastos desnecessários quando vou em um supermercado e gostaria de adquirir o habito de investir em um investimento que não seja a poupança. Obrigado.

    • Olá @maurosopaulino:disqus.Veja que não são desejos tão complicados, mas que na prática acabam não sendo implementados. E sabe por quê? Continue acompanhando meus e-mails que descobrirá como dominar seus hábitos. Abraços.

  • ROSELIA MARIA

    O mal habito que eu quero eliminar é comprar no cartão de crédito.Já quebrei uma vez mas em um momento de dificuldade tornei a fazer o cartão e tudo voltou como era antes

    • Olá @roseliamaria:disqus. O problema não está no cartão, mas em hábitos de consumo descontrolados. Ter o domínio sobre isso é possível e você verá como isso é possível nos próximos e-mails que lhe enviarei… Ahhh, para isso precisa ter confirmado seu cadastro, hein!!!! Abração.

  • ROSELIA MARIA

    O bom habito financeiro é conseguir no final do mês guardar algum dinheiro.

    • Olá @roseliamaria:disqus. Dentre os hábitos que ensino em meus cursos está o de SE PAGAR PRIMEIRO. Deixar para o final do mês, na maioria das vezes dá errado. Esses e outros bons comportamentos serão apresentados ao longo dos próximos dias. Não deixe de abrir meus e-mails.

  • ROSELIA MARIA

    Também me interessa muito conhecer bem matemática e tornar-lo comum na minha vida mas acho complicado e difícil os cálculos para isso.

    • Também daremos conta de simplificar tudo isso @roseliamaria:disqus. Como disse, é só continuar acompanhando. Abração.

  • João Santo

    Em primeiro lugar, parabéns pela aula, Prof.Elisson. Além de não saber controlar meu peso, tive um hábito altamente nocivo que foi aplicar em ações, seguindo diretamente conselho de “amigos” do tipo, compra PETR4 e VALE5 em julho de 2008. Perdi 50% em uma semana. Como se não bastasse, passei recentemente a comprar ações, influenciado pela mídia, sem saber colocar STOP’S. como se fosse um jogo. Perdi novamente! Conclusão: Precisei estudar à respeito e hoje, que eu aprendi a colocar STOP’S, não tenho tido mais perdas grandes!!! O hábito que eu preciso adquirir: saber colocar STOP’S no dia-a-dia, principalmente na hora de gastar ou de me alimentar!

    • Olá João. Esses controles são possíveis quando aprendemos como um hábito funciona. E é exatamente isso que você verá nos próximos emails que vou lhe enviar. Forte abraço e muito obrigado pelos comentários. ps: só espero que não coloque STOP’s nesse curso rsrsrsrs

  • Valeria Serena

    Boa noite Elisson. Antes de tudo agradeço a iniciativa do Blog em auxiliar-nos na educação financeira. Quanto ao exercício proposto, um hábito negativo que possuo é que, ao voltar do trabalho para casa sempre compro doces e guloseimas em geral. E quando chego no final da semana ao fazer as contas é que tenho a surpresa de quanto gastei com coisas que nem me trazem saúde. Enfim, sempre saio com dinheiro na carteira com medo de necessitar de algo e acabo comprando essas besteiras rsss. O positivo é que gosto muito de poupar porém como sobra pouco dinheiro, nunca consigo sair da poupança e ir para outros investimentos mais atrativos.

  • Henrique Crescencio

    Gostaria de eliminar o hábito de executar compras desnecessárias, o que termina no uso do cartão de crédito, que é outro hábito que quero eliminar e adquirir o hábito de estabelecer um valor fixo em meu orçamento para reinvestir mensalmente.

    • Olá @henriquecrescencio:disqus. Veja que interessante. Você sabe o que quer, mas tem dificuldade de colocar isso em prática. É exatamente isso que ensino e que verá nos emails que vou lhe enviar nos próximos dias. Já confirmou sua inscrição na lista? Abração.

  • Miquéias

    Boa noite Mestre. Gostaria de Eliminar o hábito de ter dinheiro guardado em casa para algum imprevisto ao longo do mês e acabar gastando para lazer. E aquirir o hábito de sempre que sobrar parte do dinheiro de um orçamento, poupar para fazer um montante para um futuro investimento.

    • Olá Miquéias. Veja que esse é o objetivo de muitos aqui, e que é SIM possível conseguir conquistá-los. Basta continuar vendo os e-mails que estou lhe enviando. Forte abraço.

  • Kátia Oliveira

    Gostaria de eliminar o hábito de fazer compras com o cartão de débito, principalmente em supermercado. Vejo que quando o pagamento é feito em dinheiro, tendemos a observar melhor o que foi comprado de supérfluo. Na verdade, o cuidado já começa na hora de colocar as compras no carrinho. Quanto ao hábito que eu gostaria de adquirir, é o de conseguir separar uma quantia no início do mês para poupar, investir. E claro, continuar estudando sobre finanças e investimentos.

    • Olá Kátia. Vejo que está bem ciente de hábitos que deseja incorporar e eliminar. Agora é aprender a lidar com os hábitos e verá isso no decorrer dos próximos emails que vou lhe enviar. Confirmou o cadastro no email que lhe enviei? Abraços e continue seus estudos.

  • Abílio Mostardinha

    Parabéns Professor pelo seu blog e a iniciativa de ensinar o hábito da educação financeira para as pessoas e suas famílias.
    O hábito que eu devo eliminar é o de não registrar todos os meus gastos e despesas de imediato.
    Gostaria muito de ter o hábito de saber melhor gerenciar a minha carteira de investimentos para melhorar a rentabilidade com segurança, saber quando mudar de ativo, saber qual o melhor momento de comprar ou de vender um ativo.
    Abs. e sucesso.

    • Está no lugar certo @abliomostardinha:disqus. Sugiro que confirme seu cadastro e continue recendo os meus próximos emails. Forte abraço e parabéns pela iniciativa.

  • Gracinha Gracinha

    Hábito para eliminar: Comprar por impulso ou comprar e depois correr atrás para poder pagar. Hábito a ser incorporado : planejamento ,administrar melhor minha vida financeira

    • Olá @gracinhagracinha:disqus. Confirmou o cadastro do email que lhe enviei, após sua inscrição? Se sim, verá como poderá colocar todos esses objetivos em prática. Abraços e parabéns pela iniciativa.

  • Siman Júnior

    Buenas noches Prof. Elisson de Andrade!
    Parabéns pela sua atitude e iniciativa em compartilhar conosco seus conhecimentos em Finanças Pessoais.
    Hábito a Adquirir: Investir uma parte do meu pagamento todo o mês em Renda Fixa e Variável.
    Hábito a Eliminar: Preguiça de procurar as melhores opções.

    • Olá Siman. Fico feliz com suas palavras e espero que os próximos materiais que irá receber também sejam úteis. Abração.

  • Alisson Chaves

    Saber dizer NÃO para emprestadores de dinheiro. E para adquirir tem um plano de investimentos de verdade.

    • É isso aí @alisson_chaves:disqus. Estamos juntos nessa caminhada rumo a uma nova vida financeira. Continue seus estudos e não pare. Temos muito a oferecer ainda. Abraços.

  • Halyne

    Amei a iniciativa prof. Elisson!
    Hábito a eliminar: gastos desnecessários
    Hábito a adquirir: planejamento financeiro e estratégias de investimento para melhorar minha rentabilidade.

    • Olá @disqus_VeUxS4HGf2:disqus. Muito obrigado por participar e espero seus comentários nas próximas aulas também. Abraços.

  • Flávia Rodrigues

    Gratidão pelo curso, quero aproveitar o máximo.
    Hábito a eliminar: gastos com comida na rua durante o trabalho.
    Hábito a adquirir: pesquisas de investimento em variáveis, pois já consegui a disciplina de juntar dinheiro e já aplico um pouquinho em renda fixa, mas quero aumentar investindo em variáveis.

    • Sou eu quem agradeço sua participação @disqus_57LdQi8Zzf:disqus. Espero que tenha a disciplina de continuar conosco até uma efetiva transformação de seus hábitos. Abraços.

  • Carina Couto

    Olá, verdadeiramente espero mudar minha vida através do conhecimento. Gostaria de eliminar i hábito de gastar tudo que ganho sem medir as consequências, agindo por impulso.
    Quero adquirir o Hábito de planejar meu orçamento, sabendo o que posso gastar mensalmente e não adquirir mais dívidas do que já tenho.

    • Olá @carinacouto:disqus. Espero que continue perseverando em mudar e estamos aqui para ajudá-la com técnicas que, com certeza, não verá em outro lugar. Já confirmou seu cadastro para receber meus próximos e-mails? Aguardo seus comentários nos próximos vídeos. Abraço.

  • morgan debra

    Olá,

    Este é informar o público em geral que a senhora deputada, BRENDA ESPERO um emprestador empréstimo privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos que precisam de qualquer ajuda financeira. Damos o empréstimo a 2% da taxa de juros para indivíduos, empresas e sociedades sob a termos e condições claros e compreensíveis a partir de

    USD 20 mil dólares para 7000 mil dólares, euros e libras somente. Eu dou a empréstimos de negócio,

    Empréstimos pessoais, empréstimos estudantis, empréstimos de carro e empréstimos para pagar as contas. contacte-nos hoje por e-mail para: (brendahope816@gmail.com)

  • Filipe Holler

    Um òtimo projeto que pretendo seguir
    Hábito a eliminar: gastar dinheiro sem nessecidade.
    Hábito a adquirir: planejar minha renda e gastos
    Parabéns pelo curso.

    • Obrigado Filipe. Certamente temos muito a contribuir com esse projeto. Abraços.

  • Otávia

    Hábito que pretendo eliminar: Deixar de fazer outra dívida, toda vez que acabo de pagar uma conta na loja. Hábito que pretendo adquirir: Guardar uma parte do meu salário, pois todo mês que vou recebe-lo gasto todo inteiro, em uma semana.

    • EStá no lugar certo para alterar esses hábitos Otávia. Continue seus estudos e verá como. Abraços.

  • Cesar

    Eliminar o consumo sem necessidade e adquirir o habito de guardar um valor mensal

    • Olá @disqus_s4HckNksNZ:disqus. Veja que são coisas “simples”, mas que precisam de algumas técnicas que vou ensinar, para serem incorporadas. Abraços e continue seus estudos.

  • Jeovana E Anderson Vaz

    primeiramente parabéns pela sua entrevista hoje com XILMAR ULISSES MUITO BOA .
    quero eliminar parcelamento de cartoes e prestações de lojas algumas atrasadas para ajudar ainda .
    adquirir separar uma parte do salario para poupar .desde ja obrigado abraços
    ha estava esquecendo deixar de dar a passadinha no supermercado para comprar umas coisinhas ai depois ja sabe né .

    • Olá @jeovanaeandersonvaz:disqus. Obrigado pelo elogio e continue abrindo meus próximos emails. Verá que podemos ajudá-la e muito nessas questões. Abraços.

  • João Paulo

    Olá, Gostaria de eliminar os gastos no cartão de crédito, que utilizo principalmente em supermercados com coisas supérfluas e não gastar mais em lojas, Gostaria muito de ser um investidor.

    • Olá João. Está no lugar certo, quanto a isso. Continue seus estudos e verá como podemos lhe ajudar nesse objetivo. Abraços.

  • Valeria

    Olá, Gostaria de eliminar hábitos de gastos com cartão de crédito e parcelados que nunca acabam, e gostaria de conseguir guardar dinheiro todo mês. Parabéns pelo curso!

    • Olá Valeria. Verá que no meu curso completo sobre Mudança de Hábitos todos esses anseios são ensinados. Forte abraço e continue abrindo meus próximos emails, que vem muita coisa boa por aí.

  • José Carlos de Medeiros

    Olá Prof. Elisson ! Estou aos 52 anos de idade fazendo uma grande mudança para buscar uma qualidade de vida efetiva, para isso pretendo realmente criar o hábito de estipular um planejamento financeiro que deixei de lado nos últimos 20 anos, modelo Zeca Pagodinho, “deixa a vida me levar…”, e buscar novos e seguros investimentos para uma terceira idade com qualidade. Parabéns pelo seu trabalho !!! Abçs. fraternos.

    • Olá @jos_carlos_de_medeiros:disqus. No meu curso “Mudança de Hábitos Financeiros” você não tem noção de quantas pessoas na casa dos 50 já fizeram o curso e saíram satisfeitíssimos, com uma nova perspectiva de vida financeira. Espero que mais adiante, você também seja mais um deles. Forte abraço e continue seus estudos.

  • Juliana Felix

    Olá Prof. Elisson, Faço 26 anos esse mês e até hoje não consegui conquistar nenhum bem material, aos 19 anos eu me mudei pra Goiânia para estudar e fiquei por lá por 5 anos. O problema é que era eu que me sustentava (sozinha – aluguel, supermercado, faculdade, etc) e nunca sobrava nenhum dinheiro pra mim, na maioria das vezes faltava. Terminei a Faculdade e resolvi voltar a morar com minha mãe com o foco de juntar dinheiro, pois mesmo ganhando menos no interior, eu não teria tantas despesas. Vim tão focada em juntar dinheiro que não foi difícil eu adquirir o hábito de poupar. O problema é que sempre surge alguns imprevistos que eu tenho que fazer algumas pequenas retiradas da minha conta e quando eu filtro a planilha de tudo que eu já depositei vs o que eu tenho disponível, vejo que as pequenas retiradas fazem muuuuuita diferença. Bom, essa aula já serviu pra eu identificar um hábito ruim que eu tenho eu já vou tratar de parar de sacar, passo aperto mas não saco mais rsrs. Mas enfim, quero juntar mais e mais, fazer esse dinheiro render. Os juros da poupança me desanimam. Geralmente eu poupo na caderneta e participo de consórcios informais no meu serviço ao mesmo tempo (sempre sou a ultima a ser contemplada para o dinheiro render mais), e já até emprestei dinheiro pra colega de trabalho tbm, só pra ter uma rentabilidade extra. Mas acho isso muito pouco, ou sou eu que ganho pouco demais. 🙁

    • Olá @disqus_jwZtcWQzSS:disqus. São muitas questões bastante profundas para eu conseguir comentar em poucas linhas. Vejo que muitas coisas podem ser refinadas, como o hábitos de traçar objetivos e cumpri-los, definir prioridades, estudar investimentos e por aí vai. Porém, para conseguir RESULTADOS realmente relevantes, é preciso de mais do que poucas linhas de “conselhos”. Se realmente quiser mudar, continue abrindo meus e-mails, assistindo às aulas disponíveis, e depois venha se juntar a um grupo cada vez maior de pessoas dentro do meu curso online. Mas vá com calma, cada coisa no seu tempo. Forte abraço e parabéns pela iniciativa.

  • Christian Fortini

    Boa noite professor tenho 36 anos adquiri um automovel por emprestimo consignado, pago R$833 estou prestes a adquirir um apartamento por financiamento imobiliario,pagarei R$944, não tenho outras dividas maiores, “apenas” alguns emprestimos com o Banco que me levam aproximadamente R$300,00 da minha renda e que terminam em dezembro.

    Enfim, o habito que eu gostaria de abolir são esses emprestimos que adquiro em ocasioes “urgentes”, e gostaria de engatar uma poupancinha que fosse, e um conseguir uma renda extra com, mas como se nunca sobra para fazer o capital de giro? Estou muito preocupado com a iminente possibilidade de amargar o mes com pouquissimo dinheiro no bolso por conta das despesas do apartamento.

    • Olá @christianfortini:disqus. É por isso que é tão importante criar o hábito do PLANEJAMENTO. Isso ajudaria a não estar tão preocupado assim com momentos difíceis, pois eles estariam dentro do planejado. O problema é que, muitas vezes, nos colocamos em situação difícil sem ter um suporte para tal… Temos muito o que lhe ajudar nesse sentido. Basta continuar abrindo nossos próximos emails. Abração e parabéns pela iniciativa.

  • Márcia

    Olá professor, a algum tempo venho pesquisando sobre esse assunto de educação financeira principalmente depois de um problema financeiro sério que enfrentei. O pior de tudo é ter a consciência de que passei por isso por minhas próprias atitudes, mas o melhor é sair dessa com mais sabedoria e com mudanças efetivas de hábitos. Não estou totalmente redimida mas estou no caminho. Inclusive continuo os estudos sobre o assunto. Adquiri o ebook: 5 etapas do planejamento financeiro e tenho me dedicado a colocar em prática suas orientações.

    • Olá Marcia. Grande parte das coisas que colhemos em nossas vidas fomos nós que plantamos. Agora é corrigir o rumo dos hábitos financeiros para colher bons frutos lá na frente. Parabéns pela iniciativa.

  • Marcio

    olá, tenho o péssimo habito de comer besteiras na rua e gostaria de ter o habito de poupar mais dinheiro.

    • Olá Marcio. Continue seus estudos e verá como poderá dominar qualquer hábito, com técnicas muito interessantes. Parabéns pela iniciativa.

  • Suzana

    Consumo por roupas sapatos , gastos exorbitantes por impulso
    Adquirir fazer uma contabilidade mensal

    • Olá Suzana. Continue abrindo nossos próximos e-mails e verá como conseguir tudo o que deseja, em relação aos hábitos. Abração.

  • aurineide frota

    muita vontade de assistir esse vídeo,pois é um assunto que muito me interessa,pois vivo atolada em dívidas,porém o vídeo é só parando,não dá pra assistir,que pena

    • Olá Aurineide. Aqui o vídeo está rodando normalmente. Pedi para mais 4 pessoas avaliarem e TUDO OK. Não seria um problema com sua conexão? Abração.

  • Paulo

    Gostaria de ser mais organizado, com minhas finanças, adquirir hábitos para ter o controle financeiro;

    E gostaria de deixar os meus maus hábitos

    • Então não deixe de abrir meus próximos e-mails @disqus_AWqJbkjyaf:disqus. Temos muito para contribuir com esses seus objetivos. Abração.

  • Suelen Rocha

    qro perder o habito de comprar produtos em promoçao sem necessidade .. qro ganhar o habito de ter uma renda extra .. pensei em vender algo que eu podesse lucrar 10 reais ao dia.. parece pouco mas .. 10 reais x 30 dias = 300 reais ao mes= 300 x 12 meses = 3.600 ao ano.. fora do meu salario ..esse dinheiro ja seria livre pra eu guardar .. pois tenho esse habito de guardar dinheirooo … adorooo um cofre srsrs desses de gesso .. gostaria se possivel de alguma ideia no que vender .. obrigadaaaa

    • Olá @disqus_lnceH0bmUd:disqus. Vejo que está no rumo correto, tentando mudar, e que só falta um impulso para dar um grande salto de qualidade. Tenho CERTEZA que, se continuar abrindo meus e-mails verá que tenho muita coisa boa para lhe mostrar, sobre o mundo dos hábitos. Abração.

  • flavio

    gostaria de ser mais organizado com as minhas finanças gostaria de perder de comprar por impulso sem a necessidade de ter aquilo.
    gostaria de aprender a econimazar dinheiro para uma emergencia

    • Olá @disqus_LNerl6Oavn:disqus. Seus anseios são exatamente o que ensino há anos. Continue abrindo meus e-mails e verá como poderei lhe ajudar a conquistar esses objetivos.

  • Rachel Alves de Aguiar

    parar de comer porcaria na rua, doces esse é um hábito que eu queria eliminar

    Gostaria de poupar dinheiro no inicio do mês.

    • Vamos ver todos esses pontos ao longo dos próximos dias. Basta continuar abrindo meus próximos e-mails, hein @rachelalvesdeaguiar:disqus? Abração.

  • Mauricio Idalgo

    Gostaria de adiquirir o hábito de estudar mais sobre finanças, ser persistente e firme na tarefa de poupar para tomar decisões acertadas que permitam realizar objetivos mais rapidamente. E deixar de pensar que não dá mais tempo pra fazer isso.

    • Olá @mauricioidalgo:disqus. Certamente SEMPRE vai ser tempo para mudanças, que nos façam crescer enquanto ser humano. Estamos aqui para dar essas ferramentas. Portanto, não deixe de conferir os próximos e-mails que irei lhe enviar. Abração e parabéns pela iniciativa.

  • Daniela Beatriz Thomaz Santos

    Boa noite, professor Elisson!
    Em primeiro lugar quero agradecer pela oportunidade deste curso, pois tenho certeza que irei aprender muito com todas estas experiencias.
    Já sobre o hábito que quero eliminar é as compras desnecessárias e os parcelamentos que eu faço no cartão de credito.Isso me prejudica muito, pois quando me deparo com a situação não me sobra dinheiro nenhum no final do mês.
    Pretendo a partir deste curso aprender a economizar 10% do meu salario, a fim de consegui quitar minhas dividas pessoais.

    Desde já agradeço pela compreensão!

    • É isso aí @danielabeatrizthomazsantos:disqus. Estamos aqui para ajudá-la, oferecendo o que há de mais poderoso em termos de técnicas que permitam MUDAR. Abração e obrigado pelas palavras gentis.

  • Jacqueline Rodrigues

    Bom dia !!!professor quero agradecer a oportunidade deste curso gratuito e espero realmente sair renovada na área financeira. Que Deus lhe capacite e conceda muita sabedoria. O meu hábito que preciso eliminar é como me livrar das dívidas de cartões de crédito de empréstimo.como consigar tirar esse mal hábito e pagar tudo.
    Porém estou desempregada então gostaria de aprender a criar o hábito de vender pela internet sem muito investimento.
    Mas neste momento gostaria somente de aprender a ter hábitos saudáveis na vida financeira. Obrigado e aguardo ..abraços .

    • Olá @disqus_lqyGfOtBX7:disqus. Muito obrigado pelas palavras generosas e tenho certeza que irá gostar dos materiais que irei lhe enviar nos próximos dias, por e-mail. Abração.

  • Tiago Martins

    Boa noite professor !! Quero te dar o parabéns pela iniciativa de fazer e disponibilizar esse curso gratuitamente, pois como já vimos nos comentários esse é um problema de muitas pessoas. Espero concluir o curso e dar uma reanimada na minha situação financeira e adquirir esses bons hábitos. Tenho dois maus hábitos que quero perder logo, que são, compras desnecessárias e o famoso café no trabalho e de bom hábito quero controlar muito bem todos os gastos para começar a fazer uma reserva e posteriormente investir esse dinheiro.

    • Estamos aqui para ajudar pessoas @disqus_2mcRNhH1aX:disqus. Certamente, se dedicar parte de seu tempo com os materiais que irei lhe enviar, vai colher bons frutos para você e toda família. Abração.

  • Margarete

    Bom em relação ao exercício proposto, um hábito que quero eliminar, é os gastos desnecessários com prestações longas, e um hábito que preciso adquirir é o de poupar, mas primeiro sair das dívidas.

    • Está no lugar certo Margarete. Não deixe de assistir às próximas aulas.

  • Um hábito que quero eliminar são os gastos desnecessários em supermercado, quero adquirir o hábito de comprar o máximo possível a vista.

    • Olá @disqus_TzDjOOw5Y5:disqus. É isso aí. Teremos muito a aprender daqui pra frente. Um forte abraço.

  • Fernanda Chahin Bali

    parar de gastar com supérfluos e adquirir o habito de parar de comprar todo dia e colocar este dinheiro em aplicação financeira

  • Fabricio Barbosa de Sousa

    Meu mau hábito é querer guardar uma parte do meu pagamento, porem eu fico sempre esperando o mês acabar e acabo gastando e não guardo

  • Fabricio Barbosa de Sousa

    Um bom habito que eu gostaria de adquirir, é justamente começar a guardar dinheiro, pra depois pensar em aplicar em algo… Eu não tenho como aplicar, se eu não tiver o mais importante.

    • É exatamente isso que ensino aos meus alunos, Fabrício. Primeiro aprender a lidar com o dinheiro, para só depois pensar em como investir bem. Abração e continue firme seus estudos.

  • jansen

    Bom dia Prof., o hábito que quero eliminar é o hábito de comprar coisas supérfluas, e o hábito que quero adquirir é o de ganhar dinheiro e conquistar minha independência financeira.

  • Sérgio Barilari

    Gostaria de eliminar o hábito de comprar a prazo no cartão de crédito e adquirir o hábito de juntar o dinheiro para comprar à vista.

    • É isso aí @srgiobarilari:disqus. Nos próximos dias vou lhe enviar por email COMO conseguir mudar esses hábitos. Um forte abraço.

  • Leila Celeste Gonçalves

    Boa noite professor..foi um prazer conhece-lo até porque também sou professora, só que do ensino fundamental…confesso que entrei neste desafio dos seis meses meio desconfiada porque as pessoas por melhores que parecem sempre querem algo em troca por sua ajuda…não que eu esteja cercada por pessoas assim, bem ao contrário tenho até alguns amigos maravilhosos mas quando se trata de internet fico sempre com o pé atras, mesmo assim me cadastrei e assisti o seu vídeo e gostei muito pois achei claro e objetivo então continuarei em frente. O hábito que gostaria de eliminar é o de comprar a prazo e adquirir o hábito de comprar tudo, realmente tudo á vista…já fiz algumas tentativas mas realmente ainda não consegui essa façanha.

    • Será uma experiência e tanto os próximos dias. Estaremos juntos para mudar seus hábitos financeiros, @leilacelestegonalves:disqus. Parabéns pela iniciativa.

  • Neuza

    Boa noite professor, estou mto feliz de encontrar esse minicurso, eu quero eliminaro habito de comprar roupas por impulso, gostaria de juntar dinheiro, e como investi. Abraços.

    • Olá @disqus_4VbDFE2a85:disqus. Está no lugar certo para adquirir esses hábitos. Estaremos juntos nessa caminhada. Não esqueça de abrir meus próximos e-mails.

  • EDNA MIONI

    Gostaria de eliminar o hábito de comprar a prazo no cartão de crédito e adquirir o hábito de juntar o dinheiro para comprar à vista.

  • Walter Aquino da Silva

    Bom dia. Não recebi o e-mail de confirmação. Como devo proceder ?

    • Olá @walteraquinodasilva:disqus. Veja se o email de confirmação não foi enviado para sua caixa de SPAM. Qualquer problema, adiciono seu email manualmente. Aí me avise por email: eapandra@uol.com.br Abração.

  • Walter Aquino da Silva

    Hábito para adquirir: Leitura e Investimentos
    Hábito para eliminar: Achar que não vou conseguir

    • É isso aí @walteraquinodasilva:disqus. Agora é continuar com seus estudos que vem muita coisa boa por aí.

  • Nathália

    Eliminar a compulsão por compras.
    Adquirir o hábito de saber gastar.

    • Você verá isso e muito mais nos próximos e-mails que vou lhe enviar, Nathália. Parabéns pela iniciativa.

  • Sonia Vitoria Ramalho

    Reduzir minhas despesas com supermercados
    Gostaria de utilizar uma planilha de meus gastos diários

    • Olá @soniavitoriaramalho:disqus. Estamos aqui para ajudá-la nesses objetivos. Continue seus estudos.

  • Liliane CERQUEIRA SOUZA DA SIL

    Boa tarde já se sentiu frustrado e você olha pra todos os lados como pedindo ajuda e parece que nunca vai ter fim .Bem eu estou com uma enorme dívida e não consigo sair dessa, uma após à outra e parece que isso nunca vai terminar. Sinto até vontade de morrer.

  • Thiago Moraes Vilela

    gostaria de eliminar o hábito de usar cheque especial e cartão de crédito.
    estou a procura de uma planilha de controle de finanças pessoais, sem muitos detalhes mas consistente.
    gostaria também criar o hábito de separar uma porcentagem de todo meu rendimento mensal, e investir em um bom plano de aposentadoria.

    • Está no lugar certo @thiagomoraesvilela:disqus. Tenho MUITA coisa publicada nesse sentido. Confirme sua inscrição no curso através do email que lhe enviei, e verá quanta coisa boa vem por aí. Abraços.

  • Luciara Carregosa Reis

    gostaria de eliminar a compulsão em usar o dinheiro que guardo. Não consigo reter em dinheiro,não tenho controle sobre minhas finanças,gasto tudo sem controle .Gostaria de adquirir o hábito de controlar minhas finanças.

    • Está no lugar certo @luciaracarregosareis:disqus. Você já aceitou o cadastro lá no email que lhe enviei? Um forte abraço e bons estudos.

  • Valderlucio Martins Neves

    Sempre quando estou bem financeiramente faço algo pra voltar a ter dívidas ou a gastar o dinheiro que guardei e volto para o zero. Por exemplo: quando estou bem financeiramente, sempre aparece alguém, ou família, ou amigo, pra pedir emprestado, pra pedir ajuda e eu acabo caindo nesse conto e empresto, na maioria das vezes faço é dar o meu dinheiro e aí vai embora minhas economias. Quero eliminar esse hábito de estar sempre recomeçando. Talvez eu tenha que aprender a dizer não para essas pessoas, que são aproveitadoras.
    Quero adquirir o hábito de separar minha renda de acordo com as prioridades. Por exemplo: 50% para despesas, 10% para investir, 10% para diversão, e assim vai. É isso Elisson.

    Grato, até mais.

    • Olá @valderluciomartinsneves:disqus. É exatamente isso que ensino nos meus cursos e palestras. Você já confirmou o seu cadastro para receber meus próximos e-mails? Faça isso e verá quanta coisa boa tenho para lhe oferecer. Abração.

  • Binho Brown

    Tenho mal hábito, quando tô com um dinheirinho sobrando não tenho controle gasto tudo rapinho por exemplo; levo a família para comer pizza tomo umas cervejinhas e etc…

  • Binho Brown

    Gostaria de aprender administrar o meu dinheiro 💲

  • Binho Brown

    quando tenho, que ultimamente não ta sobrando nada só pagando dividas kkk

    • Olá @binhobrown:disqus. Você vai ver que temos muita coisa para lhe ajudar nessa reestruturação financeira. Continue firme nas aulas e parabéns pela iniciativa. Abração.

  • Thais

    Gostaria de eliminar o hábito de ir sempre pela emoção, e não saber dizer não aos outros, e também o hábito de comprar tudo parcelado, não tenho paciência de esperar e economizar para adquirir. Um hábito que quero adquirir é agir com a razão, e comprar a vista, poupar dinhero.

    • Olá Thais. Temos todo um método consolidado que lida exatamente com esses seus desejos. Não deixe de confirmar seu cadastro e ler meus próximos emials. Forte abraço e parabéns.

  • Jose Carlos

    Em participar do curso e ter acesso as suas matérias já é de grande valia, pois só ira me acrescentar orientação profissional ao que ja venho o tentando fazer no me dia a dia tanto para uso pessoal como na atividade profissioanal

    • Olá @disqus_eKREE4CEp3:disqus. Fico feliz que esteja gostando desse curso. Confirme seu cadastro no email que lhe enviamos e confira outras novidades incríveis. Abração.

  • Fabiana Lima

    Olá boa tarde! Um dos hábitos que gostaria de eliminar é o de comprar roupas e ir sempre ao supermercado comprar uma coisinha. Fazendo a reflexão percebi que com estes hábitos acabo gastando meu dinheiro do mês e tenho que “complementar” durante o restante do mes no cartão aí vira um circulo vicioso, mesmo pagando integralmente todos os meses o cartão de credito. E um habito que gostaria de incorporar é o de poupar pra não ficar no vermelho. Saber que tem uma grana com que posso contar.

    • Olá @disqus_3NrmrVLfxP:disqus. Veja se realmente confirmou o cadastro nesse curso, pois é exatamente sobre esse tipo de problema que tenho ajudado centenas de pessoas por esse Brasil a fora. Estamos juntos nessa. Abraços.

  • amanda teixeira

    Boa Noite… Me chamo Amanda, e o meu mal hábito é gastar dinheiro demais… Eu consigo guardar, mas poderia guardar mais. Gosto de fazer compras para a casa e pessoais, mas não tenho o hábito de pesquisar. Não tenho muita paciência para isso. O que eu poderia estar exercitando nesse caso?

    • Continue abrindo meus próximos emails – para isso precisará ter confirmado a inscrição num email que te mandei no ato da sua inscrição nesse curso gratuito – e verá como poderei ajudar-lhe de forma mais específica. Abraços.

  • Chely Leal

    Boa noite…Gostaria de eliminar o hábito de gastar demais…enquanto tenho dinheiro,estou gastando e muitas vezes com coisas que nem preciso,e gostaria de incorporar o hábito de pagar todas as contas e economizar o que sobrar…

    • Olá @chelyleal:disqus. Então está no lugar certo. Continue abrindo meus próximos e-mails. Vem muita coisa boa por aí. Abraços.

  • Fábio Ramalho

    Boa noite Professor,
    Gostaria de eliminar o hábito de gastar no momento (diariamente), pois não percebo muito bem e quando vou pra ponta do lápis (Geralmente no final do mês) tomo o susto.
    Gostaria de adquirir o hábito de ter mais disciplina para acompanhar o fluxo, controlar os gastos e investir mensalmente.

    • Parabéns pela iniciativa @disqus_nuH6C6myY0:disqus. Continue abrindo nossos emails que verá muita coisa que poderá lhe ser útil. Abração.

  • Elizabeth Bentes

    Boa tarde, Professor , gostei da 1ª aula e do site, achei procurando no Google sobre cálculo da TR, e respondendo as questões eu gostaria de adquirir o hábito de ter uma planilha de gastos, já tentei várias, tenho até uma do programa da Globo News – Conta Corrente que assisto, mas só coloco os valores não tenho a disciplina de verificar se gastei muito ou não, e
    eliminar um hábito seria o que li de todos, quando sobra um dinheiro no final do mês, eu faço compras, até penso em guardar, mas muitas das vezes o valor é tão ínfimo que acho que não compensa economizar.Obrigada, abraços.

  • Antônio Celso

    Boa tarde, Prof Elisson! Agradeço pelas video-aulas e pelo incentivo dado. Um hábito que preciso adquirir é traçar objetivos e metas (não tenho dificuldade em poupar – o problema é manter o dinheiro investido e aumentar a massa crítica, para que possa ter um bom rendimento). Um abraço!

    • Olá @antniocelso:disqus. Estou preparando um curso sobre INVESTIMENTOS para janeiro de 2016. Se interessar, entre em contato. Abração.

  • Jean Carlos

    Primeiramente gostaria de lhe agradecer Professor Elisson
    por compartilhar conosco seu conhecimento de maneira gratuita, gostei muito do
    vídeo, antes de assisti-lo já tinha adquirido o livro do senhor, “Conhecimento
    técnico e controle emocional para atingir seus objetivos”. Livro que
    recomendo a todo amigo que está iniciando na jornada da independência
    financeira, livro sucinto e objetivo que vai direto ao âmago da questão, recomendadíssimo.
    Em relação aos hábitos que gostaria de eliminar, posso dizer que pelo menos
    hoje, não tenho mais nenhum hábito que sabota minha vida financeira pois venho
    a mais de 2 anos me policiando e estudando sobre estes assuntos, em relação a
    adquirir algum hábito que venha a me ajudar … talvez estudar um pouco mais
    não só sobre investimentos mas também sobre empreendedorismo para abrir meu
    próprio negócio.

    • Olá @disqus_Cp4KAz7asG:disqus. Então fique atento, pois em janeiro agora estarei abrindo um curso de investimento online. Provavelmente é exatamente o estudo que está pensando… Abraços.

  • Monique Faure

    Obrigada Prof. Pela oportunidade de exercitar este setor de nossa vida cotidiana que são nossos hábitos financeiros.
    Um hábito que eu certamente gostaria de abandonar é o hábito de ocupar o periodo de trabalho com horas e esforços manuais em excesso fazendo sobrar pouco tempo para calcular se o esforço tem lucratividade real e cobrar por ele pois sobra pouco tempo para fechar cobranças.
    Um hábito que gostaria de adquirir é o hábito de acompanhar e gerir os investimentos, mesmo pequenos, com periodicidade regular e efetiva.

    • Olá @moniquefaure:disqus. Parabéns pra você por essa iniciativa. Estamos juntos nessa…

  • Augusto Cezar Filho

    Prof. Elisson, parabéns pela iniciativa e pelo brilhante trabalho!
    Hábitos que gostaria de eliminar: Compras supérfluas, perca de tempo com coisas inúteis
    Hábitos que gostaria de adquirir: reservar uma parcela do meu salário para investimentos, obter maiores conhecimentos sobre investimentos no mercado financeiro, administrar minha remuneração com maior cuidado, aumentar minha produtividade, conseguir aumentar minha renda mensal.

    • Parabéns pela iniciativa @augustocezarfilho:disqus . Continue abrindo nossos emails que verá muita coisa que poderá lhe ser útil. Abração.

  • Cássio Pedro

    Uma excelente iniciativa, Prof. Elisson, neste momento de crise todos deveriam aprender a economizar. HÁBITOS ELIMINAR: Estar comprando celular novo sem necessidade, Brinquedos para os meus filhos fora de datas importantes festivas.
    HÁBITOS HÁ ADQUIRIR: Melhor gerir o meu salário; E fazer melhores aplicações.

    • É isso aí @cssiopedro:disqus. Sou eu quem agradeço seu comentário por aqui e espero que goste de todo o material.

  • Joao C de Oliveira

    Definitivamente eu preciso desenvolver o hábito importante de reservar uma parte mais significativa dos ganhos, quaisquer que sejam, para poupança e investimento. Quanto aos hábitos a eliminar venho trabalhando já há algum tempo, sobretudo, na minimização da compra por impulso.

    • É exatamente sobre isso que esse curso trata @joaocdeoliveira:disqus. Verá que temos muitas técnicas para desenvolver tal competência… Forte abraço.

  • Caroline

    Hábitos a eliminar: gasto muito dinheiro comendo besteira, muitas vezes por impulso, e
    perco dinheiro duas vezes, com as guloseimas que em sua maioria são caras e que
    quando eu as consumo ignoro totalmente seu custo, pensando unicamente no sabor,
    e com os alimentos saudáveis que eu compro na intenção de ter uma alimentação
    mais saudável e até mesmo econômica e que acabem estragando por eu não
    consumi-los.

    Hábitos a adquirir: Estabelecer metas para aumentar gradativamente a quantia que poupo.
    Eu faço um planejamento mensal antes de iniciar o mês, verifico a minha receita
    e minhas despesas. No entanto, só depois de relacionar os gastos, eu encontro o
    valor a ser poupado no mês. Ou seja, eu poupo o que sobra. Embora os meus
    gastos variáveis, com exceção da alimentação, não sejam altos, o fato de eu não
    ter uma meta pré-determinada para poupar não me estimula a buscar novas formas
    de economizar durante o mês. Se eu tiver uma meta (realista, é claro) vou me
    esforçar para atingir aquela quantia. Sempre há torneiras pingando dinheiro, é
    preciso verificar se elas estão bem apertadas. O bom da meta é que aguça a
    criatividade, você coloca a cabeça para pensar em diferentes formas em que é
    possível economizar.

    • Muito boa sua reflexão Caroline. Agora é continuar seus estudos para melhorar cada vez mais seus hábitos financeiros. Abraços.

  • Jhanyne

    Possuo o mal habito de gastar qualquer economia do dia ou do mês para coisas momentâneas despensaveis e no embalo da coisa, acabo desviando dinheiro destinado a coisas importantes para besteiras, como guloseimas e saídas repentinas.
    Pretendo adquirir o controle das minhas financias, bater metas de utilizar apenas 50% do meu ganho e investir esse dinheiro em coisas importantes…

    • Começamos muito bem Jhanyne. Agora é continuar os estudos. Abração.

  • Andre Luiz Azevedo

    Sou profissional autônomo e pago tudo com atraso, gostaria de eliminar esse habito, mas quando entra dinheiro em caixa priorizo outras coisas. Gostaria de adquirir o habito de uma rotina mais eficiente. Sempre deixo tudo para ultima hora e muitas vezes chego atrasado nos compromissos, sociais e profissionais.

    • Nosso curso sobre hábitos financeiros é PRIMOROSO nessa questão @andreluizazevedo:disqus. Continue seus estudos para compreender tudo com muito detalhe. Abraços.

  • Mariana

    Gostaria de eliminar o hábito da compra por impulso e adquiriro hábito de guardar dinheiro e fazer o controle diário de minas finanças

    • É exatamente isso que ensinamos Mariana. Continue seus estudos. Abraços.

  • Mariana

    Os hábitos que pretendo adotar: guardar dinheiro e anotar fatos.
    Hábitos que não quero: comprar por impulso e parcelar compras

    • É isso aí @disqus_4MWQrhJ2He:disqus. Agora é continuar os estudos para ver como podemos lhe ajudar nisso. Abraços.

  • Wagner Andretti

    Os hábitos que pretendo adotar: guardar dinheiro, saber investir com segurança e estudar cotidianamente educação financeira/bons investimentos
    Hábitos que não quero: usar cartão de crédito e gastos sem necessidade

    • Estamos aqui para ajudá-lo @wagnerandretti:disqus. Temos um extenso material que permitirá com que você possa transformar para melhor sua vida financeira. Forte abraço e continue seus estudos.

  • Marco Aurelio Xavier

    adotar habitos: orçamento, investir com segurança.
    Eliminar: gastos do cartão de crédito.

    • É isso aí @marco_aurelio_xavier:disqus. Continue assistindo aos vídeos e verá que vem muito mais por aí. Abraços.

  • Karina

    Hábito que desejo eliminar: uso de cartão de crédito e empréstimos bancários.
    Hábito que desejo adquirir: comprar à vista, planejar e poupar antes de comprar.
    Avalio que tanto o que desejo eliminar, quanto adquirir esteja relacionado ao meu hábito de inverter o que é desejo em necessidade, agindo sempre de forma emocional no consumo, não permitindo-me análise e planejamento para aquisições. Não há para mim distinção em minhas despesas do que é necessidade e desejo, tornando-a inviável para tudo, enfim, relaciono-me de forma infantilizada em meus hábitos financeiros.

    • Está no lugar certo para lidar com isso de maneira mais eficaz. Temos muito o que lhe ajudar. Abração.

  • Hugo Guimarães Alves

    Desejo elimanar o hábito de compra coisas superfulas.
    Quero adquirir o hábito de poupar mais dinheiro e também diversificar investimentos

    • Agora é continuar seus estudos pois temos muito no que lhe ajudar, com relação a esses objetivos. Abração @hugoguimaresalves:disqus

  • Melissa Mandaloufas

    Eliminar o descontrole em relação a gestão do caixa da minha escola e pessoal
    Adquirir o hábito de controlas as finanças

    • Então está no lugar certo @melissamandaloufas:disqus. Continue firme nos estudos.

  • Zaira

    Gostaria de eliminar os meus habitos de sempre fazer emprestimos e assim comprometer sempre o meu salario. E quero adquirir o habito de guaradr todo mes um pouco do meu salario , coisa que nunca da e nao consigo tirar nada e assim nunca consigo adquirir nada do que sonho em ter.Preciso investir no meu sonho.! Fico sem nada nos primeiros dias do mes. E muito triste, pois nem tenho prazer em ir ao banco, pois meu salario esta todo comprometido em emprestimos!!!

    • Olá @disqus_0FS8hfTHor:disqus. Já tivemos muitos casos como o seu nos nossos cursos e, aqueles que persistiram em ter uma nova visão sobre as próprias finanças, mudaram seus hábitos e hoje vivem muito melhor. Espero que não desista desse sonho. Abração.

  • DESIREE

    Extipar o consumo exacerbado de compras.
    Quero adquirir o hábito de poupar, planejar e investir

    • Está no lugar certo @disqus_5mLV5hGHdY:disqus. Temos muito o que aprender, juntos. Forte abraço.

  • Janaina Avelar

    Eu desejo eliminar o hábito de comprometer minha renda com compras parceladas e também eliminar as compras supérfluas.

    Eu desejo criar o hábito de fazer minha renda mensal durar o mês todo e conseguir criar uma reserva de emergência, aprender a discernir com sabedoria o que é necessidade e o que é desejo, o que pode esperar e o que é urgente.

    • O primeiro passo já foi dado. Agora é ter disciplina para continuar. Abraços @janainaavelar:disqus

  • Reberth Alves

    Minha meta inicial é deixar de sempre pegar dinheiro da reserva que faço no inicio do mês, para complementar os gastos mal planejados.

    • Por isso é tão importante o controle do fluxo de caixa. Esse é um dos hábitos mais importantes. Parabéns por chegar até aqui @reberthalves:disqus. Agora é prosseguir…

  • Landerson

    Queria deixar o habito do endividamento desenfreado, falta de controle e queria adquirir o habito do controle da divida, ser um polpador investidor

    • Então continue estudando e, com nosso auxílio, certamente seu desejo irá virar realidade. Abração.

  • Rosimara Rosa da Rosa

    Preciso eliminar o hábito de gastar mais do que ganho e adquirir o hábito de controlar meus gastos e fazer uma reserva.

    • Está no lugar certo então Rosimaria. Seja bem vinda ao nosso grupo. Abraços.

  • Ana Cristina

    Caro Professor; posso eliminar o gasto de comprar o supérfulo, tentar viver com o que tenho sem o desejo de mais e mais e posso deixar de lado clube de recreação que uso somente no verão.

    • Olá Ana. A eliminação de alguns hábitos só faz SENTIDO quando sabemos de nossas PRIORIDADES. Por isso é tão importante continuar fazendo as aulas desse curso. Abração.

  • Marilu Ramos da Rocha

    Gostaria de eliminar o uso e cartões de credito, pagar somente com dinheiro. e adquirir o hábito de saber usar melhor meu dinheiro

    saber realmente economizar.

    • Está no lugar certo Marilu. Continue assistindo aos vídeos e entrando, verdadeiramente, no rumo da mudança de hábitos. Abraços.

  • Marcus

    Desejo eliminar os hábitos de gastos impulsivos com itens supérfluos e evitar o uso do cheque especial devido ao excessivo gasto durante o mês.
    Gostaria de adquirir o hábito de poupar parte do meu dinheiro para servir de reserva para emergências e também investir em algo que dê um retorno significativo para que eu possa realizar meus desejos a médio e longo prazo.

    • Todos esses seus desejos é o que ensinamos aqui nesse curso. Parabéns pela iniciativa Marcus.

  • Sandra

    Quero diminuir as idas ao supermercado, pois sempre compro muito mais do que preciso e começar a juntar dinheiro para realizar meus sonhos e ter uma reserva.

    • Agora estamos juntos e faremos do seu desejo uma realidade. Abraços Sandra.

  • jose maria camargo

    Eu utilizava planilha para controlar as minhas despesas e receitas para
    uma necessidade muito básica e simples, mas precisava de algo que
    automatizasse alguns lançamentos e o Grana foi o mais simples e objetivo
    que encontrei.

    Recomendo:

    http://ziggi.uol.com.br/downloads/grana-5-2

  • Wellington Marques

    Gostaria de ter mais na ponta do lápis o controle dos meus gastos mensais, tenho dificuldades em lançar na planilha lançamentos feito num mês e o pagamento em outro, tenho uma pequena empresa e preciso aprender a fazer uma reserva financeira para a PJ também.

    • Continue a assistir nossas aulas e verá que muitas pessoas, na mesma situação que você, conseguiram grandes avanços aplicando o que ensinamos. Siga firme @disqus_JG6dnVS37P:disqus

  • Camila Rodrigues

    Quero eliminar dois hábitos: Usar cartões de crédito em comprar parceladas, Comprar por impulso. Dois que quero incorporar: Economizar e investir.

Hábitos Financeiros
Desenvolvimento e Hospedagem
eCliente Informática